Um novato com
duas décadas de experiência nas competições. Assim pode ser definido Edu Piano,
que terá em 2013 sua primeira experiência no automobilismo de circuitos. Aos 43
anos, o piloto paulistano, consagrado nas principais competições de rali, tem
participação confirmada no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Piano vai
pilotar o Ford Cargo número 44 de sua própria equipe, a Ford Racing
Trucks/Território Motorsports.
Piloto e preparador de veículos de competição, Edu Piano participa há 17 anos
do Rally dos Sertões, segundo maior rali do mundo. Um dos pioneiros da prova,
ele estabeleceu uma trajetória de sucesso, conquistando cinco títulos – em
2005, na classificação geral da categoria Carros, e quatro na Caminhões, em
2007, 2008, 2009 e 2011. Nos últimos 12 anos, defendeu a Ford Racing
Trucks/Território Motorsports, equipe oficial da Ford Caminhões.
Foi Piano quem montou o primeiro F4000 4x4 de rali do Brasil, no ano de 2002.
Desde então, trabalhou no desenvolvimento do caminhão, que levou a equipe a
seis títulos consecutivos da categoria Caminhões Leves no Rally dos Sertões.
Desde 2010, o piloto vem desenvolvendo também o Ford Cargo que pilotou em duas
edições da categoria Caminhões Pesados. A estreia na F-Truck representa o
primeiro desafio nas competições em asfalto.
“Estou no rali há quase 20 anos e senti a necessidade de desbravar novos
horizontes. Em 2007, quando pilotei um caminhão de rali pela primeira vez, veio
a vontade de participar da Fórmula Truck”, lembra Piano. “E agora posso
viabilizar o projeto e estrear na categoria com a minha equipe, estar no grid
será bem gratificante. Desde 2007 venho admirando a Truck de longe, é um
campeonato muito profissional, que sempre me instigou muito”.
O novo ambiente de competição exigiu adequações na estrutura da Território
Motorsports, que tem sede na cidade paulista de Tatuí. “Competir nas pistas é
totalmente diferente do off-road, então estamos adaptando a nossa estrutura
para a Fórmula Truck. Fizemos investimentos na equipe, contratamos novos profissionais
e agora estamos focados na montagem do caminhão”, conta Piano. “Já estamos na
fase final de ajustes”.
Os primeiros testes deverão acontecer ainda em janeiro. “Vamos fazer alguns
treinos neste mês em Londrina. A experiência que tenho como piloto e preparador
de carros e caminhões no rali tem ajudado muito, mas vai ser um ano de
aprendizado e adaptações. A curto prazo, pretendo me adaptar à Truck, para a
médio e longo prazo brigar entre os ponteiros. Nós vamos nos dedicar
intensamente em busca de resultados e evolução”, estipula o piloto.
CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de
Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril –
Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho
– Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG);
13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro –
Brasília (DF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário