A 24 Horas de Daytona durou 14 horas para a Dener
Motorsport. Os dois Porsches 911 GT3 Cup inscritos pela equipe brasileira se
retiraram da corrida por pane mecânica, encerrando prematuramente a expectativa
de conseguir um resultado semelhante ao alcançado em 1998, quando terminou em
quarto lugar na categoria GT2. O carro número 21, tripulado por Felipe
Giaffone/Nonô Figueiredo/Ricardo Maurício/Rubens Barrichello/Tony Kanaan
abandonou quando era 16º na classe GT, após percorrer 352 voltas; o número 20,
de Clemente Lunardi/Constantino Júnior/Marcel Visconde/Nonô Figueiredo/Ricardo
Maurício parou após 386 voltas, quando fazia boa recuperação e era 25º.
Mesmo com a parada dos dois carros, Dener Pires, diretor da Dener Motorsport e
do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, considerou positiva a participação da
equipe genuinamente brasileira na 24 Horas de Daytona. "Lutávamos por um
bom resultado e esperávamos ver os dois carros recebendo a bandeirada. Mas considero
muito positiva a nossa participação. Trouxemos toda a equipe do Brasil e
estivemos no mesmo nível das equipes que disputam toda a temporada do Grand-Am,
um dos campeonatos mais competitivos do mundo", analisa.
As expectativas da Dener Motorsport sofreram um abalo ainda no procedimento de
largada. Nonô Figueiredo, que largaria no carro número 20, precisou levar o
Porsche ao box no final da volta de aquecimento: o flexível do freio dianteiro
esquerdo havia quebrado. A peça, inteiramente nova e instalada no carro
especialmente para esta corrida, precisou ser trocada antes mesmo do início da
prova. Nonô saiu do box com 19 voltas de atraso em relação ao líder da
categoria GT. Marcel, Lunardi e Constantino assumiram o volante nas paradas
seguintes. A corrida de recuperação do Porsche número 20 terminou quando o
carro estava em 25º lugar na GT. No carro 21, Ricardo Maurício largou e
imprimiu um ritmo forte até entregar o carro a Barrichello. Durante o turno de
Barrichello, um desarranjo eletrônico fez o acelerador ficar com 68% de sua
capacidade, fazendo o carro perder desempenho. O problema foi resolvido na
parada para reabastecimento e, com Tony Kanaan ao volante, o carro 21 iniciou a
reação. Felipe Giaffone e, depois, novamente Barrichello assumiram o volante
até que a falha do motor obrigasse ao abandono quando ocupavam o 16º lugar na
categoria GT.
Mesmo com os problemas mecânicos sofridos pela equipe, a Dener Motorsport saiu
fortalecida do desafio das 24 Horas. "A experiência adquirida aqui em
Daytona foi extremamente enriquecedora. Tudo o que fizemos e aprendemos aqui
vai ser útil tanto nas futuras participações em provas de endurance quanto no
trabalho do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil."
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