sexta-feira, 13 de julho de 2018

Volvo Penta apresenta tecnologia para atracagem autônoma


A nova tecnologia self-docking da Volvo Penta representa o que há de mais avançado no iatismo moderno. Dentro da filosofia da marca de tornar a navegação mais vez mais simples e segura, o novo sistema foi apresentado ao vivo durante a parada da Volvo Ocean Race, em Gotemburgo, na Suécia, em junho. Um barco de 68 pés entrou em espaço extremamente apertado entre dois veleiros de 65 pés da regata.


No centro dessa tecnologia está o sistema Inboard Performance System (IPS)* Volvo Penta, um sistema completo de propulsão, integrando pilotagem, motor e hélices. Com inúmeros sensores e a capacidade de processamento de navegação avançada, o IPS consegue consegue um posicionamento preciso, mesmo em atracadouros apertados, com mudanças de vento e condições difíceis do mar. Mesmo em marinas congestionadas, o sistema ajuda o barco a entrar e sair das docas de forma fácil e segura, em modo automático.


A capacidade de atracagem automática é proporcionada pelo sistema embarcado de controle de embarcação (Electronic Vessel Control - EVC), que realiza cálculos relativos à direção e potência de propulsão tendo como base a posição real da embarcação e sensores posicionados na doca pretendida.


O processo automatizado de atracagem envolve três fases distintas: na primeira, à medida que o barco se aproxima da doca, o sistema reconhece ter entrado em uma ‘zona de captura’ e envia um sinal para o capitão informando estar pronto para atracar. Depois do capitão ativar a função de autoatragem, o barco, auxiliado por GPS, é automaticamente levado à uma posição ‘pronto para atracar’. Em seguida, o sistema usa uma combinação de GPS e sensores, tanto os posicionados a bordo quanto os sensores da doca de destino, para automaticamente levar o barco a uma atracagem segura.


Estará disponível uma versão “retrofit” do IPS, que pode oferecer um upgrade para muitas embarcações contarem com o sistema de autoatracagem.


Inicialmente a tecnologia atenderá proprietários que possam instalar o sistema em suas docas particulares. A longo prazo, acredita-se que essa ferramenta também possa atender portos e marinas, permitindo que barcos equipados com IPS  - e que tenham o sistema instalado - atraquem em completa segurança e total precisão. Outra possibilidade para a tecnologia de autoatracagem é sua integração com o aplicativo Easy Connect (app) da Volvo Penta. Com ele, o usuário poderá conferir se a marina mais próxima está equipada com a tecnologia de autoatracagem e, até mesmo, reservar um espaço para atracar.


A segurança é um fator fundamental no contínuo desenvolvimento do sistema de atracagem da Volvo Penta. Mas, mesmo com sensores de alta tecnologia e precisão, a exemplo dos automóveis autônomos, o capitão precisa estar no timão durante todo o processo de atracagem, pronto para intervir, se necessário.

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