quinta-feira, 27 de junho de 2019

Começa a operação dos novos ônibus Volvo no Transmilenio, BRT de Bogotá



Os primeiros lotes de novos ônibus Volvo entregues para operadores do Transmilenio começaram a rodar em Bogotá, capital da Colômbia. São 202 articulados e 134 biarticulados de um total de 700 unidades, o maior negócio de BRT da marca na década, fechado em novembro do ano passado. “Modernos, seguros e com alta capacidade de transporte, nossos ônibus vão melhorar ainda
mais o conforto dos passageiros e a mobilidade urbana de uma das maiores capitais da América Latina”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Ao todo, Volvo vendeu 402 biarticulados e 298 articulados no processo de renovação da frota da capital colombiana. “Os chassis estão sendo produzidos no Brasil e encarroçados pela Superpolo na Colômbia. As entregas estão sendo feitas em lotes e prosseguem até o próximo ano”, assegura Alexandre Selski, diretor de
vendas estratégicas da Volvo Buses Latin América.

Os novos ônibus começam a operar trazendo para a Colômbia mais alta tecnologia de conectividade da marca. Eles estão preparados para ativação do Controle Automático de Velocidade Volvo, um avançado sistema que usa a conectividade para limitar automaticamente a velocidade máxima do
ônibus em pontos críticos de segurança. “Usando um sistema de geolocalização,
essa tecnologia pode reduzir a velocidade do veículo próximo a escolas e hospitais e dentro de terminais de passageiros, por exemplo.

Inspirado no sistema de vias segregadas e embarque em plataformas em nível de Curitiba, no Brasil, Bogotá ampliou e melhorou o sistema, contemplando desde o início corredores maiores, onde os ônibus podem ultrapassar uns aos outros para maior fluidez. Ao utilizar ônibus articulados e biarticulados de forma planejada e garantir vias exclusivas, o sistema deu um salto em qualidade no transporte de passageiros da capital, reduzindo o tempo e melhorando a qualidade do deslocamento dos habitantes da cidade, retirando centenas de veículos e micro-ônibus da região central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário