Aproximam-se as provas inéditas internacionais e, a
partir de agora, as atenções dos pilotos e fãs da Sprint Race se voltam para os
dias 30 de junho e 07 de julho, nos Estados Unidos, onde acontecem as próximas
etapas da Sprint Internacional Cup, em Homestead e Sebring, respectivamente.
Por isso, a seguir temos um pouco sobre a história dos circuitos icônicos que a
categoria irá desbravar.
O Homestead-Miami Speedway é
um lindo circuito com coqueiros na região da reta oposta, o que traz um clima
praiano ao autódromo, muros azuis e com um belo pôr do sol. É um autódromo do
tipo tradicional, ou seja, possui curvas idênticas e retas paralelas uma a
outra. Situa-se à sudoeste de Miami, em Homestead, no estado da Flórida. Com
1,5 milhas (2,4 km) de extensão, e inclinações nas curvas variam de 18º a 20º
(da parte interna a parte externa), além de possuir 3º de inclinação nas retas,
tem capacidade para 46 mil espectadores.
Além do circuito oval, o Homestead-Miami Speedway possui
um traçado misto, muito utilizado durante o ano. Este traçado misto possui duas
configurações e ambas utilizam parte do oval (os traçados também são conhecido
como Roval). Em um dos traçados mistos utiliza apenas as duas retas do oval,
possui 2,2 milhas de extensão (3,5 km), sendo que o outro utiliza as retas e as
curvas 3 e 4 do oval, medindo 2,3 milhas de extensão (3,7 km).
O Homestead-Miami Speedway é considerado um oval de
tamanho médio, porém, de alta velocidade. O autódromo começou a ser construído
em agosto de 1993, com os esforços do promotor Ralph Sanchez de revitalizar uma
área devastada pelo Furacão Andrew. A inauguração se deu em novembro de 1995,
com uma prova da então NASCAR Busch Series (atualmente Nationwide). No meio do
ano de 1997 passou por uma reforma que passou de quatro para duas curvas.
Com gestão da empresa ISC (International Speedway
Corporation), atualmente, o circuito sedia grandes eventos do esporte a motor
norte-americano. Nos últimos anos, tem sido o palco da etapa decisiva da NASCAR
em suas três principais divisões, a Monster Energy NASCAR Cup, a NASCAR Xfinity
Seriese a NASCAR Gander Outdoors Truck Series.
O Sebring International Raceway está
entre os circuitos mais amigáveis para fãs do mundo. É a mais antiga instalação
de corridas de carros esportivos da América do Norte. O local era conhecido
como Hendricks Army Airfield, ou seja, uma base aérea da Segunda Guerra Mundial
usada para treinar equipes de combate B-17.originária de uma base de treinamento
B-17 da Segunda Guerra Mundial conhecida como Hendricks Field.
A primeira corrida do circuito foi em 1950, em 1952
recebeu a primeira edição das 12 Horas de Sebring. Desde então, essa corrida de
resistência, considerada uma das corridas mais difíceis que os pilotos podem
enfrentar, acontece todos os anos. no terceiro sábado de março e atrai pilotos
de todo o mundo. Em 1959 recebeu a primeira edição do Grande Prêmio dos Estados
Unidos de Fórmula 1.
A pista tem 3,74 milhas (6,02 km) de distância, uma parte
do circuito ocupa o Aeroporto Regional de Sebring. No Green Park, a lendária
área de camping de Sebring, frequentemente chamada de “Woodstock of Auto
Racing” é sempre uma festa à parte e atrai milhares de fãs de corrida todos os
anos. Uma tradição do circuito é de liberar o acesso de todo público aos boxes
com oportunidade de andar entre carros e pilotos antes da corrida começar.
Outras atrações do autódromo são: Sebring 500, Chumpcar Endurance Series,
Michelin Encore e Pistons and Props.
Tanto o autódromo de Homestead quanto o de Sebring
abrigam provas de Endurance como as realizadas pela FARA – Formula e Automobile
Racing Association.
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