edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511 - Coluna 0413 23.11.2013 |
Mercedes CLA. A Mercedes vira a esquina
Um dos melhores
jornalistas especializados em automóvel no Brasil é o português Fernando
Campos. Mora em Goiânia onde produz o bom programa de TV Rodas & Motores. Talento desperdiçado, superior ao mercado, o
culto luso é analista de primeira qualidade. Dele é a chamada Teoria da Esquina, sintetizada como o
momento em que o desenvolvimento tecnológico chega a um ponto que se diferencia
do caminho comum, vira a esquina e cria nova avenida imediatamente frequentada.
Assim ocorreu com o Ford Modelo T, os Citroën 2 CV, 11L, ID/DS, o Volkswagen, o
Jeep, a Rural ...
A meu ver o Mercedes
CLA está nesta situação.
Recém apresentado no
Salão de Detroit, lançado na Mercedes-Benz Fashion Week, semana passada em
Berlim, lista de encomendas aberta e entregas a partir de abril.
O Porquê
É automóvel de
entrada para marca hoje dita Premium.
Motores de 1.6 a 2.0, 120 a 211 cv seguindo futuras regras européias,
transmissão mecânica, 7 marchas, de duas embreagens, funciona como automática.
O topo é versão AMG, e comercialmente várias versões diferenciando-se por
motorização casada com complementos de decoração, segurança e confortos. Motor
transversal, tração dianteira com opção de tração em todas as rodas.
Foge à ditatorial
simplificação ou do preço menor através da economia global, e do carro menor
ter desenho diferenciado, menos tecnologia, equipamento ou engenharia que o
médio ou o grande. O CLA não é um sub Classe A, posicionado em compartimento
superior, junto com os B, C, E e S.
Houve excepcional
cuidado no projeto, um desafio a todas as áreas, de projeto a construção,
incluindo desenvolvimento aerodinâmico, obtendo-se Cd 0,22, o menor da marca e
grande auxiliar de performance, redução de consumo e de emissões. Porta
invejável pacote de eletrônica e segurança, como veículos de maior classe e
cilindrada, em especial sistemas de frenagem baseados em radar, e pelo
entrosamento eletrônico para adequar-se aos usuários, de idade menor, e seus
equipamentos digitalizados.
Na prática a
Mercedes saiu do caminho anteriormente aberto – sem bons resultados com os
Classe A e B, em futurísticos desenhos, mas hoje falando a linguagem de estilo
da marca – e tomou uma via própria. O CLA é Mercedes em aparência e proposta
porém adequado a clientes desejando um Mercedes, ou entendendo não precisar de
carros maiores em tamanho, consumo e emissões – um dado que o mercado brasileiro
desconsidera.
Terá grande
amplitude, no caminho forçado pela legislação de auto preservação dos novos
tempos: carros e motores menores sem perder performance ou potência.
Ultrapassará as
fronteiras alemãs fornecendo base para a Nissan fazer modelo de entrada na
marca Infiniti, sua marca de luxo. Para nós, sul americanos, muita importância.
Como a Coluna antecipou em outubro, o
Nissan luxuoso e o CLA serão construídos em 2015 na fábrica que a Nissan
operará em Resende, RJ, no próximo ano.
Como dirá o
articulado Campos, “com o CLA viramos uma
esquina, ó pá”.
Mercado de
automóveis tem dobras e voltas inimagináveis. Uma delas se apresenta agora. A
Chery chegou ao Brasil representada pela Venko, braço de bem sucedida empresa
de fornecimento de merenda escolar. Montou rede com mais de 100 pontos, vendeu
quase 45 mil unidades. Porém a montadora chinesa achou que era muito mercado
para um representante, veio, assumiu o negócio, toca, importa e constrói
fábrica em Jacareí, SP.
Quando se pensou que
a Venko ficaria usufruindo do recebido no devolver o negócio, ela se acertou
com a compradora: representar a marca pelos pequenos comerciais da marca e
veículos maiores, não incluídos no plano de produtos da filial brasileira.
Utiliza a marca Rely e começa com 30 concessionários.
Os picapes são
restritos, com motor 1.0, 64 cv – potência inferior aos 1.0 brasileiros. Pelas
pretensões de transportar 800 kg de carga mais motorista e ajudante, os cavalos
chineses sofrerão. Outro produto em breve, Van 7 lugares, mesma motorização.
Diz a empresa, garantia de um ano ou 30 mil km; iniciar operações com
estoque de peças e componentes cobrindo 90% dos atendimentos. Preço do Rely
Pick-Up em R$ 29.990,00, – mesmo valor de picape VW Saveiro, motor 1.6.
Informa, das quatro marcas importadoras de miniutilitários chineses a
Rely estará no topo, com produtos com ar condicionado, direção hidráulica.
Estuda montá-los no Uruguai, onde tinha acordo comercial para montar o Chery
Tiggo quando o distribuía.
No primeiro semestre quer expandir a rede de distribuição pelo Sudeste e
Sul. Após, Norte e Nordeste e ampliar na região Centro-Oeste.
Roda-a-Roda
Padrão – Salão de Detroit, primeiro do ano,
sinalizou: novos carros não são 2013, mas 2014. Evitam o número 13 temido pelos
estadunidenses – ou, as montadoras seguiram o modelo político brasileiro.
Aqui – Apressados, sem pensar no país, apenas em interesses
pessoais, pulou-se o cronograma do ano de realizações, anterior ao ano de
campanha, e o ex presidente Lula, para evitar as explicações que a todos deve,
iniciou campanha: criou o factóide de espraiar sua capacidade de gestão, ao
humilhar o novo prefeito paulistano dando as regras; quer tutelar oficialmente
o governo federal; fazer caravana pelo país.
Guinada – Deu certo o golpe de direção dado pela Renault, mudando o rumo
comercial. Plantou nos mercados extra Europa e colheu, vendendo em 2012 quase
1,3M, mais de metade do seu total. Atestado do acerto, na Europa as vendas da
marca caíram 18%.
Destaques – Brasil e Rússia são 2º e 3º mercados – lá, controlando a Autovaz, dos
Lada, maior do país. Na Europa, por números e futuro, é o maior vendedor de
veículos elétricos, 28% do mercado com Fluence Z.E. e Kangoo Z.E.
Anjo
Amarelo - O Mercedes-Benz Classe A levou o maior prêmio automotivo
da Alemanha, o Gelber Engel – Anjo Amarelo, por ser o de preferência
do mercado. Em imagem, símbolo de ótima soma entre design, imagem, custo x benefício, funcionalidade, eficiência,
segurança, relação com o meio ambiente.
Aqui – No Brasil dia 30, em badalada festa em S Paulo.
Venderá muito.
Lição – Ocupa o lugar mercadológico vislumbrado
pela Mercedes, quando preencheu os níveis de entrada com o pioneiro e segundo
Classe A. Cálculo certo, automóveis ótimos – derrotados pelo estilo. Embora
mais avançado tecnologicamente o novo Classe A é o acaretamento da proposta inicial. Porque? Mercado aceita evolução, mas repele revolução.
Surpresa – Problemas não faltaram: ausência de produtos, atritos com a pequena
rede de distribuição, aumento do IPI, do dólar, mas a Chrysler conseguiu
crescer: 31% de expansão, em torno de 7 mil unidades vendidas.
Causa – Produtos, aumento da rede de revendas – de 25 para 40, e chegar a 55 neste ano. Quer crescer 40% (sic) com 10 mil vendas. Aposta no SUV Dodge Durango, Grand Cherokee turbo diesel, linha Jeep liderada pelo Compass. Mais que crescimento, é o sinal da volta ao mercado.
Causa – Produtos, aumento da rede de revendas – de 25 para 40, e chegar a 55 neste ano. Quer crescer 40% (sic) com 10 mil vendas. Aposta no SUV Dodge Durango, Grand Cherokee turbo diesel, linha Jeep liderada pelo Compass. Mais que crescimento, é o sinal da volta ao mercado.
Prêmio – A FIPA – federação de jornalistas de
automóveis da América Latina entregou prêmios durante o Salão de Detroit, em
meio a executivos das marcas expositoras, recepcionada pela Univision
Communications.“Auto de Las Americas” foi o Hyundai i30; “SUV de Las Americas” eleito o Mazda CX-5. “Piloto de Las Americas”, Benito Guerra Jr, mexicano vencedor em
2012 de três rallies: Mexico, Argentina e Espanha.
Lama ? ... – A Audi inicia vender e apresenta o A6 Avant, station wagon como capaz de enfrentar
terrenos difíceis... 20% do peso em alumínio, versões tração dianteira e allroad quattro com tração total e maior
altura livre. Motor 3.0 V6, injeção direta, compressor mecânico, 310 cv de
potencia e 440 Nm de torque, vai de 0 a 100 km/h e, 5,9s e final de 250 km/h.
Transmissão de 7 marchas. Na lama por R$ 350 mil ? Só vendo.
Sobrevivência – Para evitar novo Tsunami, a General Motors
acelera planos de demitir 20 mil metalúrgicos, e quer encerrar entendimentos
com governo alemão e sindicato em fevereiro. Começa fechando a unidade de
Bochum, onde faz novo Meriva, ao final de 2014. O entendimento anterior era
parar em fins de 2016.
Evidências – Com a certeza de não ter outro socorro oficial como
o ocorrido ao início do primeiro governo Obama quando praticamente estatizada,
quer livrar-se dos problemas com luz vermelha. A Europa é um deles. As marcas
alemã Opel e inglesa Vauxhall somam prejuízos bilionários, e em 2012 perdeu 14%
de vendas contra a média de mercado de 8%.
Quanto ? – Dado não divulgado, o valor pago pela sueca SKF
para manter seu adesivo nos carros de Fórmula 1 da Ferrari, onde está desde
quando a Ferrari era oficininha em Modena. Valor não divulgado.
Vocação – A Peugeot patrocinará o Flamengo pelos próximos três anos. Tem
tradição no campo, fundando o time de Sochaux, sua antiga sede. Fréderic
Drouen, número 1 da marca entende, montadora e time comungam em comum o atual
slogan Movimento e Emoção.
Responsabilidade – O Ford New Fiesta a ser produzido a partir de
abril na velha e referencial planta do Jeep em São Bernardo do Campo, SP, sairá
dos portões com grande responsabilidade: não comprometer a imagem do produto no
restante do mundo. É o compacto mais vendido na Europa em 2012.
Pipoca – A Citroën projeta vídeos no teto de cinemas em
Rio e S Paulo. Quer dar a sensação de amplitude visual consentida pelo para
brisas Zenith do novo C3, com 80 graus de ângulo de visão. Um test drive virtual com a nova e
exclusiva característica. O filme vai para as redes sociais. Quer ver fora do
cinema ? http://www.youtube.com/watch?v=-2AsAr2vTFk
Presença – No ano de comemorações dos 60 anos
oficiais no Brasil, a Volkswagen computa ser o maior fabricante de nossa
indústria automobilística. Em 2012, 852.086 unidades e, no largo período, mais
de 20 milhões.
Ocasião – Aproveitando as férias Peugeot faz
promoção aos carros da marca: troca de óleo semi sintético do motor e filtro +
inspeção de 22 itens a R$ 190 – direção, suspensão, freios, direção, ar
condicionado.
Arrepio – Quase 500 mil pessoas acessaram o You Tube para ver o primeiro episódio dos quatro da historinha de disputa rediviva entre Nelson Piquet e Nigel Mansel, ex campeões de Fórmula 1, dirigindo o novo Ford Fusion. Produção cuidada, em muito lembra o inesquecível Grand Prix , filme de John Frankheimer em 1966. O segundo filmete, com apresentação técnica dos carros está em http://www.youtube.com/watch?v=dqcjxvH1AjE
Arrepio – Quase 500 mil pessoas acessaram o You Tube para ver o primeiro episódio dos quatro da historinha de disputa rediviva entre Nelson Piquet e Nigel Mansel, ex campeões de Fórmula 1, dirigindo o novo Ford Fusion. Produção cuidada, em muito lembra o inesquecível Grand Prix , filme de John Frankheimer em 1966. O segundo filmete, com apresentação técnica dos carros está em http://www.youtube.com/watch?v=dqcjxvH1AjE
Trabalho – Além dos automóveis a JAC Motors distribuirá e depois montará
pequenos caminhões – os VUC, veículos urbanos de carga - em sua futura fábrica
baiana. Aproveitar as restrições de circulação impostas nas cidades.
T 140 – Produto tem peso bruto de até 3,5t, motor diesel 4 cilindros,
Cummins, 2.8 e 140 cv. Quer vender 500 neste ano.
Ajuda – Comprar
uma Kawasaki ? O Consórcio da marca ajuda, com grupos desde a Ninja 300 com
prestações de R$ 245,00 até a Ninja ZX-6R, a mensais de R$ 634. Mais ? atendimento@consorciokawasakibrasil.com.br
Arte – Fugaz, trêfega, começou e já acabou a exposição em Genebra, Suiça, da TAG
Heuer sobre os “50 Anos de Carrera”,
sobre a ligação entre relógios e corridas de automóveis, surgida nos anos ’60
tomando por base a internacional e desafiante Carrera Pan Americana da década anterior.
No Ar – Para atenção de
quem voa, o alemão Centro
de Avaliação de Dados de Acidentes com
Aeronaves a Jato (JADEC), classifica segurança das companhias aéreas.
Mais
segura é a finlandesa Finnair, e de nossas mais próximas, a portuguesa TAP é
sétima. Única brasileira, distante, GOL em 57º lugar e a chilena TAM é 59ª. Está em www.aerointernational.de/service/sicherheitsranking/Aero-0213-Sicherheitranking-2012.pdf
Hobby – Phoenix Studio,
empresa dedicada aos automóveis antigos, produziu o calendário Encontro das
Máquinas 2013. Pedro Nossol fez ensaios com automóveis por ela restaurados,
bonitas moças. Será item de coleção. A fim ? R$ 50 em
http://www.phoenixstudio.com.br/Calendario-Encontro-Das-Maquinas-/Calendario/calendario-encontro-das-maquinas-2013-phst2013___316537-SIT.html
Gente – Jörg Henning Dornbush, carioca,
empresário, novos rumos. OOOO Deu a
grande guinada na BMW no Brasil, implantou produzir motos em Manaus e faz
fábrica de automóveis em Santa Catarina. OOOO Saiu por razões não declaradas. OOOO
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