A Mercedes-Benz do Brasil atingiu o marco histórico de
10.000 caminhões produzidos em sua planta de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com
isso, a unidade corresponde à expectativa inicial para os seus primeiros anos
de operação, cujo volume anual de produção está previsto entre 10 e 12 mil
unidades dos caminhões leves Accelo e dos extrapesados Actros.
“A Empresa manteve inalterado
o programa de produção em Juiz de Fora no ano passado, bem como o seu plano de
investimentos, o maior do segmento no País”, afirma Jürgen Ziegler, presidente
da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina. “Como resultado disso,
estamos muito felizes em inaugurar as áreas de Montagem Bruta de Cabinas e de
Pintura na nossa planta mineira, obras que foram concluídas dentro do
cronograma inicialmente previsto”.
De acordo com Jürgen Ziegler,
a Empresa está otimista com a retomada de crescimento do mercado e mantém a
expectativa de produção de 10 a 12 mil caminhões por ano em Juiz de Fora.
“Nesse sentido, estamos contratando mais 140 funcionários para esta unidade,
que serão alocados nas áreas de produção de caminhões”.
Com investimento de R$ 450
milhões, a fábrica de Juiz de Fora foi transformada e preparada para a produção
de caminhões Accelo e Actros num tempo recorde de 18 meses, entrando em
operação em 2012.
Com a planta de Juiz de Fora e
com o aumento de capacidade de produção em São Bernardo do Campo, a Empresa
está preparada para atender às demandas do mercado. "Esse é um pilar
estratégico para que a Mercedes-Benz do Brasil seja uma empresa ainda mais
ágil, mais forte e mais competitiva. Além disso, reafirmamos a nossa importância
dentro do Grupo Daimler e o forte comprometimento de mais de 60 anos com a
América Latina", destaca Jürgen Ziegler.
Inovação na produção de caminhões
“A planta de Juiz de Fora é uma síntese do que há de mais
moderno e inovador em termos de produção de caminhões em todo o mundo”, afirma
Ronald Linsmayer, vice-presidente & Chief Operational Officer de caminhões
na Mercedes-Benz do Brasil. A Empresa realizou profundos estudos e análises
sobre modelos industriais existentes no Brasil e em outros países, tanto em
fábricas do Grupo Daimler, como de outras empresas do setor.
Diversos benchmarkings e kaizens foram realizados para identificar os
melhores métodos relacionados especialmente à fabricação e à logística. Com
isso, chegou-se a uma configuração de alta produtividade e flexibilidade.
Atividades essenciais, como produção e controle da qualidade, ficam a cargo de
profissionais da própria Empresa, o que permite à Mercedes-Benz assegurar o
elevado padrão mundial de qualidade dos caminhões da marca. Outras atividades,
executadas por terceiros, têm o planejamento feito por profissionais da
Mercedes-Benz, garantindo a qualidade necessária.
Um diferencial do inovador conceito de produção da nova
unidade é a fabricação de dois produtos completamente distintos numa mesma
linha de montagem, um caminhão leve e outro extrapesado. Isso demonstra a
grande flexibilidade da unidade, bem como a otimização dos processos e da
logística interna.
Foi estabelecido na planta um parque industrial de
fornecedores – o I-Park, área na qual estão sediadas quatro empresas provedoras
de componentes e submontagens: Iochpe Maxion, Randon, Seeber e Grammer. Este
conceito possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes conjuntos, em forma de
kits, diretamente na linha de montagem, seguindo o conceito just-in-sequence.
Total sinergia com a
planta de São Bernardo do Campo
Em Juiz de Fora, a Mercedes-Benz produz os modernos
caminhões leves Accelo, projeto totalmente brasileiro, e também os extrapesados
Actros, top de linha da marca em tecnologia, segurança e conforto. São 176.000
metros quadrados de área útil numa área total de 2.800.000 metros quadrados.
A nova unidade trabalha em total sinergia com a planta de
São Bernardo do Campo, que produz os caminhões Atego, Atron e Axor, além de chassis
de ônibus e agregados, como motores, câmbios, eixos. Ambas as plantas estão
integradas ao mesmo sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz no
mundo.
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