quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013


Duval, Kristensen e McNish são os campeões do WEC 
A divisão de provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrein, para a última etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no próximo sábado, dia 30.

Foram cinco pole positions e seis vitórias em sete provas até aqui, além do título antecipado de construtores e o de pilotos, vencido pelo trio formado por Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo definido antes da última etapa, a Audi chega para o "grand finale" do ano sem pressão. A etapa no Bahrein marca o fim de uma era nas provas de longa duração, já que uma grande mudança no regulamento está programada para entrar em vigor em 2014. As novas regras tem foco ainda maior na economia de energia e provocarão uma mudança tão grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da Audi será usado no próximo ano.

O Audi R18 e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está prestes a terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13 vitórias em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as 24 Horas de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão invictos há três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o motor TDI de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina, design ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras tecnologias desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto para veículos de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital com tela de AMOLED.

É com essa base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória (considerando o triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso, o desafio é um traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto do Sakhir. Uma pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a possibilidade de os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada neste fim de semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer venceram na estreia do WEC no Bahrein, em 2012, a temperatura ambiente estava na casa dos 40ºC.

Neste ano, porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na qual os termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano passado. Além disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais, quatro horas depois do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda significativa da temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na estratégia, já que a temperatura afeta diretamente o desempenho de vários componentes do carro, entre eles os pneus. Outra característica da pista no Bahrein é a areia carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência do asfalto constantemente.Como mercado, o Oriente Médio é uma região em crescimento para a Audi. Entre janeiro e outubro deste ano, a fábrica aumentou suas entregas na área do Conselho de Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrein, o aumento foi de expressivos 24%.

A corrida do próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um live streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.

Informações da pista

Extensão: 5.412 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814 (média de 184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota), 1m47s128 (média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012

Programação do fim de semana (horários de Brasília)

Quinta-feira (28/11)
Treino livre 1 - 10h15
Treino livre 2 - 14h30

Sexta-feira (29/11)
Treino livre 3 - 5h25
Classificação - 10h45

Sábado (30/11)
Largada - 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário