quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Roberto Nasser - De carro por aí

edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511 - Coluna 0413  23.11.2013



Mercedes CLA. A Mercedes vira a esquina
Um dos melhores jornalistas especializados em automóvel no Brasil é o português Fernando Campos. Mora em Goiânia onde produz o bom programa de TV Rodas & Motores. Talento desperdiçado, superior ao mercado, o culto luso é analista de primeira qualidade. Dele é a chamada Teoria da Esquina, sintetizada como o momento em que o desenvolvimento tecnológico chega a um ponto que se diferencia do caminho comum, vira a esquina e cria nova avenida imediatamente frequentada. Assim ocorreu com o Ford Modelo T, os Citroën 2 CV, 11L, ID/DS, o Volkswagen, o Jeep, a Rural ...
A meu ver o Mercedes CLA está nesta situação.
Recém apresentado no Salão de Detroit, lançado na Mercedes-Benz Fashion Week, semana passada em Berlim, lista de encomendas aberta e entregas a partir de abril.
O Porquê
É automóvel de entrada para marca hoje dita Premium. Motores de 1.6 a 2.0, 120 a 211 cv seguindo futuras regras européias, transmissão mecânica, 7 marchas, de duas embreagens, funciona como automática. O topo é versão AMG, e comercialmente várias versões diferenciando-se por motorização casada com complementos de decoração, segurança e confortos. Motor transversal, tração dianteira com opção de tração em todas as rodas.
Foge à ditatorial simplificação ou do preço menor através da economia global, e do carro menor ter desenho diferenciado, menos tecnologia, equipamento ou engenharia que o médio ou o grande. O CLA não é um sub Classe A, posicionado em compartimento superior, junto com os B, C, E e S.
Houve excepcional cuidado no projeto, um desafio a todas as áreas, de projeto a construção, incluindo desenvolvimento aerodinâmico, obtendo-se Cd 0,22, o menor da marca e grande auxiliar de performance, redução de consumo e de emissões. Porta invejável pacote de eletrônica e segurança, como veículos de maior classe e cilindrada, em especial sistemas de frenagem baseados em radar, e pelo entrosamento eletrônico para adequar-se aos usuários, de idade menor, e seus equipamentos digitalizados.
Na prática a Mercedes saiu do caminho anteriormente aberto – sem bons resultados com os Classe A e B, em futurísticos desenhos, mas hoje falando a linguagem de estilo da marca – e tomou uma via própria. O CLA é Mercedes em aparência e proposta porém adequado a clientes desejando um Mercedes, ou entendendo não precisar de carros maiores em tamanho, consumo e emissões – um dado que o mercado brasileiro desconsidera.
Terá grande amplitude, no caminho forçado pela legislação de auto preservação dos novos tempos: carros e motores menores sem perder performance ou potência.
Ultrapassará as fronteiras alemãs fornecendo base para a Nissan fazer modelo de entrada na marca Infiniti, sua marca de luxo. Para nós, sul americanos, muita importância. Como a Coluna antecipou em outubro, o Nissan luxuoso e o CLA serão construídos em 2015 na fábrica que a Nissan operará em Resende, RJ, no próximo ano.
Como dirá o articulado Campos, “com o CLA viramos uma esquina, ó pá”.

Rely, a Chery do B, vendida pela Venko
Mercado de automóveis tem dobras e voltas inimagináveis. Uma delas se apresenta agora. A Chery chegou ao Brasil representada pela Venko, braço de bem sucedida empresa de fornecimento de merenda escolar. Montou rede com mais de 100 pontos, vendeu quase 45 mil unidades. Porém a montadora chinesa achou que era muito mercado para um representante, veio, assumiu o negócio, toca, importa e constrói fábrica em Jacareí, SP.
Quando se pensou que a Venko ficaria usufruindo do recebido no devolver o negócio, ela se acertou com a compradora: representar a marca pelos pequenos comerciais da marca e veículos maiores, não incluídos no plano de produtos da filial brasileira. Utiliza a marca Rely e começa com 30 concessionários.
Os picapes são restritos, com motor 1.0, 64 cv – potência inferior aos 1.0 brasileiros. Pelas pretensões de transportar 800 kg de carga mais motorista e ajudante, os cavalos chineses sofrerão. Outro produto em breve, Van 7 lugares, mesma motorização.
Diz a empresa, garantia de um ano ou 30 mil km; iniciar operações com estoque de peças e componentes cobrindo 90% dos atendimentos. Preço do Rely Pick-Up em R$ 29.990,00, – mesmo valor de picape VW Saveiro, motor 1.6.
Informa, das quatro marcas importadoras de miniutilitários chineses a Rely estará no topo, com produtos com ar condicionado, direção hidráulica. Estuda montá-los no Uruguai, onde tinha acordo comercial para montar o Chery Tiggo quando o distribuía.
No primeiro semestre quer expandir a rede de distribuição pelo Sudeste e Sul. Após, Norte e Nordeste e ampliar na região Centro-Oeste.

Roda-a-Roda

Padrão – Salão de Detroit, primeiro do ano, sinalizou: novos carros não são 2013, mas 2014. Evitam o número 13 temido pelos estadunidenses – ou, as montadoras seguiram o modelo político brasileiro.

Aqui – Apressados, sem pensar no país, apenas em interesses pessoais, pulou-se o cronograma do ano de realizações, anterior ao ano de campanha, e o ex presidente Lula, para evitar as explicações que a todos deve, iniciou campanha: criou o factóide de espraiar sua capacidade de gestão, ao humilhar o novo prefeito paulistano dando as regras; quer tutelar oficialmente o governo federal; fazer caravana pelo país.

Guinada – Deu certo o golpe de direção dado pela Renault, mudando o rumo comercial. Plantou nos mercados extra Europa e colheu, vendendo em 2012 quase 1,3M, mais de metade do seu total. Atestado do acerto, na Europa as vendas da marca caíram 18%.

Destaques – Brasil e Rússia são 2º e 3º mercados – lá, controlando a Autovaz, dos Lada, maior do país. Na Europa, por números e futuro, é o maior vendedor de veículos elétricos, 28% do mercado com Fluence Z.E. e Kangoo Z.E.

Anjo Amarelo - O Mercedes-Benz Classe A levou o maior prêmio automotivo da Alemanha, o Gelber EngelAnjo Amarelo, por ser o de preferência do mercado. Em imagem, símbolo de ótima soma entre design, imagem, custo x benefício, funcionalidade, eficiência, segurança, relação com o meio ambiente.
Aqui – No Brasil dia 30, em badalada festa em S Paulo. Venderá muito.

Lição – Ocupa o lugar mercadológico vislumbrado pela Mercedes, quando preencheu os níveis de entrada com o pioneiro e segundo Classe A. Cálculo certo, automóveis ótimos – derrotados pelo estilo. Embora mais avançado tecnologicamente o novo Classe A é o acaretamento da proposta inicial. Porque? Mercado aceita evolução, mas repele revolução.

Surpresa – Problemas não faltaram: ausência de produtos, atritos com a pequena rede de distribuição, aumento do IPI, do dólar, mas a Chrysler conseguiu crescer: 31% de expansão, em torno de 7 mil unidades vendidas.

Causa – Produtos, aumento da rede de revendas – de 25 para 40, e chegar a 55 neste ano. Quer crescer 40% (sic) com 10 mil vendas. Aposta no SUV Dodge Durango, Grand Cherokee turbo diesel, linha Jeep liderada pelo Compass. Mais que crescimento, é o sinal da volta ao mercado.

Prêmio – A FIPA – federação de jornalistas de automóveis da América Latina entregou prêmios durante o Salão de Detroit, em meio a executivos das marcas expositoras, recepcionada pela Univision Communications.“Auto de Las Americas”  foi o Hyundai i30; “SUV de Las Americas” eleito o Mazda CX-5. “Piloto de Las Americas”, Benito Guerra Jr, mexicano vencedor em 2012 de três rallies: Mexico, Argentina e Espanha.

Lama ? ... – A Audi inicia vender e apresenta o A6 Avant, station wagon como capaz de enfrentar terrenos difíceis... 20% do peso em alumínio, versões tração dianteira e allroad quattro com tração total e maior altura livre. Motor 3.0 V6, injeção direta, compressor mecânico, 310 cv de potencia e 440 Nm de torque, vai de 0 a 100 km/h e, 5,9s e final de 250 km/h. Transmissão de 7 marchas. Na lama por R$ 350 mil ? Só vendo.

Sobrevivência – Para evitar novo Tsunami, a General Motors acelera planos de demitir 20 mil metalúrgicos, e quer encerrar entendimentos com governo alemão e sindicato em fevereiro. Começa fechando a unidade de Bochum, onde faz novo Meriva, ao final de 2014. O entendimento anterior era parar em fins de 2016.

Evidências – Com a certeza de não ter outro socorro oficial como o ocorrido ao início do primeiro governo Obama quando praticamente estatizada, quer livrar-se dos problemas com luz vermelha. A Europa é um deles. As marcas alemã Opel e inglesa Vauxhall somam prejuízos bilionários, e em 2012 perdeu 14% de vendas contra a média de mercado de 8%.

Quanto ? – Dado não divulgado, o valor pago pela sueca SKF para manter seu adesivo nos carros de Fórmula 1 da Ferrari, onde está desde quando a Ferrari era oficininha em Modena. Valor não divulgado.

Vocação – A Peugeot patrocinará o Flamengo pelos próximos três anos. Tem tradição no campo, fundando o time de Sochaux, sua antiga sede. Fréderic Drouen, número 1 da marca entende, montadora e time comungam em comum o atual slogan Movimento e Emoção.

Responsabilidade – O Ford New Fiesta a ser produzido a partir de abril na velha e referencial planta do Jeep em São Bernardo do Campo, SP, sairá dos portões com grande responsabilidade: não comprometer a imagem do produto no restante do mundo. É o compacto mais vendido na Europa em 2012.

Pipoca – A Citroën projeta vídeos no teto de cinemas em Rio e S Paulo. Quer dar a sensação de amplitude visual consentida pelo para brisas Zenith do novo C3, com 80 graus de ângulo de visão. Um test drive virtual com a nova e exclusiva característica. O filme vai para as redes sociais. Quer ver fora do cinema ? http://www.youtube.com/watch?v=-2AsAr2vTFk

Presença – No ano de comemorações dos 60 anos oficiais no Brasil, a Volkswagen computa ser o maior fabricante de nossa indústria automobilística. Em 2012, 852.086 unidades e, no largo período, mais de 20 milhões.

Ocasião – Aproveitando as férias Peugeot faz promoção aos carros da marca: troca de óleo semi sintético do motor e filtro + inspeção de 22 itens a R$ 190 – direção, suspensão, freios, direção, ar condicionado.


Arrepio – Quase 500 mil pessoas acessaram o You Tube para ver o primeiro episódio dos quatro da historinha de disputa rediviva entre Nelson Piquet e Nigel Mansel, ex campeões de Fórmula 1, dirigindo o novo Ford Fusion. Produção cuidada, em muito lembra o inesquecível Grand Prix , filme de John Frankheimer em 1966. O segundo filmete, com apresentação técnica dos carros está em http://www.youtube.com/watch?v=dqcjxvH1AjE 

Trabalho – Além dos automóveis a JAC Motors distribuirá e depois montará pequenos caminhões – os VUC, veículos urbanos de carga - em sua futura fábrica baiana. Aproveitar as restrições de circulação impostas nas cidades.

T 140 – Produto tem peso bruto de até 3,5t, motor diesel 4 cilindros, Cummins, 2.8 e 140 cv. Quer vender 500 neste ano.

AjudaComprar uma Kawasaki ? O Consórcio da marca ajuda, com grupos desde a Ninja 300 com prestações de R$ 245,00 até a Ninja ZX-6R, a mensais de R$ 634. Mais ? atendimento@consorciokawasakibrasil.com.br 

Arte – Fugaz, trêfega, começou e já acabou a exposição em Genebra, Suiça, da TAG Heuer sobre os “50 Anos de Carrera”, sobre a ligação entre relógios e corridas de automóveis, surgida nos anos ’60 tomando por base a internacional e desafiante Carrera Pan Americana da década anterior.

No Ar – Para atenção de quem voa, o alemão Centro de Avaliação de Dados de Acidentes com Aeronaves a Jato (JADEC), classifica segurança das companhias aéreas.  
Mais segura é a finlandesa Finnair, e de nossas mais próximas, a portuguesa TAP é sétima. Única brasileira, distante, GOL em 57º lugar e a chilena TAM é 59ª. Está em www.aerointernational.de/service/sicherheitsranking/Aero-0213-Sicherheitranking-2012.pdf

Hobby – Phoenix Studio, empresa dedicada aos automóveis antigos, produziu o calendário Encontro das Máquinas 2013. Pedro Nossol fez ensaios com automóveis por ela restaurados, bonitas moças. Será item de coleção. A fim ? R$ 50 em http://www.phoenixstudio.com.br/Calendario-Encontro-Das-Maquinas-/Calendario/calendario-encontro-das-maquinas-2013-phst2013___316537-SIT.html

GenteJörg Henning Dornbush, carioca, empresário, novos rumos. OOOO Deu a grande guinada na BMW no Brasil, implantou produzir motos em Manaus e faz fábrica de automóveis em Santa Catarina. OOOO Saiu por razões não declaradas. OOOO

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