segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Nissan testa nas ruas de Tóquio protótipo com tecnologia totalmente autônoma

A Nissan demonstrou nas ruas de Tóquio um protótipo da versão mais avançada de sua tecnologia de condução autônoma, planejada para uso real a partir de 2020.

A fabricante japonesa testou a última geração da tecnologia ProPILOT no sedã esportivo INFINITI Q50.  A nova tecnologia permite que o veículo funcione no modo autônomo em meio urbano, como em ruas, avenidas e vias expressas. O sistema assume o controle do veículo a partir de uma programação da rota feita pelo motorista no sistema de navegação, podendo terminar o percurso até a chegada.

A inteligência artificial do protótipo utiliza dados recebidos de 12 sonares, 12 câmeras, 9 radares de ondas milimétricas, 6 escâneres a laser e mapas em alta definição, para analisar cenários complexos em tempo real, permitindo navegar suavemente em meio a condições desafiadoras, como cruzamentos movimentados. 

As atualizações de hardware e melhorias de software também garantiram transições mais suaves quando há obstáculos pelo caminho. Estes resultados dão mais tranquilidade aos passageiros devido à sensação de o veículo estar sendo conduzido por um humano.

"A inventividade está no coração de tudo o que fazemos na Nissan", comentou Takao Asami, vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. "Nosso protótipo de última geração do ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita hoje é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro".


Esta demonstração acontece logo após o lançamento do novíssimo Nissan Leaf, o veículo zero emissão equipado com a tecnologia ProPILOT, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em autoestradas. Os modelos Nissan Serena, X-Trail e Rogue fazem parte da crescente linha de modelos da Nissan equipados com o ProPILOT, que será ampliada em 2018 com a chegada do Qashqai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário