sexta-feira, 27 de julho de 2018

Velas aquecedoras são aliadas dos motores diesel no inverno


Os proprietários de SUVs, caminhonetes e VUC “veículo urbano de carga” com propulsores a diesel que costumam presenciar falhas de partida durante os dias frios do inverno devem ficar atentos. De acordo com a NGK, marca especialista em sistema de ignição e velas aquecedoras, esse pode ser um indício de problema nas velas aquecedoras, componente que tem a função de aquecer o ar que ingressa na câmara de combustão, facilitando a partida do motor nos dias onde a temperatura está mais baixa, assim, o seu funcionamento acontecerá de uma forma mais uniforme na fase fria do motor.

Geralmente, veículos com maior quilometragem apresentam dificuldade na partida, lâmpada de avaria acesa no painel de instrumentos, para os veículos mais modernos e fumaça branca no escapamento, estes sinais podem ser ocasionados por mau funcionamento nas velas aquecedoras.  Para ter a certeza, é necessário levar ao mecânico para realizar testes no sistema. Automóveis novos também podem apresentar este problema.

As velas aquecedoras esquentam o ar que ingressa na câmara de combustão para facilitar a partida dos motores a diesel. Após o início do trabalho do motor, elas devem se manter acionadas para evitar falhas, até o propulsor atingir a temperatura ideal de trabalho. 

A ação das velas aquecedoras beneficia não somente o motor dos veículos a diesel, mas também a qualidade do ar. O processo realizado pela vela aquecedora de evitar falhas durante a partida e aquecer o ar que ingressa no motor, faz com que haja uma redução no nível de emissões poluentes, e principalmente a fumaça branca na fase fria do motor que é devido ao diesel não queimado pelo motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário