A Ford inicia em agosto a venda da Ranger 2020, com
estilo renovado, refinamentos de engenharia e uma oferta maior de equipamentos,
incluindo tecnologias de assistência ao motorista inéditas na categoria. A
melhor notícia para o consumidor, porém, é que todo esse “upgrade” chega sem
nenhum aumento de preço.
Entre os novos equipamentos da linha estão o sistema de
frenagem autônoma com detecção de pedestres, o reconhecimento de sinais de
trânsito e os faróis baixos de xênon com luzes diurnas de LED. Piloto
automático adaptativo e sistema de permanência em faixa também continuam a ser
itens exclusivos da Ranger.
“A Ford é líder mundial em picapes. Vendeu mais de 1
milhão de unidades em 2018 e há 42 anos é líder de mercado nos Estados Unidos.
É uma marca que traz o DNA de excelência em tecnologia e engenharia em picapes.
A Ranger é legítima herdeira dessa tradição na América do Sul”, diz Lyle
Watters, presidente da Ford América do Sul.
No design, as principais mudanças da Ranger se concentram na frente, incluindo
grade, para-choque, faróis principais e de neblina redesenhados e nova
pintura na roda de 18 polegadas, além do acabamento e materiais na cabine. Na
parte de engenharia, a picape ganhou uma nova suspensão que melhora a
dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto como fora de estrada, entre outros
aprimoramentos. Outra novidade é a tampa da caçamba com assistente de abertura
e fechamento, que reduz de 12 kg para 3 kg o peso equivalente na sua
movimentação.
A Ranger 2020 conta com dois motores diesel da família
Duratorq, o 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv, e o 2.2 de 160 cv, ambos com
alto torque em baixas rotações, de reconhecida força e confiabilidade. Toda a
linha já vem de série com o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de
estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de
descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em
frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e os exclusivos sistema
anticapotamento e controle adaptativo de carga, além de diferencial traseiro
blocante eletrônico.
A linha ganhou uma nova cor, azul Belize, e dispõe de
outras seis opções: vermelho Bari, branco Ártico, prata Geada, vermelho
Toscana, preto Gales e cinza Moscou, sendo esta última a cor de lançamento
global.
Mais por menos
Mesmo com essa grande evolução, todas as versões da
Ranger mantém o mesmo preço praticado na linha 2019. A versão 2.2 XLS agora vem
com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela
de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas e novos
faróis de neblina. Tem ainda sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de
17 polegadas. Ela parte de R$128.250 na versão 4x2 automática, e oferece também
as opções de tração 4x4 com transmissão manual (R$147.520) ou automática
(R$154.610).
A versão XLT 3.2, com tração 4x4 e transmissão
automática, conserva o preço de R$176.420. Além de bancos de couro, ela
acrescenta itens como sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos
pneus, faróis automáticos, estribos plataforma e detalhes cromados.
Já a versão de topo 3.2 Limited passa a vir com faróis
baixos de xênon com luz diurna de LED, farol alto automático, sistema de acesso
sem chave e botão de partida Ford Power, tampa traseira com travamento elétrico
e rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo. Pelo preço inalterado de
R$188.990, ela introduz também sistema autônomo de frenagem com detecção de
pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito e monitoramento individual de
pressão dos pneus, continuando a oferecer ainda itens como piloto automático
adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de personalização da luz
ambiente
com sete cores.
A nova Ranger 2020 é resultado de um projeto global
liderado pela Austrália, unindo a experiência dos times de design e engenharia
da Ford do Brasil, Argentina, África do Sul, Tailândia, Alemanha, Reino Unido e
Estados Unidos. Além da Argentina, ela é produzida na África do Sul, na
Tailândia e nos Estados Unidos, onde voltou ao mercado este ano após um hiato
de oito anos.
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