segunda-feira, 24 de junho de 2019

Design moderno e performance são destaques dos Tectors 9 e 11, da IVECO


O trabalho contínuo da IVECO, marca da CNH Industrial, no desenvolvimento e aprimoramento de veículos comerciais trouxe ao segmento produtos como a Daily City e o Hi-Road, que se destacam pelo nível elevado de conforto e baixo custo de operação. Agora, a montadora apresenta os modelos 9 e 11 toneladas da família Tector. “Os lançamentos nos tornam mais competitivos no segmento dos médios, que representa 20% do mercado de transportes no Brasil, e completam nosso portfólio. Agora, estamos mais fortes dos leves aos pesados”, afirma Marco Borba, vice-presidente da IVECO para a América do Sul. 

Os novos integrantes da Família Tector foram projetados para garantir ao caminhoneiro a melhor experiência a bordo. A cabine, que chama atenção pelo design global, foi pensada para criar menos arrasto, o que contribui para a redução do consumo de combustível. As linhas externas melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva. 

Com conforto e amplo espaço interno, a estrutura é a única do segmento com basculamento hidráulico, o que representa um aumento da segurança durante as manutenções. Outro aspecto que facilita a vida do caminhoneiro é o acesso para conferir o nível de óleo e fluído do radiador, feito pela parte frontal. Destaque para o baixo ruído no interior da cabine que reforça a sensação de conforto. 

A suspensão dos novos modelos 9 e 11 toneladas, também entra na lista de ‘itens de conforto’. No eixo traseiro, são utilizadas molas parabólicas que garantem segurança, dirigibilidade e um rodar mais suave, se comparada aos feixes de molas trapezoidais. Já para a suspensão da cabine, a IVECO proporciona o melhor conceito do segmento: coxim, mola e amortecedor. O chassi, do tipo escada, proporciona maior rigidez estrutural. 

Não basta o caminhão ter um desenho arrojado e privilegiar a ergonomia. O trem de força tem que proporcionar potência e torque com baixo consumo de combustível. Isso fica por conta do powertrain composto pelo premiado motor NEF45 da FPT Industrial, com 190cv de potência, da transmissão Eaton de seis velocidades e dos eixos Dana. Na sexta marcha, a IVECO implementou um super overdrive, ou seja, uma última marcha longa que não compromete o consumo e aumenta a performance do veículo.

Os modelos semipesados Tector 17, 24 e 31 de seis cilindros, também passam a ser comercializados com a nova cabine. Destaque para o novo modelo Tector Auto-Shift 4x2, de 300 cv de potência na versão trator, ideal para utilização com implemento de dois eixos espaçados com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 36 toneladas. 

A IVECO chegou ao Brasil em 1997 com a abertura de um escritório, em São Paulo (SP), que revendia caminhões produzidos na Europa. Em 2000, a montadora inaugurou o Complexo Industrial em Sete Lagoas (MG) e iniciou a produção com a linha Daily. Hoje, o portfólio da marca conta com veículos comerciais, veículos para o transporte de passageiros e veículos de defesa que são desenvolvidos no Brasil, no Centro de Desenvolvimento de Produto, e testados no Campo de Provas, ambos localizados na cidade mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário