O trabalho contínuo da IVECO, marca da CNH Industrial, no
desenvolvimento e aprimoramento de veículos comerciais trouxe ao segmento
produtos como a Daily City e o Hi-Road, que se destacam pelo nível elevado de
conforto e baixo custo de operação. Agora, a montadora apresenta os modelos 9 e
11 toneladas da família Tector. “Os lançamentos nos tornam mais competitivos no
segmento dos médios, que representa 20% do mercado de transportes no Brasil, e
completam nosso portfólio. Agora, estamos mais fortes dos leves aos pesados”,
afirma Marco Borba, vice-presidente da IVECO para a América do Sul.
Os novos integrantes da
Família Tector foram projetados para garantir ao caminhoneiro a melhor
experiência a bordo. A cabine, que chama atenção pelo design global, foi
pensada para criar menos arrasto, o que contribui para a redução do consumo de
combustível. As linhas externas melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito
negativo causado pela água em dias de chuva.
Com conforto e amplo espaço
interno, a estrutura é a única do segmento com basculamento hidráulico, o que
representa um aumento da segurança durante as manutenções. Outro aspecto que
facilita a vida do caminhoneiro é o acesso para conferir o nível de óleo e
fluído do radiador, feito pela parte frontal. Destaque para o baixo ruído no
interior da cabine que reforça a sensação de conforto.
A suspensão dos novos modelos
9 e 11 toneladas, também entra na lista de ‘itens de conforto’. No eixo
traseiro, são utilizadas molas parabólicas que garantem segurança,
dirigibilidade e um rodar mais suave, se comparada aos feixes de molas trapezoidais.
Já para a suspensão da cabine, a IVECO proporciona o melhor conceito do
segmento: coxim, mola e amortecedor. O chassi, do tipo escada, proporciona
maior rigidez estrutural.
Não basta o caminhão ter um
desenho arrojado e privilegiar a ergonomia. O trem de força tem que
proporcionar potência e torque com baixo consumo de combustível. Isso fica por
conta do powertrain composto
pelo premiado motor NEF45 da FPT Industrial, com 190cv de potência, da
transmissão Eaton de seis velocidades e dos eixos Dana. Na sexta marcha, a IVECO
implementou um super ‘overdrive’, ou seja, uma última marcha longa que não
compromete o consumo e aumenta a performance do veículo.
Os modelos semipesados Tector
17, 24 e 31 de seis cilindros, também passam a ser comercializados com a nova
cabine. Destaque para o novo modelo Tector Auto-Shift 4x2, de 300 cv de
potência na versão trator, ideal para utilização com implemento de dois eixos
espaçados com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 36 toneladas.
A IVECO chegou ao Brasil em
1997 com a abertura de um escritório, em São Paulo (SP), que revendia caminhões
produzidos na Europa. Em 2000, a montadora inaugurou o Complexo Industrial em
Sete Lagoas (MG) e iniciou a produção com a linha Daily. Hoje, o portfólio da
marca conta com veículos comerciais, veículos para o transporte de passageiros
e veículos de defesa que são desenvolvidos no Brasil, no Centro de
Desenvolvimento de Produto, e testados no Campo de Provas, ambos localizados na
cidade mineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário