A Nissan e a NTT DOCOMO, INC. estão fazendo o primeiro
teste de campo da tecnologia Invisible-to-Visible (I2V)
da Nissan em um veículo em movimento por meio do sistema de conectividade para comunicação
móvel de quinta geração da DOCOMO.
Vista pela primeira vez na feira Consumer Electronics Show (CES),
realizada em Las Vegas em janeiro, a tecnologia está sendo testada no
Grandrive, campo de provas da Nissan localizado na cidade de Yokosuka. Associando
o mundo real ao mundo virtual, o sistema I2V é uma tecnologia futura que é
parte da Nissan Intelligent Mobility. O
sistema combina informações recebidas de sensores localizados tanto fora como
dentro do veículo com dados localizados em nuvem, ajudando os motoristas a
"ver o invisível" como, por exemplo, depois de uma curva, atrás de um
prédio ou as condições do trajeto mais adiante.
O sistema I2V também conecta motoristas e passageiros ao
Metaverso, um mundo virtual onde as pessoas podem interagir por meio de
avatares. Família, amigos ou outras pessoas localizadas em um local remoto
podem aparecer dentro do carro como avatares de realidade aumentada em três
dimensões, para servir de companhia ou fornecer assistência.
Durante os testes de campo, as empresas estão utilizando
a conectividade móvel 5G de baixa latência (tempo que o pacote de dados leva
para "viajar" de um ponto a outro), alta capacidade e alta velocidade
da DOCOMO, para transmitir em tempo real dados dos avatares por um sistema sem
fio para o veículo de teste, bem como visões do veículo por meio das câmeras
embarcadas. O veículo de teste é baseado no NV350 Caravan da Nissan.
As empresas avaliarão como é a experiência vivenciada por
meio das interfaces do usuário pelas pessoas que estão dentro do veículo em
relação àquelas representadas por meio de avatares (e vice-versa). Também será
avaliada o uso dos recursos de comunicação interativa do sistema I2V.
A Nissan e a DOCOMO pretendem continuar seus testes de
campo em conjunto e as pesquisas em torno da tecnologia I2V e suas aplicações,
para oferecer novas experiências para o carro conectado no futuro.
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