quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PSA Peugeot Citroën inicia produção em série do Peugeot 208 no Brasil



A PSA Peugeot Citroën realizou no seu Centro de Produção de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, o Lançamento Industrial do Peugeot 208, que marca o início de produção em série no Brasil do novo carro. A cerimônia contou com a participação do Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, de Philippe Varin, Presidente Mundial (CEO) da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën. O lançamento contou ainda com a presença especial de Thierry Peugeot, Presidente do Conseil de Surveillance da PSA Peugeot Citroën, que veio da França especialmente para acompanhar o início de produção. Outros executivos do Grupo PSA, autoridades, funcionários da empresa e convidados assistiram ao evento.

Para lançar o novo Peugeot 208 no Brasil, a PSA Peugeot Citroën investiu cerca de R$ 800 milhões no desenvolvimento do carro e na adaptação do Centro de Produção de Porto Real para produzi-lo. No total, foram três anos de trabalho que integrou uma equipe de 780 pessoas baseadas no próprio Centro de Produção e no Latin America Tech Center – o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën, que tem sede no Brasil.

O Peugeot 208 utiliza a mais moderna plataforma compacta mundial do Grupo PSA e foi desenvolvido para ser leve, espaçoso e aerodinâmico. O carro conta com os mais novos motores flexfuel produzidos pela PSA Peugeot Citroën no Brasil, possui acabamento de qualidade superior, uma inovadora central multimídia e design que expressa os novos códigos de estilo da Peugeot – marcados pelo novo conjunto ótico, moldura da entrada de ar, lateral de desenho limpo e traseira com lanternas em forma de bumerangue. Um design extremamente moderno que se perpetua no tempo.

O Centro de Produção de Porto Real, que completa no dia 1º de fevereiro 12 anos de atividades e vem passando por um projeto de ampliação de capacidade, recebeu várias inovações e equipamentos para produzir um projeto tão avançado como o do Peugeot 208. As linhas de produção foram ampliadas e, no total, ganharam 83 novos robôs.

Entre os novos equipamentos e evoluções, pode-se destacar, entre outros:
Sistema de soldagem automática a laser do teto e tampa traseira
Processo automático de produção de portas, capô e tampa traseira
Sistema de colagem automática do amplo teto de vidro Cielo
Medição dimensional a laser da carroceira integrada ao processo da Chaparia
Integração da produção dos subconjuntos da plataforma
Cabine de pintura com Cataforese “verde”

A produção brasileira do Peugeot 208 atenderá ao mercado nacional e também será destinada a exportação.


Forte plano de investimentos no Brasil entre 2010 e 2015

O lançamento do Peugeot 208 no Brasil integra o Plano de Investimentos plurianual que está sendo realizado pela PSA Peugeot Citroën no país, de cerca de 240 milhões de euros (R$ 575 milhões) por ano, como confirmado pelo Grupo em 2012. Este plano inclui o Desenvolvimento e Lançamento de novos veículos e motores e a ampliação da capacidade de produção do Centro de Produção de Porto Real.
                                                                                        
O complexo industrial do Grupo PSA no Brasil está passando por obras e recebendo novos equipamentos para ter sua capacidade ampliada, em uma primeira fase, de 29 veículos/hora para 40 veículos/hora. Com isso sua capacidade de produção passará para 220.000 veículos por ano, contra as atuais 150.000 unidades, em três turnos.

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