Alta Roda nº 716/76 – 17/01/2013 |
Fernando Calmon |
O ano passado recebeu impacto de fatores que ajudaram a
desarrumar um pouco a segmentação de modelos no mercado brasileiro. O aumento
de IPI atingiu em cheio os importados e vários ficaram sem condições de
competir. Cotas para produtos mexicanos também prejudicaram o abastecimento de certos
modelos. Alguns segmentos se esvaziaram. É o caso de monovolumes médios (pararam
Zafira e Xsara Picasso) e de stations médias, sem a Mégane Grand Tour. Stations
pequenas também perderam fôlego (Parati ficou pelo caminho).
Por outro lado, lançamentos esbarraram na impossibilidade de
aumento rápido de produção. Assim, EcoSport perdeu a liderança histórica desde
que surgiu em 2003, mas deve recuperá-la até o fim do ano deste ano. S10,
apresentada no começo de 2012, teve tempo de reação e segurou sua posição desde
1995. Ao contrário, HB20, Onix e Etios só este ano poderão realmente subir
posições no ranking, pois chegaram no último trimestre.
Novos líderes de segmento: Fusion, Mercedes-Benz Classe
E/CLS, BMW Série 7, SpaceFox, Freemont/Journey, Duster e Hilux SW4. Veloster
dominou entre os esportivos, categoria desmembrada dos verdadeiros carros
esporte de preço e potência maiores.
O Gol, individualmente, liderou pelo 26º ano consecutivo e
ao lado da versão sedã, o Voyage, forma dupla quase imbatível. Bom frisar que o
modelo líder não é, e nunca foi, o mais barato do seu segmento. Em um mercado
movido pelo menor preço desde os primórdios, esse resultado de vendas se torna
ainda mais relevante.
Ranking da coluna Alta Roda, compilado por Paulo Garbossa,
da ADK, segmenta por distância entre eixos, largura e preço. Classificação
percentual baseia-se em emplacamentos e inclui apenas modelos mais
representativos.
Compactos: Gol/Voyage, 17%; Palio/Siena, 13%; Uno/Mille, 11%; Celta/Prisma,
7,7%; Fox/CrossFox, 7,5%; Fiesta hatch/sedã, 7,2%; Logan/Sandero, 6%;
Corsa/Classic, 5%; Cobalt, 3%; Ka, 2,5%; Agile, 2,4%; March/Versa, 2,3%; Punto/Linea, 2,2%; 207 hatch/sedã, 1,8%; C3,
1,6%; City, 1,4%; Polo hatch/sedã, 1,07 %; Clio/Symbol, 1,03%. Dupla Gol/Voyage
resistiu.
Médios-compactos: Corolla, 16%; Cruze hatch/sedã, 15%; Civic,
14%; Golf/Jetta, 10%; Focus hatch/sedã, 9%; Peugeot 308/408, 6%; i30, 5%; Fluence,
4%; C4/Pallas, 3,2%; Bravo, 3%. Corolla acossado pelo Cruze.
Médios-grandes: Fusion, 22%; Mercedes C, 17%; Azera, 16%;
Sonata, 13%. Fusion voltou ao topo.
Grandes: Mercedes E/CLS, 22%; Cadenza, 21%; Omega, 17%; 300 C , 14. Vitória apertada
do Mercedes.
Topo: Série 7, 48%; Panamera, 34%; Mercedes S/CL, 6%. BMW aproveitou
a chance.
Stations pequenas: SpaceFox, 53%; Palio Weekend, 37%; Parati,
7%. SpaceFox virou o jogo.
Stations médias e
grandes: Freemont/Journey,
50%; Mégane Grand Tour, 38%; Jetta, 5%. Amplo domínio.
Monovolumes pequenos: Fit, 28%; Idea, 19%; C3 Picasso/Aircross,15%
Fit com mais folga.
Monovolumes médios: Picasso Xsara/C4, 35%; Zafira, 34%; J6, 22%.
Equilíbrio ao final.
Picapes pequenas: Strada, 48%; Saveiro, 27%; Montana, 20%. Strada
inabalável.
Picapes médias: S10, 29%; Hilux, 24%; L200/Triton, 13%. S10
continua firme.
Utilitários esporte pequenos: Duster, 24%; EcoSport, 19%; Tucson/ix35,
11%. Duster fez história.
Utilitários esporte médios: Hilux SW4, 28%; Captiva, 27%; Sorento,
17%. Hilux surpreendeu.
Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 45%; Edge, 25%;
Discovery, 8%. Pajero avançou.
Esportivo: Veloster, 87%; SLK, 8%; RCZ, 4%. Amplo domínio pelo
preço.
Esporte: Camaro, 56%; Mustang, 14%; BMW Z4, 6%. Camaro ainda
mais firme.
RODA VIVA
Segundo previsão de Thomas Schmall, presidente da Volkswagen
do Brasil, o segmento de subcompactos modernos pode dobrar sua participação no
mercado nacional até 2020. Caso do Up!, a ser fabricado em Taubaté (SP) e que
estará à venda em 2014. Mas haverá ainda lançamentos de outros fabricantes,
inclusive chineses.
Razões para crescimento de subcompactos: gastam menos combustível
e ajudarão a diminuir consumo médio da frota à venda de cada empresa, de acordo
com as metas do governo para 2017; ocupam menos espaço nas ruas,
estacionamentos e garagens de prédios, o que se torna vantajoso em função do
aumento de veículos em circulação.
Campeões de vendas nos EUA (os 10 mais) também já são
conhecidos. Entre os automóveis, Camry e Accord confirmaram as duas primeiras
posições, que ocupam há uma década. Em terceiro, o Civic, que vendeu como nunca
em 2012 e resistiu aos comentários de que não agradou. Em seguida, Altima,
Corolla, Focus, Fusion, Cruze, Prius e Sonata.
Motores de 1,5
litro de cilindrada voltam a despertar interesse no
Brasil entre fabricantes aqui instalados. Além de PSA Peugeot Citroën, Ford
também vai incursionar nesse campo. Passat, lançado aqui em 1974, utilizava
inicialmente motor de 1,5 l ,
depois substituído pelo de 1,6
l . O JAC J3 flex também se vale dessa cilindrada, mas
importado da China.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter: www.twitter.com/fernandocalmon
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