O 911 Speedster já havia causado sensação ao ser apresentado
como veículo conceito. A Porsche agora está colocando o carro aberto de dois
lugares em produção. O 911 Speedster combina o ideal de um veículo purista e
orientado ao condutor com tecnologia do automobilismo esportivo adaptada ao uso
diário. O 911 R (2016) e o 911 GT3 serviram de base para seu desenvolvimento.
Um motor boxer de quatro litros naturalmente aspirado de alta rotação, com 375
kW (510 cv), proporciona uma emocionante experiência sonora no cockpit. A
transmissão GT de seis velocidades é operada manualmente. Visualmente, o novo
Speedster cria uma ponte de ligação com sua própria história, para o antecessor
de todos os carros esportivos da Porsche, o Roadster "Nº 1", de 1948.
A edição limitada do novo 911 Speedster também descende desse veículo. Em
alusão a esse ano, serão fabricadas exatamente 1.948 unidades do modelo a
partir da metade de 2019, na fábrica da Porsche de Zuffenhausen, na Alemanha.
Como veículo conceito, o 911 Speedster celebrou sua estreia mundial em 2018 na
cerimônia comemorativa do aniversário de "70 Anos dos Carros esportivo da
Porsche", em Zuffenhausen. Houve também outras aparições públicas como no
festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, o Rennsport Reunion VI em Laguna
Seca, na Califórnia, além do Salão do Automóvel de Paris, em outubro. Numerosos
elementos do Speedster que caracterizam o veículo conceito podem ser
encontrados agora, com o mesmo design ou similar, no modelo de produção em
série.
Ocupando o centro das atenções está a tampa do compartimento da capota
conversível, esteticamente moldada com uma configuração aerodinâmica composta
por duas bolhas - um elemento essencial desse tipo de carro esportivo desde o
911 Speedster de 1988. Ela é o maior e mais complexo componente usado pela
Porsche até hoje num modelo de estrada feito numa única peça de plástico
reforçado com fibra de carbono. Dois elementos de acabamento na dupla bolha
abrem espaço para o sistema de proteção anticapotagem caso necessário. Ele foi
incluído de série no modelo biposto, da mesma forma que no 911 Carrera
Cabriolet.
Uma estrutura de teto com peso leve substitui a cobertura tonneau (posicionada
ao nível das portas) apresentada no veículo conceito. Apesar de seu design
purista, a capota conversível de tecido é própria para o uso diário. Juntamente
com as molduras das janelas encurtadas, com seus painéis dianteiros rebaixados
e janelas laterais menores, ela é responsável por dar ao 911 seu perfil
atlético. A empolgante linha superior da carroceria já caracterizava designs
históricos, como o do Porsche 356 Speedster de 1954.
O teto conversível não exige esforço para movimentar: o gancho da trava central
na moldura do para-brisa e as duas barbatanas laterais da capota de tecido são
liberadas ao toque de um botão. A grande tampa traseira feita de fibra de
carbono com baixo peso é destravada eletricamente e desliza para trás por uma
curta distância. Após isso, ela é posicionada manualmente e abre espaço para o
teto de tecido, que se dobra em forma de Z por trás dos bancos dianteiros.
Assim que o teto esteja dobrado em sua posição, a cobertura pode ser fechada
sem esforço. O teto é fechado novamente da mesma maneira - apenas as barbatanas
da capota à esquerda e à direita dos elementos aerodinâmicos têm que ser
pressionadas manualmente para dentro de seus suportes, até que se encaixem de
forma perceptível.
O interior é marcado pelos elementos de couro preto nos apoios laterais e
apoios de cabeça dos bancos integrais de fibra de carbono, os descansos de
braços no acabamento das portas e a alavanca de câmbio encurtada. Os painéis
centrais dos bancos são revestidos de couro perfurado, enquanto os painéis leves
das portas com puxadores pretos e redes porta-objetos reduzem o peso total do
carro.
A Porsche também oferece o novo 911 Speedster, opcionalmente, com um pacote
Heritage Design. Desenvolvido pela Porsche Exclusive Manufaktur, essa versão de
equipamento reinterpreta elementos clássicos das décadas de 1950 e 60. Isso
inclui o esquema cromático interno nas cores Preto e Conhaque. Uma pintura
branca em forma de "dardo", na face e para-lamas dianteiros, é
aplicada à pintura básica do veículo, que tem a cor GT Prata Metálico. Adesivos
esportivos redondos para as portas e o capô dianteiro completam o pacote. Os
proprietários podem escolher seus próprios números de corrida, até um máximo de
dois dígitos, como mostram as fotos. Os escudos da Porsche e os logotipos
dourados correspondem aos designs usados em 1954.
O coração do novo Speedster foi adotado do 911 GT3. O motor de seis cilindros
naturalmente aspirado, com quatro litros de cilindrada, é um puro propulsor de
GTs. A potência máxima de 375 kW (510 cv) é alcançada a 8.400 rpm, com a
rotação máxima do motor fixada em 9.000 rpm. O motor disponibiliza um torque
máximo de 470 Nm a 6.250 rpm. O novo 911 Speedster acelera de 0 a 100 km/h em
4,0 segundos e alcança uma velocidade máxima de 310 km/h.
A filosofia GT por trás do novo Speedster também se reflete em seu chassi. Com
seus coxins dinâmicos do motor e eixo traseiro direcional, o chassi é baseado
na tecnologia do 911 GT3 e 911 R. Sistemas de controle como o Porsche Torque
Vectoring (PTV - vetoreamento de torque), Porsche Stability Management (PSM -
gerenciamento de estabilidade) e PASM com acerto esportivo e rebaixamento de 25
milímetros foram adaptados com precisão aos novos requisitos. O biposto com
carroceria aberta conta com rodas de liga forjadas Speedster de 20 polegadas
com travamento central. O equipamento de série inclui freios PCCB (Porsche
Ceramic Composite Brake - freios de composto de cerâmica) com discos de
composto de cerâmica ventilados internamente e perfurados.
Na Alemanha, os preços do novo 911 Speedster começam em 269.274 euros,
incluindo o imposto sobre valor adicionado (VAT) e equipamentos específicos
para o país. Ele já pode ser encomendado. O mercado brasileiro espera receber o
modelo exclusivo no segundo semestre deste ano, preço e pacote de opcionais
estão em definição.
A Porsche Design Timepieces também criou cronógrafos especiais para o novo 911
Speedster, da mesma forma limitados a 1.948 unidades: o "911 Speedster
Heritage Chronograph" e o "911 Speedster Heritage Design
Chronograph" da Porsche Design podem ser encomendados exclusivamente pelos
futuros proprietários de um modelo do novo Speedster de todo o mundo a partir
de maio de 2019. O preço, incluindo o imposto VAT, é de 9.950 euros.
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