sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pedro Muffato é homenageado com Capacete de Ouro Especial


O Capacete de Ouro teve na noite da última quarta-feira (20) no WTC Teatro, em São Paulo (SP), a festa de premiação aos campeões de 2013. Sob promoção e organização da Editora Motorpress e da Revista Racing, o evento, reconhecido como uma das principais premiações do automobilismo brasileiro, em que pilotos de todas as categorias são avaliados e votados, ao fim de cada temporada, por uma comissão de jornalistas especializados.

Na edição de 2013, o evento preparou distinções especiais. Uma delas foi reservada a Pedro Muffato. O piloto paranaense havia sido homenageado em 2007 com uma placa de prata oferecida pela revista, que em edição recente dedicou quatro páginas a uma matéria sobre sua trajetória nas pistas. Desta vez, Muffato recebeu, sob aplausos dos centenas de convidados, o Capacete de Ouro Especial, pelo conjunto de ações no automobilismo.

Confessando-se orgulhoso pelo momento festivo, Muffato resumiu sua trajetória. “Nessa minha longa existência automobilística, sempre procurei fazer alguma coisa pelo automobilismo além das pistas. Comecei construindo carros, depois formando equipes para geração de imagens na televisão, eu fui além das pistas e procurei fazer o que pude pelo bem do automobilismo”, relembrou o piloto, que iniciou sua trajetória nas competições em 1966.

Pedro Muffato enalteceu as iniciativas pelo resgate da Fórmula 3 sul-americana, categoria em que atuou por mais de 10 anos. “Vejo com alegria a F-3 voltando com força. O piloto que quer seguir carreira, chegar à Fórmula 1, à Fórmula Indy, passa obrigatoriamente pela F-3”, recomendou. Ao agradecer à Revista Racing, “que faz esse maravilhoso evento”, Muffato concluiu: “Nunca vivi do automobilismo, mas sempre vivi para o automobilismo”.

Durante a festa, Muffato foi reverenciado por personagens importantes do automobilismo do Brasil, Emerson Fittipaldi entre eles. “O Pedro não fez e nem faz automobilismo por dinheiro, é por amor. Ele é um dos sustentáculos do automobilismo brasileiro”, apontou o bicampeão de Fórmula 1. “Ele mereceu a homenagem, que agradavelmente eu recebi quando minha família também foi homenageada. É um grande cara. Merece”, acrescentou Fittipaldi.

Na ocasião, o jornalista Reginaldo Leme, comentarista da Rede Globo, definiu Muffato como “um entusiasta que transcendeu a condição de piloto”. “Foi merecidíssima a homenagem ao Pedro, por tudo que fez e que ainda faz pelo nosso automobilismo. Eu sou suspeito para falar porque adoro o Pedro, já convivo bastante com ele nos bastidores há muitos anos. É como ele próprio falou, um homem que já fez de tudo no automobilismo”, declarou.

A jornalista Isabel Reis, diretora da Motorpress Brasil, apontou em Muffato o que definiu como “energia contagiante”. “Ele tem uma vitalidade para disputar corridas aos 73 anos. Ele logo vai completar meio século de pista, isso tem que ser comemorado e homenageado”, ela falou. “Hoje homenageamos os heróis que fazem o automobilismo brasileiro”, acrescentou, citando também a família Fittipaldi e o empresário e empreendedor Eduardo Souza Ramos.

OS CAMPEÕES DO ANO

Os campeões de 2013 do Capacete de Ouro, escolhidos por jornalistas especializados em automobilismo por votação em 11 categorias distintas, foram os seguintes:

Top: Tony Kanaan
Internacional Top: Augusto Farfus
Nacional: Ricardo Maurício
Stock Car: Daniel Serra
Mercedes-Benz Grand Challenge: Márcio Campos
Internacional: Felipe Guimarães
Fórmula: Felipe Guimarães
Rali: Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut
Off-road: Cristian Baumgart/Alberto Andreotti
Kart: Pedro Cardoso
Revelação do kart: Felipe Baptista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário