Na Daimler Buses, unidade de negócios do Grupo Daimler, a
produção do ônibus elétrico eCitaro da Mercedes-Benz está a todo o
vapor na fábrica de Mannheim, na Alemanha. Por várias semanas, os primeiros
desses veículos elétricos já operam no transporte público de Hamburgo e
Heidelberg e mais unidades devem ser entregues, enquanto começam a chegar as
primeiras encomendas de países europeus.
Na França, Luxemburgo e Polônia, por exemplo, tão logo
cheguem a esses países, os ônibus eCitaro serão integrados às operações de
ônibus locais para demonstrar aos gestores do transporte público suas
qualidades e adequação para o uso diário. Entre as vantagens dos elétricos destacam-se
a redução da emissão de poluentes e o baixo índice de ruídos, proporcionando
melhoria na qualidade do ar e no bem-estar a bordo para os usuários.
É importante ressaltar que não há ainda uma grande
demanda das empresas de transporte público por ônibus elétricos. Isso ocorre
porque a mudança de uma frota de ônibus convencional para uma de acionamento
elétrico e a garantia da infraestrutura necessária podem ser mais complexas do
que o planejado.
A Daimler Buses oferece consultoria às operadoras de transporte
por meio dos serviços eMobility e Omniplus, como por exemplo, orientação
individualizada, serviços e treinamento para as empresas que optam pela
transição para os ônibus elétricos.
O eCitaro da Mercedes-Benz é produzido na mesma
linha de todos os outros ônibus urbanos na fábrica de Mannheim. A diferença
está na tecnologia de propulsão. Os modelos eCitaro que estarão disponíveis
para testes nas cidades europeias são equipados com 10 conjuntos de baterias e
capacidade total de 243 kWh, além de motores elétricos montados próximos aos
cubos das rodas.
A mudança para os sistemas de propulsão elétrica no caso
dos ônibus urbanos é um tópico complexo e requer amplas preparações. Assim,
outra alternativa rápida e de menor investimento para implementação, além de
ecologicamente correta, é o Mercedes-Benz Citaro NGT híbrido com
propulsão a gás natural.
Com o módulo híbrido opcional, o
Citaro NGT híbrido é até 8,5% mais eficiente. Os motores a gás emitem
quase nenhum material particulado e as emissões de NOx também são muito baixas.
Quando usado em conjunto com biogás ou gás natural, o
Citaro NGT híbrido é quase neutro quanto ao CO. E é por essa
tecnologia que os operadores de serviços públicos de Augsburg estão optando com
seus novos ônibus híbridos Citaro NGT.
Em Oldenburg, também na Alemanha, a empresa VWG colocará
em operação os primeiros Citaro NGT híbridos articulados do mundo. A
demanda pela Europa é maior: em Bourges, na região central da França, a empresa
de transporte STU Bourges também optou pelo Citaro NGT híbrido, bem como as
operadoras espanholas EMT Madrid e Aucorsa Cordoba. Em Liubliana, capital da
Eslovênia, as primeiras unidades de uma encomenda de 17 ônibus híbridos
Citaro NGT estão para chegar.
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