sábado, 30 de novembro de 2013

Kombi se despede em campanha publicitária da Volkswagen


A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. O anúncio exibe uma lista com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.Para Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, “a Kombi é um ícone na indústria mundial que, além do sucesso de vendas, tem um enorme carisma. Muita gente tem uma boa história com o modelo, seja como o veículo da família, do trabalho ou que o levava para a escola".

O anúncio faz parte da campanha produzida pela Volkswagen para homenagear o modelo fabricado no Brasil desde a década de 50. A última Kombi do mundo sairá da linha de montagem da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, no final de dezembro. A primeira etapa da campanha, lançada em setembro, contava com um anúncio impresso que tinha como tema o “deslançamento” da Kombi e com o hotsite “www.vw.com.br/kombi”, onde usuários e fãs da “perua” contam histórias vividas com ela, enviando textos, fotos ou vídeos. A partir dos relatos feitos no site, que já somam centenas de histórias, foram selecionadas algumas pessoas que serão homenageadas pela Kombi, citadas no “anúncio-testamento”.“A Kombi fez diferença na vida de muita gente e vai deixar saudade. Por este motivo, não poderíamos deixar de fazer uma campanha inédita de ‘deslançamento’ para homenagear esse ícone da indústria automobilística mundial. A ideia da ação é aproximar, em tom emocional, as pessoas que viveram e conviveram com o modelo. Por meio do hotsite, por exemplo, buscamos reunir boas experiências que os fãs têm com a Kombi”, destaca Carlos Leite, gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.


O novo anúncio tem as mesmas cores azul e branca da série especial Last Edition da Kombi, lançada pela Volkswagen e com produção limitada a 1.200 unidades. Entre os homenageados que constam na lista da Kombi estão “Seu” Nenê, que levou a Kombi “para ver a seleção brasileira jogar mundo afora”; o australiano Jason Rehm, que viaja pelo mundo com a mulher e o filho em um modelo vermelho; Noel Villas Bôas, filho do sertanista Orlando Villas Bôas, que rodou o Brasil em uma Kombi; e Miriam Maia, que nasceu dentro de uma delas.No contexto do modelo, a Kombi também “informa” que realizará um encontro com todos os “parentes” na fábrica da Volkswagen, em uma exposição. Ela também vai deixar para amigos e fãs um livro digital gratuito com histórias reais que recebeu no site.No 15º e último item da lista de desejos, ela faz um pedido: voltar para casa. O desejo será realizado e todos acompanharão seu caminho de volta ao lar no filme e que estreará em janeiro de 2014.

Kombi Last Edition – uma série mais do que especial


A Volkswagen do Brasil lançou a série especial Last Edition da Kombi, um dos modelos de maior sucesso da marca no Brasil e que se destaca também, juntamente com o Fusca, pela maior longevidade da indústria automobilística mundial.Com produção limitada a 1.200 unidades, a edição especial é oferecida com preço sugerido de R$ 85 mil. A edição traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no País desde 1957. As unidades são numeradas e têm placa de identificação.A pintura da Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas são pintadas de branco. A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.


Os pneus com faixa branca dão um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras têm lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial “56 anos – Kombi Last Edition”.


Mais de meio século de sucesso
A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.Em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

A trajetória internacional da Kombi brasileira se inicia com a história das exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 70 para mais de 100 países. Os principais mercados externos da Kombi foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.No Brasil, em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. O motor diesel 1.6l, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte surge o modelo a etanol e, em 1983, a Kombi apresenta painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel.

As versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros. Em 1992, a Kombi ganhou conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.Uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. As mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores.No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. Desde janeiro de 2006 até julho de 2012, o utilitário teve mais de 170 mil unidades produzidas. Com o novo motor, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e 80 cv, com etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário