A busca pela velocidade e pela excelência é uma grande
paixão dos motociclistas. E foi em busca de ambos que a Royal Enfield competiu na Bonneville
Salt Flats, em Salt Flats, nos EUA, e alcançou a velocidade recorde de 252,752
km/h com uma máquina projetada especificamente para o evento. A motocicleta
Bonneville Racer foi desenvolvida em colaboração com a S&S Cycle e a Harris
Performance e mostra todo o potencial dos novos motores de 650cc de dois
cilindros da Royal Enfield, reforçando a reputação e o potencial de
customização dos modelos da marca.
A Bonneville Racer foi uma das iniciativas mais
inovadoras de customização promovidas pela Royal Enfield. O projeto do motor
para o foi desenhado pela americana S&S Cycle, que tem experiência em
ajustar motores e colocá-los em testes em Salt Flats. A britânica Harris
Performance contribuiu com sua experiência em design de chassis. A empresa já
havia produzido chassis para modelos de Gran Prix e Superbike, pilotados por
alguns dos melhores pilotos do mundo, e este foi o primeiro produzido para
testes de velocidade do gênero. As equipes seguiram as exigências do time de
design da Royal Enfield, começaram a trabalhar e, alguns meses depois, a
Bonneville Racer estava pronta para ser testada no sal.
O feito memorável foi alcançado por Cayla Rivas, uma
jovem de 18 anos com características de pilotagem extremamente dinâmicas e
confiantes – e foi a soma dessas características com a competência da equipe de
engenharia e design da marca que levaram a essa conquista. A Bonneville Racer
passou por 22 testes antes de atingir a velocidade recorde de 212,4 km/h sem
óxido nitroso. A capacidade do motor, contudo, levou a equipe a tentar ainda
mais velocidade. Mudanças no sistema de transmissão, ajuste de distância entre
eixos e outras pequenas
mudanças trouxeram a velocidade máxima final de mais de
255.8 km/h, com uma velocidade média recorde de 252,752 km/h – recorde ainda
com confirmação pendente por parte da Federação Internacional de Motociclismo
(FIM).
A Bonneville Racer é um marco para a Royal Enfield e
demonstra na prática as capacidades do novo motor. É uma prova de que a
plataforma tem uma base extremamente flexível e que a marca conta com uma
excelente equipe, cuja paixão, experiência e disposição torna quaisquer
desafios possíveis de serem superados.
Modificações do motor:
- Kit de pistões para alta compressão S&S
- Kit de cilindros especiais S&S
- Bielas Forjadas S&S
- Corpo de borboleta especial S&S
- Comando de Válvulas S&S
- Módulo eletrônico e fiação S&S
- Kit de Transmissão S&S
- Injetor de alto fluxo S&S
- Bronzinas de alta resistência S&S
- Aumento da taxa de compressão com retrabalho no cabeçote S&S
- Kit de cilindros especiais S&S
- Bielas Forjadas S&S
- Corpo de borboleta especial S&S
- Comando de Válvulas S&S
- Módulo eletrônico e fiação S&S
- Kit de Transmissão S&S
- Injetor de alto fluxo S&S
- Bronzinas de alta resistência S&S
- Aumento da taxa de compressão com retrabalho no cabeçote S&S
- Tensionador da corrente de comando manual S&S
- Power Shifter- Translogic
- Embreagem de alta performance
- Óxido Nitroso – Nitrous Express
Cayla Rivas cresceu
em meio a motocicletas de corridas de arrancada e outros eventos de velocidade
assistindo seu pai, Chris Rivas. Foi assim que desenvolveu sua paixão por
motociclismo ao longo da vida.
Ela começou uma carreira de corridas em 2012,
aos 12 anos, no Bonneville Salt Flats, em Utah, nos EUA. Em sua primeira
tentativa, Cayla pilotou um V-Twin de 250cc preparado sob medida por seu pai e
estabeleceu o recorde de 99,7 km/h na categoria. Atualmente, Cayla possui 12
recordes de velocidade em Bonneville e em El Mirage Dry Lake, com uma
velocidade máxima de mais de 225,3 km/h.
Com a Bonneville Racer, ela terá será
seu 13º recorde e uma nova velocidade máxima, caso a confirmação pendente seja
outorgada pela FIM.
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