O veículo experimental “Power BEV”, apresentado pelo BMW
Group durante o #NEXTGen, explora o que é tecnicamente possível. O “Power BEV”
é equipado com três unidades de acionamento elétrico de quinta geração capazes
de gerar uma potência máxima superior a 720cv. Este sistema permite que o
protótipo acelere de 0 (zero) a 100 km/h em menos de 3 segundos, de forma
confortável.
A meta da equipe de desenvolvimento era de conceber um
veículo experimental que
impressionasse não somente com sua dinâmica
longitudinal, mas também em termos de dinâmica lateral. Para isso, os
engenheiros responsáveis pelo chassi e pelo conjunto motriz do veículo
trabalharam de maneira particularmente próxima para maximizar o desempenho do
carro. Outro destaque desta tecnologia é que esta geração não utiliza as
chamadas ‘terras raras’ – um conjunto de 17 elementos químicos não raros, mas
de processamento complexo.
Um motor elétrico deste tipo fará sua estreia na produção
em série no BMW iX3. O iX3 só terá um motor, em vez de três. Um exemplar do
atual BMW Série 5 serve como protótipo de teste para o Power BEV. A integração
de um sistema de propulsão deste tipo em um carro de produção representa um
compromisso técnico sério, mas foi alcançado aqui com absolutamente nenhuma
restrição no espaço do compartimento de passageiros. Ele também permitiu que os
engenheiros verificassem ainda mais efetivamente para as possibilidades abertas
por dois motores elétricos gerenciados separadamente no eixo traseiro com
vetorização de torque eletrônico.
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