Em cerimônia realizada na última quarta-feira (13) na Câmara Municipal de
Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu e apresentou à população seis
biarticulados Scania, que medem 27 metros e têm capacidade para 250
passageiros, os primeiros vendidos pela marca no país. Os veículos fazem parte
da renovação da frota da capital paranaense. O evento também fez parte das
comemorações dos 326 anos da cidade. A Viação Cidade Sorriso, uma das
operadoras do sistema urbano de
Curitiba, foi quem adquiriu o lote histórico
para a marca, após um processo bem sucedido de demonstrações. A frota completa
começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano. A responsável pela
negociação e atendimento ao cliente será a Casa Scania Cotrasa.
O biarticulado Scania está devidamente homologado em
conformidade com as normas da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão
gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense. “A
Urbs é uma das mais exigentes em termos de homologação no Brasil. Estamos orgulhosos
por fazer parte da renovação da frota de Curitiba. Queremos continuar
participando da renovação de frota curitibana”, salienta Munhoz. De acordo com
o diretor, o biarticulado da fabricante sueca é mais competitivo em função de
seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor
ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção.
O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27
metros de comprimento. Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT
(Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à
harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos
modernos e a redução de emissões.
O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem
carroceria Caio, motor de 360cv (o maior da categoria), e desenvolve torque de
1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar
combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e
privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade
entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a
capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que
eleva a produtividade para o operador.
O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da
Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do
motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura
inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor,
quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca
de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O
veículo tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do
mercado).
O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com elevado nível de conforto,
maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a
ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema
eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de
tração e o freio auxiliar Scania Retarder.
A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que
vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), passando pelos articulados até o
biarticulado. Trata-se de um leque completo com serviços adequados a cada
perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário