A PSA Peugeot Citroën realizou no seu Centro de Produção
de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, o Lançamento Industrial do Peugeot
208, que marca o início de produção em série no Brasil do novo carro. A
cerimônia contou com a participação do Governador do Estado do Rio, Sérgio
Cabral, de Philippe Varin, Presidente Mundial (CEO) da PSA Peugeot Citroën,
Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën. O
lançamento contou ainda com a presença especial de Thierry Peugeot, Presidente
do Conseil de Surveillance da PSA Peugeot Citroën, que veio da França
especialmente para acompanhar o início de produção. Outros executivos do Grupo
PSA, autoridades, funcionários da empresa e convidados assistiram ao evento.
Para lançar o novo Peugeot 208 no Brasil, a PSA Peugeot
Citroën investiu cerca de R$ 800 milhões no desenvolvimento do carro e na
adaptação do Centro de Produção de Porto Real para produzi-lo. No total, foram
três anos de trabalho que integrou uma equipe de 780 pessoas baseadas no
próprio Centro de Produção e no Latin America Tech Center – o Centro de
Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën, que tem sede no
Brasil.
O Peugeot 208 utiliza a mais moderna plataforma compacta
mundial do Grupo PSA e foi desenvolvido para ser leve, espaçoso e aerodinâmico.
O carro conta com os mais novos motores flexfuel produzidos pela PSA Peugeot
Citroën no Brasil, possui acabamento de qualidade superior, uma inovadora
central multimídia e design que expressa os novos códigos de estilo da Peugeot
– marcados pelo novo conjunto ótico, moldura da entrada de ar, lateral de
desenho limpo e traseira com lanternas em forma de bumerangue. Um design
extremamente moderno que se perpetua no tempo.
O Centro de Produção de Porto Real, que completa no dia
1º de fevereiro 12 anos de atividades e vem passando por um projeto de
ampliação de capacidade, recebeu várias inovações e equipamentos para produzir
um projeto tão avançado como o do Peugeot 208. As linhas de produção foram
ampliadas e, no total, ganharam 83 novos robôs.
Entre os novos equipamentos e evoluções, pode-se
destacar, entre outros:
Sistema de soldagem automática a laser do teto e tampa
traseira
Processo automático de produção de portas, capô e tampa
traseira
Sistema de colagem automática do amplo teto de vidro
Cielo
Medição dimensional a laser da carroceira integrada ao
processo da Chaparia
Integração da produção dos subconjuntos da plataforma
Cabine de pintura com Cataforese “verde”
A produção brasileira do Peugeot 208 atenderá ao mercado
nacional e também será destinada a exportação.
Forte plano de investimentos no Brasil entre 2010 e
2015
O lançamento do Peugeot 208 no Brasil integra o Plano de
Investimentos plurianual que está sendo realizado pela PSA Peugeot Citroën no
país, de cerca de 240 milhões de euros (R$ 575 milhões) por ano, como
confirmado pelo Grupo em 2012. Este plano inclui o Desenvolvimento e Lançamento
de novos veículos e motores e a ampliação da capacidade de produção do Centro
de Produção de Porto Real.
O complexo industrial do Grupo PSA no Brasil está
passando por obras e recebendo novos equipamentos para ter sua capacidade
ampliada, em uma primeira fase, de 29 veículos/hora para 40 veículos/hora. Com
isso sua capacidade de produção passará para 220.000 veículos por ano, contra
as atuais 150.000 unidades, em três turnos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário