quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rally Piocerá: areia e pedras caracterizaram a 2ª etapa da competição



Perto do que os competidores enfrentarão na prova de hoje, 24, o segundo dia do 26º Rally Piocerá pôde ser considerada "light". O rali desta quarta-feira, 23, teve 168 quilômetros e foi realizado entre as cidades de Pedro II, PI, e Ubajara, CE. O evento terminará nesta sexta-feira, 25, quando alcançar a capital, Fortaleza, CE.

Para adentrar o trecho cronometrado, os mais de 600 participantes se dirigiram para a região do Morro do Gritador, de onde seguiram para a descida do Caranguejo em direção ao vilarejo de Alto Alegre. Estreando no certame, a Niterói Rally Team está cumprindo com a estratégia traçada. "O Piocerá é uma disputa de longa duração, portanto, se houver euforia na busca de um bom resultado, o risco de fracasso é muito alto. Desta forma, optamos por um comportamento ponderado, sabendo identificar os momentos certos de atacar. Queremos preservar o veículo, sem causar danos por conta de um exagero na pilotagem. Inteligência em um rali de regularidade representa 70% de uma vitória", explicou o piloto Ricardo Barra.

E esta se fez a melhor escolha na 2ª etapa, que teve seis horas de navegação, em terreno arenoso, típico do Nordeste brasileiro. "Tivemos diversos balaios com médias altas de velocidade. Isso demandou astúcia da dupla que trabalhou em proporções iguais ao longo de todo o roteiro. Devido ao piso de areia (pesada), o pneu do carro girava em falso, e isso exigiu um esforço extra para não perder a medição correta do hodômetro... Qualquer metro errado, resultaria em perda de pontos que não teríamos como recuperar mais", descreveu o navegador Matheus Mazzei.



Mas não foi só isso... Um caminho cheio de travessias de rios secos e pedras escondidas na areia pediu mais cuidados dos off-roaders (a fim de evitar furos nos pneus). Algumas subidas fizeram parte do roteiro, já que Ubajara está localizada na Serra de Ibiapaba. 

Superados todos os desafios, Barra e Mazzei já pensam na 3ª etapa que terá 11 horas de duração. Serão 404 quilômetros até o município de Guaramiranga, CE. "Nesta quinta-feira todo o conjunto será exigido, o carro principalmente, pois precisará manter seu bom desempenho por várias horas seguidas... Daí o motivo de poupá-lo nos primeiros dias de rali. Também colocaremos em teste a nossa resistência física e emocional... Estamos prontos para essa empreitada", encerrou Barra. 


Programação - 26º Rally Piocerá


24 de janeiro - quinta-feira
3ª etapa - Ubajara a Guaramiranga, CE = 404 quilômetros 

16h29 - chegada em Guaramiranga, CE, em frente ao Teatro Raquel de Queiroz

Briefing - Teatro Raquel de Queiroz
20h às 20h30 - briefing para Motos
21h às 21h30 - briefing para Motos Rally, Quads e Carros 4x4

25 de janeiro - sexta-feira
4ª etapa - Guaramiranga a Fortaleza, CE = 208 quilômetros 

08h - largada Oficial em frente ao Teatro Raquel de Queiroz.
13h34 - chegada em Fortaleza, no Centro de Eventos, Av. Washington Soares
17h - show da Equipe Força e Ação - Honda
22h - entrega dos resultados e festa de premiação - Complexo América do Sol, Av. Washington Soares, 6120, Cambeba


Nenhum comentário:

Postar um comentário