domingo, 20 de janeiro de 2013

2012 foi extremamente desafiador para o mercado europeu de novos carros



De acordo com a última análise de vendas de carros feita pela JATO Dynamics, líder em fornecimento de informações automotivas, o Volkswagen Golf continua sendo o carro mais vendido na Europa, mesmo com queda significativa de 11,1% em 2012 se comparado a 2011. Mesmo apresentando redução de 12,7% nas vendas, o Ford Fiesta ultrapassou o Volkswagen Polo, subindo para a segunda colocação, enquanto que o Volkswagen Polo, agora em terceiro lugar, apresentou com queda de 19,8% nas vendas.

As principais análises do mercado da JATO:

Dezembro foi um mês difícil para o mercado alemão. As vendas caíram 16,4%, mais de 40.000 unidades se comparado a dezembro de 2011. Esta queda foi atribuída aos poucos dias úteis no mês. Se considerarmos no acumulado do ano, a Alemanha encerrou 2012 com queda de 2,9%.

Fora dos 5 maiores mercados europeus, somente Grã Bretanha apresentou constante crescimento durante o ano de 2012. Crescimento atribuído às vendas particulares. A França, Itália e Espanha apresentaram queda significativa nas vendas, terminando o ano com 13,9%, 19,8% e 13,3%, respectivamente.

A Grécia e Portugal continuam a sentir os efeitos da situação econômica  com queda nas vendas de 40,2% e 34,3% em relação a 2011, respectivamente.

Vendas por mercado

Clique na imagem para ampliar

* Valores estimados para Dezembro 2012

Entre as 10 maiores marcas, somente as marcas alemãs premium – Audi e Mercedes -  terminaram o ano de 2012 com números positivos. Este resultado foi atribuído aos lançamentos dos modelos como o Audi A3, Q3, A6 e Mercedes Classe B e Classe M.

As outras marcas alemãs, Volkswagen e Opel/Vauxhall apresentaram redução de 18,8% e 25,8% respectivamente.

Segundo Gareth Hession, Vice Presidente de Pesquisa da JATO, comentou: “Apesar das condições econômicas na Europa, existe ainda o desejo de novos lançamentos das marcas alemãs premium. Outras marcas também estão promovendo novos produtos como a Hyundai e a Kia, por exemplo. Seus últimos veículos mostram que os consumidores apreciam visuais renovados assim como seu valor.”

10 Maiores Marcas

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


O lançamento do Peugeot 208 resultou em mais de 155.000 unidades vendidas em 2012. A quarta geração do Renault Clio foi bem aceita, subindo para o terceiro lugar como o modelo mais vendido em dezembro e consequentemente aumento de sua participação no mercado.

O BMW Série 3 também apresentou bom desempenho no mês passado com aumento nas vendas de 20,9% se comparado ao ano anterior. No ano, o modelo encerrou com crescimento de 8,4% em comparação a 2011. 

Hession comentou: “O Peugeot 208 tem apresentado crescimento constante nas vendas desde seu lançamento no início de 2012, subindo para a segunda colocação e ficando atrás apenas do Golf. A PSA demonstrou talento em apresentar um produto altamente competitivo e desejável.”

Clique na imagem para ampliar



Clique na imagem para ampliar
Para mais informações, visite: www.jato.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário