sábado, 23 de novembro de 2013

Volkswagen do Brasil conquista o Prêmio Ética nos Negócios


A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar o prêmio “Ética nos Negócios”, na Categoria Ética e Compliance, na 4ª edição do evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, com o projeto “Implementação do Programa de Compliance” na empresa.Neste mês, a empresa completa três anos da criação de sua área de Governança, Risco e Compliance (GRC) no País, com a mesma configuração e as mesmas atribuições da estrutura de GRC da Matriz, na Alemanha. A área foi instituída em 2010 com a função de disseminar a cultura de Compliance, operacionalizar o gerenciamento de riscos e dar suporte às demais áreas da empresa no que diz respeito à aderência a leis, regulamentações, conduta ética, controles internos, políticas e procedimentos corporativos.

Desde então, a Volkswagen do Brasil tem intensificado ações para fortalecer a cultura de compliance junto aos seus empregados e parceiros de negócios, que significa “fazer o que é certo da melhor forma possível aderindo à legislação, procedimentos internos e atuando em coerência com declarações públicas”.Uma das ações é o treinamento presencial e on-line realizado pela área que já envolveu cerca de 7.000 empregados, principalmente executivos e mensalistas. Somente neste ano, a área de GRC já respondeu a 400 consultas sobre compliance, orientando os colaboradores a respeitarem sempre a legalidade e a ética nas decisões a serem tomadas.Além disso, o código de conduta da Volkswagen do Brasil, publicado em 2010, funciona como uma constituição interna e contém todos os comportamentos e atitudes que a Volkswagen espera de seus empregados, como por exemplo, o combate à corrupção e garantia de um mercado de competição justa para todos.

A empresa também faz a distribuição da cartilha sobre Práticas Anticorrupção aos colaboradores para chamar a atenção sobre a corrupção e informar os empregados sobre os riscos decorrentes do desvio de conduta tanto para o empregado quanto para a empresa e sobre os princípios da conduta ética. “Deixamos claro aos empregados que a prática do respeito às leis e regulamentações deve ser exercitada por todos em qualquer circunstância, principalmente no trato com funcionários públicos e agentes governamentais”, explicou Alan Pezzo, gerente executivo de GRC.O treinamento online para os empregados sobre Código de Conduta também é uma das ferramentas utilizadas para reforçar o conhecimento das normas e regras fundamentais que devem ser observadas no dia a dia, servindo como guia de práticas e conceitos adequados para atuar em conformidade com os princípios da empresa. O treinamento dura cerca de 40 minutos e está disponível a todos os colaboradores que usam computadores da empresa no Portal Volkswagen (intranet), com exemplos práticos e testes de conhecimento.

Também no Portal Volkswagen (intranet), na página da área de Governança, Risco e Compliance, o empregado pode acessar, além do Código de Conduta, outros importantes materiais sobre o tema, tais como: Cartilhas de Compliance e Instruções para a Lei de Defesa da Concorrência, elaborada em conjunto com a área de Assuntos Jurídicos, e o Catálogo de Compliance, uma base de referência contendo leis e normas a que todas as áreas de negócio estão sujeitas, entre outros. Além disso, os parceiros de negócios da Volkswagen também podem acessar o Código de Conduta no site da Volkswagen (www.vw.com.br) - em ‘Institucional’, onde também podem ser acessadas mais informações em ‘Governança Corporativa’.

“O objetivo da Volkswagen é sensibilizar seus empregados para a importância do compliance no trabalho diário. Queremos que todos estejam comprometidos em trabalhar de forma ética e transparente”, afirmou Alan Pezzo.

Referência internacional

Em setembro, o executivo representou a Volkswagen do Brasil em uma conferência internacional de compliance, cujo objetivo foi compartilhar experiências sobre o tema entre as empresas do Grupo Volkswagen. O evento na Alemanha contou com a participação de 280 executivos e empregados que atuam nas atividades de GRC nas várias empresas e subsidiárias da empresa ao redor do mundo.Durante o encontro, Alan Pezzo conduziu dois workshops referentes à experiência da Volkswagen do Brasil no projeto piloto de aprimoramento de controles internos (ICS) na área de Finanças, que se tornou referência aos demais países. Em maio, o gerente também apresentou outras iniciativas brasileiras em uma conferência de compliance na China, no qual houve o lançamento do Código de Conduta do Grupo Volkswagen naquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário