Os primeiros lotes de novos ônibus
Volvo entregues para operadores do Transmilenio começaram a rodar em
Bogotá, capital da Colômbia. São 202 articulados e 134 biarticulados de um
total de 700 unidades, o maior negócio de BRT da marca na década, fechado em
novembro do ano passado. “Modernos, seguros e com alta capacidade de
transporte, nossos ônibus vão melhorar ainda
mais o conforto dos passageiros e
a mobilidade urbana de uma das maiores capitais da América Latina”, afirma
Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Ao todo,
Volvo vendeu 402 biarticulados e 298 articulados no
processo de renovação da frota da capital colombiana. “Os chassis estão sendo
produzidos no Brasil e encarroçados pela Superpolo na Colômbia. As entregas
estão sendo feitas em lotes e prosseguem até o próximo ano”, assegura Alexandre
Selski, diretor de
vendas estratégicas da Volvo Buses Latin América.
Os novos
ônibus começam a operar trazendo para a Colômbia mais alta
tecnologia de conectividade da marca. Eles estão preparados para ativação do
Controle Automático de Velocidade Volvo, um avançado sistema que usa a
conectividade para limitar automaticamente a velocidade máxima do
ônibus em
pontos críticos de segurança. “Usando um sistema de geolocalização,
essa
tecnologia pode reduzir a velocidade do veículo próximo a escolas e hospitais e
dentro de terminais de passageiros, por exemplo.
Inspirado
no sistema de vias segregadas e embarque em plataformas em nível de Curitiba,
no Brasil, Bogotá ampliou e melhorou o sistema, contemplando desde o início
corredores maiores, onde os ônibus podem ultrapassar uns aos outros para maior
fluidez. Ao utilizar ônibus articulados e biarticulados de forma planejada e
garantir vias exclusivas, o sistema deu um salto em qualidade no transporte de
passageiros da capital, reduzindo o tempo e melhorando a qualidade do
deslocamento dos habitantes da cidade, retirando centenas de veículos e
micro-ônibus da região central.
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