De acordo com a última análise de vendas de carros feita pela JATO Dynamics, líder em fornecimento de informações automotivas, o Volkswagen Golf continua sendo o carro mais vendido na Europa, mesmo com queda significativa de 11,1% em 2012 se comparado a 2011. Mesmo apresentando redução de 12,7% nas vendas, o Ford Fiesta ultrapassou o Volkswagen Polo, subindo para a segunda colocação, enquanto que o Volkswagen Polo, agora em terceiro lugar, apresentou com queda de 19,8% nas vendas.
As principais análises do mercado da JATO:
Dezembro foi um mês difícil para o mercado alemão. As vendas caíram
16,4%, mais de 40.000 unidades se comparado a dezembro de 2011. Esta queda foi
atribuída aos poucos dias úteis no mês. Se considerarmos no acumulado do ano, a
Alemanha encerrou 2012 com queda de 2,9%.
Fora dos 5 maiores mercados europeus, somente Grã Bretanha apresentou
constante crescimento durante o ano de 2012. Crescimento atribuído às vendas
particulares. A França, Itália e Espanha apresentaram queda significativa nas
vendas, terminando o ano com 13,9%, 19,8% e 13,3%,
respectivamente.
A Grécia e Portugal continuam a sentir os efeitos da situação
econômica com queda nas vendas de 40,2% e 34,3% em relação a 2011,
respectivamente.
Vendas por
mercado
Clique na imagem para ampliar |
* Valores estimados para Dezembro 2012
Entre as 10 maiores marcas, somente as marcas alemãs premium – Audi e
Mercedes - terminaram o ano de 2012 com números positivos. Este resultado foi
atribuído aos lançamentos dos modelos como o Audi A3, Q3, A6 e Mercedes Classe B
e Classe M.
As outras marcas alemãs, Volkswagen e Opel/Vauxhall apresentaram
redução de 18,8% e 25,8% respectivamente.
Segundo Gareth Hession, Vice Presidente de Pesquisa da JATO,
comentou: “Apesar das condições econômicas na Europa, existe ainda o desejo de
novos lançamentos das marcas alemãs premium. Outras marcas também estão
promovendo novos produtos como a Hyundai e a Kia, por exemplo. Seus últimos
veículos mostram que os consumidores apreciam visuais renovados assim como seu
valor.”
10 Maiores
Marcas
Clique na imagem para ampliar |
Clique na imagem para ampliar |
O lançamento do Peugeot 208 resultou em mais de 155.000 unidades
vendidas em 2012. A quarta geração do Renault Clio foi bem aceita, subindo para
o terceiro lugar como o modelo mais vendido em dezembro e consequentemente
aumento de sua participação no mercado.
O BMW Série 3 também apresentou bom desempenho no mês passado com
aumento nas vendas de 20,9% se comparado ao ano anterior. No ano, o modelo
encerrou com crescimento de 8,4% em comparação a 2011.
Hession comentou: “O Peugeot 208 tem apresentado crescimento
constante nas vendas desde seu lançamento no início de 2012, subindo para a
segunda colocação e ficando atrás apenas do Golf. A PSA demonstrou talento em
apresentar um produto altamente competitivo e desejável.”
Clique na imagem para ampliar |
Clique na imagem para ampliar Para mais informações, visite: www.jato.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário