quinta-feira, 19 de julho de 2018

JAGUAR APRESENTA SUPERESPORTIVO F-TYPE COM NOVO MOTOR INGENIUM 300CV


A Jaguar, marca britânica de veículos esportivos de luxo, está ampliando suas opções de produtos para atender cada vez mais os clientes apreciadores de uma condução arrojada. A linha F-TYPE passa a contar a partir de agora com o novo motor Ingenium Turbo de 2.0 litros e 300cv de potência, com tecnologia de última geração.A versão completa a gama de opções de motores do modelo, que contam também com um motor V6 Supercharged de 380cv e um V8 Supercharged de 575cv, que equipa a versão SVR.

O F-TYPE 2.0 mantém o DNA de condução extremamente esportiva característico da linha F-TYPE, sendo um cupê de dois lugares com carroceria em alumínio, tração traseira e centro de gravidade extremamente baixo, que garante muita diversão ao volante.

O motor Ingenium de 2.0 litros e quatro cilindros é equipado com o que existe de mais moderno em tecnologias, permitindo ao modelo desenvolver 300cv de potência e 40,8 kgfm de torque já a partir das 1.500 rotações. Em conjunto com o sistema de transmissão Quickshift de 8 velocidades, o veículo é capaz de sair da imobilidade e atingir 100 km/h em apenas 5,7 segundos, além de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.

O motor Ingenium 300cv não é apenas o motor mais potente de quatro cilindros já oferecido pela Jaguar em um veículo de produção. Ele também gera a mais alta potência específica de qualquer motor da gama F-TYPE: 150cv por litro.

Uma série de tecnologias avançadas permitem ao motor Ingenium oferecer características de alto desempenho acompanhadas de um baixo consumo de combustível. Ele conta com um comando totalmente integrado de válvulas eletro-hidráulico de última geração, com algoritmos de controle patenteados e desenvolvidos pela Jaguar. Essa tecnologia permite o controle totalmente variável das válvulas de admissão, o que extrai toda a potência e torque desenvolvidos pelo motor em toda a faixa de operação.

Como todos os membros da família de motores Ingenium da Jaguar Land Rover, o propulsor 2.0 de 300cv do F-TYPE foi projetado e desenvolvido pela própria companhia. Ele é fabricado no Reino Unido no Centro de Fabricação de Motor da Jaguar Land Rover, juntamente com os motores a gasolina de quatro cilindros com 200cv e 250cv e os motores diesel de quatro cilindros de 150cv, 163cv, 180cv e 240cv.

O motor Ingenium contribui para uma redução geral do peso do veículo de 52 kg — a maior parte do qual está sobre o eixo dianteiro e isso é fundamental para oferecer ao F-TYPE de quatro cilindros ainda mais agilidade.
  
Independente da versão, a linha 2019 do Jaguar F-TYPE apresenta atualizações visuais que dão ao esportivo uma presença ainda mais poderosa. O para-choque dianteiro foi redesenhado, juntamente com a introdução de novos faróis em LED.

Na parte traseira, a versão de quatro cilindros apresenta uma saída de escape exclusiva e distinta dos escapamentos centrais duplos e dos escapes externos quádruplos dos modelos V6 e V8. O modelo é equipado no Brasil com rodas de liga leve de 19 polegadas sob demanda (Pronta entrega: 20 polegadas).

O modelo também passou por leves atualizações em seu interior, com a introdução de assentos mais finos e leves, sistema de infoentretenimento Touch Pro e novos acabamentos em materiais cromados e alumínio, que aumentam a sensação de esportividade a bordo. Um elegante espelho retrovisor sem moldura acrescenta outro toque contemporâneo.

Compacto e potente, o propulsor traz o que existe de mais avançado em tecnologias para total melhora da combustão e redução dos níveis de consumo e de emissões. Isso é obtido graças ao novo sistema de injeção direta de combustível que opera a 200bar de pressão e que trabalha em conjunto com injetores montados centralmente, o que resulta em uma distribuição controlada e otimizada de gasolina.

Mais leve, o Ingenium de 2.0 litros e quatro cilindros contribui para a redução geral do peso do veículo de 52 kg — a maior parte do qual está sobre o eixo dianteiro — o que é fundamental para a agilidade aprimorada dessa versão do F-TYPE. A afinação meticulosa do chassi para complementar o novo motor proporciona uma resposta de direção ainda mais precisa e esportiva.

O sistema de tração exclusivamente nas rodas traseiras, aliado ao sistema de transmissão Quickshift de 8 velocidades com opção de trocas manuais, reforça ainda mais o aspecto esportivo do modelo.

A estrutura rígida de alumínio leve e a suspensão Double Wishbone em alumínio foram sempre fundamentais para oferecer essa dualidade de caráter. Agora, a equipe de desenvolvimento ajustou estrategicamente o chassi para aproveitar ao máximo a economia de peso adicional oferecida pelo novo motor de quatro cilindros.

O sistema de direção assistida por energia elétrica do F-TYPE – uma referência em termos de sensibilidade e resposta – tem uma calibração exclusiva para a versão de quatro cilindros com o objetivo de extrair todos os benefícios da economia de peso e proporcionar melhor tato e resposta. Juntamente com o sistema de vetorização de torque, que pode aplicar a frenagem com controle preciso das rodas internas durante as curvas para reduzir a subviragem, as mudanças tornam o F-TYPE ainda mais envolvente e agradável de dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário