Celebrando seu retorno oficial ao Dakar, a Michelin, uma
das maiores fabricantes mundial de pneus, conquistou vitórias em todas as
categorias da competição na edição 2013, igualando o desempenho obtido em 2001.
Calçados com pneus Michelin, os participantes mostraram que a fabricante
francesa respondeu plenamente às exigências deste teste extremo, o que exige
pneus seguros, robustos e versáteis. Os pneus Michelin Latitude C, na categoria
de carros, o Bibmousse e Michelin DesertRace na categoria de motos e o XZL
Michelin para caminhões, permitiram aos pilotos, por várias vezes, fazerem um
caminho seguro, por mais que as condições do tempo estivessem desfavoráveis.
O Dakar 2013 também ofereceu à Michelin a oportunidade de
mostrar suas ações, que ilustram o compromisso do Grupo coma segurança na
rodovia e respeito ao meio ambiente. Educar os cidadãos sul-americanos sobre as
dez regras de ouro de boa condução - elaborado em parceria com a FIA - é um dos
aspectos principais do programa da empresa de responsabilidade social
corporativa.Além disso, todos os pneus usados pelos participantes no DAKAR 2013
serão reutilizados: 58% servirão para produzir energia e 42% deles serão utilizados
na produção de asfalto e outras superfícies.
Categoria
Carros: robustez e polivalência como resultado
O francês Stéphane Peterhansel (foto) foi
o vitorioso na categoria de carros, dirigindo um MINI All4 Racing Dakar
X-Raid.Ele conseguiu seu 11º titulo no Rally Dakar - 5 títulos na categoria
carro e 6 na categoria moto. Isso tudo coloca a Michelin no degrau mais alto do
pódio, em seu retorno ao Dakar neste ano.
O novo pneu LATITUDE C, utilizado nesta categoria, provou
ser suficientemente robusto para os milhares de quilômetros de terrenos
variados que vão desde trilhas rochosas a superfícies compostascomo areia,
tendo também as restrições mecânicas exercidas pelo peso dos veículos de
potência e torque em seu passo. Ao mesmo tempo, o pneu provou ser muito
versátil e de fácil adaptação às condições extremas, por vezes encontradas durante
o inverno e temperaturas escaldantes do deserto, de modo a ser capaz de
atravessar as dunas e manter elevada a velocidade em pistas de terra.
Esses são os mesmos problemas que os motoristas da América do Sul passam
todos os dias, uma vez que apenas 20% de suas rodovias são asfaltadas.
Categoria
de Motos: maior tração e durabilidade
Os modelos Michelin Desert Race e Michelin Bibmousse
compuseram o perfil agressivo das equipes de motocicletas da Michelin, que juntamente
com os pilotos, ganharam cada etapa do Dakar 2013. O sucesso de Cyril Despres (foto), com
sua KTM 450cc, foi uma recompensa que o piloto recebeu por não ter medido
esforços e não ter poupado a máquina do começo ao fim da competição. O MICHELIN
Bib mousse, projetado para uso em pneus de competição off-road, foi confirmado,
mais uma vez, como uma grande vantagem para os condutores do Dakar. Este
produto, altamente tecnológico, substitui o ar no interior do pneu, eliminando
o risco de perfuração e otimizando o seu desempenho.
Categoria
Caminhões: Michelin XZL garantiu a tração exemplar
Há duas décadas, o MICHELIN XZL tem sido a escolha de
mais de 70% dos competidores do Dakar. Este pneu MICHELIN, projetado para
veículos pesados, destaca-se pelo seu desempenho em terrenos arenosos e
barrentos. “Ele proporciona tração exemplar, mesmo no caso de motores de alto
torque, e pode resistir às grandes cargas”, explica Couasnon. O desempenho do
MichelinXZL contribuiu para o trio russo da equipe KAMAZ, parceiro histórico da
Michelin no rali mais extremo do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário