sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dakar dia 13 - Varela tira 2 horas de desvantagem


Em uma jornada onde liderou sete dos oito postos de controle do roteiro entre Fiambalá e Copiapó Reinaldo Varela terminou e etapa de ontem como o melhor concorrente entre os que pilotam os UTVs. Com um ritmo impressionante e constante o brasileiro conseguiu reduzir para 38’22 a diferença que o separa do chileno Francisco Lopez Balart e do argentino Sebástian Vergnolle, que ocupam o terceiro lugar no grupo e na quarta-feira (16) tinham vantagem superior a duas horas e meia. Com este resultado o piloto do Divino Fogão Rally Team chega à penúltima etapa do Dakar 2013 com motivação ainda maior para subir mais uma posição e ser o melhor representante da marca Can-Am na competição.


"Foi um dia onde desfrutei ao máximo tanto a pilotagem na descida da cordilheira quanto o desempenho o desempenho do meu Commander", declarou o brasileiro ao chegar a Copiapó no início da noite de ontem. "Amanhã teremos mais um longo trecho de serra em declive e, no final da especial, pouco mais de 100 km ao nível do mar, o que não é garantia que vamos repetir o resultado de hoje, mas...", completou o piloto.

Efetivamente, a jornada desta sexta-feira vai largar a 1.800 metros de altitude, sobe rapidamente a quase 2.700 e inicia um declive entremeado por várias subidas, até cruzar o estuário do rio Copiapó junto ao Oceano Pacífico, cerca de 240 km adiante. Após este trecho acontece um percurso neutralizado passando por Caleta del Medio, Caleta Pajonal e Totoral para então seguir pela Ruta Nacional 5, o que certamente vai permitir alcançar velocidade média elevada, condição que favorece ao brasileiro. A vantagem é consequência da melhor relação peso/potência no Commander de Varela em relação ao da dupla Lopez Balart/Vergnolle, fato que anula em parte a navegação superior dos últimos nos trechos de deserto.

A programação dos próximos dias, com suas respectivas distâncias de deslocamento, prova especial e total, é a seguinte: 

18/1 - Copiapó/La Serena (CHI), 294+441= 735 km
19/1 - La Serena/Santiago (CHI), 502+128= 630 km
20/1- Santiago (CHI) - Entrega de prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário