Durabilidade, desempenho, economia de combustível e baixos custos de
manutenção são alguns dos principais atributos que a Iveco oferece ao varejo
brasileiro com o novo Vertis HD, caminhão médio que a montadora apresentou) ao
mercado. Desenvolvido sob a ótica do cliente e diante dos mais rígidos
processos de produção, o Vertis HD chega em duas versões: 9 toneladas e 13
toneladas – cabine estendida, tendo como destaque o menor custo operacional da
categoria.
Produzido e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas, o novo Vertis HD é
um veículo de grande importância para a estratégia comercial da montadora. Para
se tornar ainda mais competitivo no mercado, em suas duas versões, o novo
Vertis HD carrega uma série de diferencias técnicos e componentes que garantem
versatilidade e facilidade de implementação, representando, assim, uma solução
perfeita para o transporte de vários tipos de carga.
Seu “sobrenome” HD – Heavy Duty – representa a robustez e confiabilidade do
produto, que tem significativa importância para a estratégia de mercado da
Iveco. Com ele, a montadora prevê ampliar para 7% seu market share no segmento
de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT. Trata-se de um mercado que tem
crescido de forma exponencial nos últimos anos, devendo atingir a marca de 45
mil unidades comercializadas apenas em 2013.
O novo Iveco Vertis HD já pode ser encontrado nas 109 concessionárias Iveco no
Brasil.
Diferenciais técnicos
Ciente
do que os clientes esperam de um caminhão médio, a Iveco começou a conceber o
Vertis HD no Centro de Desenvolvimento do Produto, em Sete Lagoas. Da concepção
à fabricação, foram necessários dois anos, que compreenderam 100 mil horas de
trabalho no desenvolvimento da estrutura e de uma série de novos componentes
que transformam o Vertis HD na melhor opção de compra do segmento.
O chassi do Vertis HD já revela sua estrutura reforçada e diferenciada,
diretamente inspirada no Iveco Tector, duas vezes eleito caminhão do ano pela
revista AutoData. Além de forte, ele demonstra a versatilidade do novo veículo,
com bitolas conforme padrão de mercado, possibilitando qualquer tipo de
implemento. O basculamento também foi facilitado por um novo sistema, que
também torna mais simples o travamento da cabine.
A economia de combustível, quesito em que o Vertis sempre foi best-in¬-class, é
assegurada pelos propulsores NEF 4, da FPT Industrial. Na adaptação para a
tecnologia Euro V, os motores ganharam redução de até 5,5% no consumo de
combustível em relação à versão Euro III. Em 100 mil km de testes comparativos,
feitos em estradas e trechos urbanos, o novo Vertis HD conseguiu economia de
até 11% em relação a concorrentes diretos.
Além da redução de consumo, os propulsores também tiveram incremento de
potência. O motor do Vertis HD 9 toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de
torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas – cabine
estendida, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177cv (maior potência
da categoria) e 570Nm @ 1.250 rpm para a versão 9 toneladas. No caso da 13
toneladas – cabine estendida, o motor tem potência máxima de 182 cv, compatível
com os principais competidores do mercado, e torque máximo de 610 Nm @ 1.300
giros.
Em ambos os veículos, a alta disponibilidade de torque em baixas rotações gera
maior prazer em dirigir, evitando constantes trocas de marcha e contribuindo
também para o consumo reduzido de combustível.
A sinergia com a Fiat Automóveis proporcionou ganhos extras no conforto
acústico do veículo. A Iveco contou com o trabalho da mesma equipe que fez do
Fiat Grand Siena uma referência em baixos índices de ruído interno, com
resultados igualmente significativos. “Fizemos um trabalho criterioso, de modo
que conseguimos posicionar o Vertis HD em um novo patamar nesse quesito”,
afirma Ugo Delfino, diretor de Engenharia do Produto da Iveco. Também para
aumentar conforto e dirigibilidade, foi introduzido um novo sistema de direção,
coxim de amortecimento e ajustador de tensão.
Destaque da versão 13 toneladas, a cabine estendida comporta 862 litros,
capazes de armazenar utensílios de uso pessoal do condutor e aumentar a
sensação de espaço na cabine. “Sabemos que os motoristas deste mercado
transitam continuamente durante o dia. A cabine, além de ser um grande
diferencial competitivo nesse segmento, reflete nosso zelo pelo bem estar
desses profissionais”, declara Alexandre Serretti, diretor da Plataforma de
Veículos Leves e Médios da Iveco.
Itens e valores
Além
de todos os componentes mecânicos e demais diferenciais estruturais, as duas
versões do Vertis HD contam com um grande número de itens de série, que
ressaltam ainda mais a excelentes relação custo benefício do novo caminhão da
Iveco. A lista inclui faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e
de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de
cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem,
regulagem de altura dos farois, cabine estendida (13 toneladas),
ar-condicionado (13 toneladas), predisposição para rádio (antena e
alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético, além de
vários porta-objetos.
Como opcionais, os veículos contam com rádio com CD Player MP3, segundo tanque
de combustível, preparação para tomada de força e ar-condicionado para a versão
9 toneladas.
Em relação aos principais concorrentes da categoria, o preço do novo Vertis HD
também se mostra muito atraente. A versão 9 toneladas chega às concessionárias
com preço público sugerido inicial de R$ 115 mil. Para a versão 13 toneladas,
os valores começam de R$ 135. “Além do preço competitivo e vários itens de
série, o novo Iveco Vertis HD vem com dois anos de
garantia, sendo 1 ano total e mais 1 ano para o trem de força (motor, caixa de
câmbio e diferencial). É algo que reforça a confiabilidade do nosso produto”,
diz Alcides Cavalcanti.
Como promoção de lançamento, a Iveco oferecerá gratuitamente aos clientes que
adquirirem o novo Vertis HD todas as trocas de filtros e óleos do motor pelo
período de 1 ano ou 90.000 Km, com mão de obra inclusa. Essa promoção será
válida para todas as compras realizadas até 31 de março de 2013.
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