Depois de mais de meio século fabricando
exclusivamente pneus radiais, a Pirelli recomeçou a fazer os pneus convencionais
para os amantes de automóveis clássicos querendo pneus com uma aparência
original, mas ainda assim capaz de oferecer algumas vantagens do mundo moderno.
Encorajada por fabricantes como a Ferrari e seu renomado
departamento Classiche, a Pirelli criou um novo pneu para a família Collezione,
lançado no salão de carros e motos clássicas de Padova, na Itália. Como
resultado, um nome histórico renasce: Stella Bianca, que foi a banda de rodagem
fabricada por mais tempo na Pirelli e o primeiro pneu moderno na história da
empresa italiana, introduzido em 1927.
Em 1927, foi feita a primeira ligação telefônica
transatlântica entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, enquanto a primeira
transmissão de esportes de rádio foi feita na Itália. Foi uma corrida de
cavalos no Hipódromo de San Siro. A poucos quilômetros de distância, os
engenheiros da Pirelli deram vida a um pneu novo: o Stella Bianca. O projeto
permaneceu como parte da gama por
décadas, até o início de 1950, quando abriu o
caminho para o Pirelli Stelvio. Antes de ser aposentado, o Stella Bianca
apreciou um último momento de glória ao ganhar o Grande Prêmio da Itália, em
Monza, com Alberto Ascari, ao volante de um Ferrari 500.
Hoje, o Pirelli Stella Bianca retorna ao mercado:
visualmente idêntico ao que era, mas com a tecnologia mais moderna no seu
interior. Os compostos usados refletem o melhor da tecnologia Pirelli para
garantir eficiência e segurança, mesmo em condições molhadas e respeito ao meio
ambiente. A construção, no entanto, remonta ao passado: depois de mais de meio
século, a Pirelli voltou a fazer um pneu convencional ao invés de radial. Esta
escolha foi feita para garantir a originalidade dinâmica dos veículos para os
quais o mais recente pneu Stella Bianca foi recriado. Esta decisão, no entanto,
lançou um desafio particular para a fábrica de Izmit, na Turquia, onde os pneus
Pirelli de esporte a motor e Collezione são feitos, já que,
efetivamente, tiveram que reaprender as técnicas do passado.
O desenho da banda de rodagem do novo Pirelli Stella
Bianca é idêntico ao do original, tendo sido recriado com a ajuda do arquivo da
Pirelli Fondazione, que guarda documentos históricos da empresa. As marcações
da lateral, bem como o logotipo da Pirelli do tempo, também são recriadas
perfeitamente, com a
equipe de desenvolvimento tendo examinado os arquivos da
Fondazione intimamente. O tamanho escolhido para o Pirelli Collezione Stella
Bianca é o mais comum para carros esportivos clássicos – 6.00-16 – enquanto a
banda de rodagem ecoa a usada na versão Corsa original, que ofereceu
características específicas para garantir a melhor aderência e resistência ao
stress, que o também fez apropriado para uso em competições.
Os mesmos pneus Stella Bianca eram usados nos níveis mais
altos do esporte a motor, onde informação importante foi recolhida para
melhorar os pneus feitos para veículos de rua. O primeiro pneu de Pirelli da
idade moderna, com o padrão de banda de rodagem utilizado pelo período mais
longo na história da empresa, mostrou-se igual em carros para uso diário,
esportivos ou mesmo vãs. Agora está de volta para equipar os carros clássicos
mais desejáveis do mundo.
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