terça-feira, 12 de novembro de 2013

ETIOS CROSS: A APOSTA DA TOYOTA PARA O NICHO DOS AVENTUREIROS LIGTH

 Texto: Roberto Costa - Fotos: Divulgação

A partir do próximo dia 17 de Novembro a linha Etius da Toyota ganha oficialmente mais um integrante com a chegada do da versão Cross, que tantos admiradores fez no Brasil produzidos por diversas marcas, passa a ser comercializada em seus distribuidores. A estimativa inicial é que 300 unidades sejam produzidas mensalmente com 200 para o Brasil e 100 para o Mercosul que tem aquirido um bom volume de unidades dos atuais modelos. 

A previsão da Toyota é que este ano sejam comercializados algo entre 60.000 e 65.000 unidades de toda família Etios chegando bem próximo da atual capacidade instalada que é de 70.000 unidades/ano e suas vendas totais incluindo modelos importados atinjam 170.000 veículos.




O Novo Toyota Etios Cross segue a tendência deste nicho de mercado com suspensão mais alta, aparência brava, rodas e pneus maiores além de uma série de acessórios externos que lhe garantem uma aparecia única mas sem dar a idéia de off-road como gostariam muitos de seus compradores. Um ponto questionado nas versões anteriores, o acabamento, foi muito trabalhado nas versões 1014 e neste modelo traz o “Total Black Painel” com visual moderno, fácil leitura e composto de materiais nobres em preto com gravuras grafite. Os novos mostradores estão muito bem localizados e tem fácil leitura desde velocímetro e Conta Giros até comandos do sistema de som e ar condicionado.


O volante de tamanho e empunhadura perfeito recebeu acabamento em couro. Acessórios de conforto e conveniência como sistema de áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB além do ar-condicionado.

Outra novidade do Etios Cross é o acionamento elétrico para os retrovisores externos como item de série além de air bag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força. Outro item de conforto é a direção eletroassistida progressiva com raio de giro com apenas 4,8 metros.

O espaço interno é um dos itens mais elogiados do Etios que aliado ao grande raio de abertura das quatro portas facilita a vida dos passageiros que viajarão na frente ou atrás. O porta-malas tem tamanho compatível com o modelo.

Nossa avaliação foi apenas estática e assim não é possível oferecer informações sobre o desempenho do modelo que está equipado com motor 1.5L 16V com 96,6 cv (abastecido com Etanol) e câmbio manual de cinco velocidades.



E se você pretende adquirir um Etiops Cross prepare R$45.690,00 (preço sugerido) e escolha entre as sete cores disponíveis que são: branco, preto, cinza, azul, prata, vermelho e amarelo.



Autos&Máquinas vai aguardar que seja disponibilizado um Etios Cross para publicar uma avaliação completa onde suas reais características de uso no dia a dia serão mostradas.


Em Fortaleza a Newland, Concessionária Toyota, já expõe em seus salões o Novo Etios Cross.

Nenhum comentário:

Postar um comentário