A Audi está
expandindo sua linha RS com o RS7 Sportback, que faz sua estreia mundial
durante a edição 2013 do Salão de Detroit, nos EUA. Com um motor 4.0 TFSI
biturbo, que produz 560 cv de potência e 71,4 mkgf de torque, o cupê de quatro
portas garante uma dinâmica em sua maior magnitude. A arrancada até os 100 km/h
é feita em apenas 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima, opcionalmente,
pode chegar a incríveis 305 km/h. Apesar do desempenho de superesportivo, o RS
7 alcança o moderado consumo médio de 10,2 km/l. O modelo está previsto para
ser comercializado inicialmente na Europa no segundo semestre deste ano e deve
chegar no Brasil primeiro trimestre de 2014.
Design estético,
tecnologia inovadora e esportividade impressionante: o RS 7 Sportback, o
cupê de quatro portas grande da Audi, combina muitos poderes para produzir uma
fascinante personalidade. Seu coração é o 4.0 TFSI, que leva a estratégia de
downsizing da Audi à categoria topo de linha. O biturbo V8 desloca 3.993 cm³ e
desenvolve uma força incrível, com 560 cv disponíveis entre 5.700 e 6.600 rpm.
O constante torque de 71,4 kgfm é entregue já às 1.750 rpm, se estendendo às
5.500 rpm.
Por ter sido
rigorosamente projetado para baixa oscilação de cargas e baixa perda no fluxo
de força, o motor de 4 litros e alta rotação desenvolve sua força de maneira
rápida e espontânea. Os cabeçotes dos cilindros têm o lado de exaustão na parte
interna e o de admissão na parte externa. Os dois turbocompressores do tipo
twin-scroll, que produzem 1,2 bar de pressão, estão situados junto ao
intercooler, na parte interna da bancada dos cilindros. Isso faz com que as os
gases de escape que os acionam tenham um percurso curto e assim ótima resposta.
O gerenciamento específico dos motores da gama RS também contribui para a
dinâmica única do V8 biturbo. Borboletas comutáveis no sistema de exaustão
deixam o som do motor ainda mais encorpado ao toque de um botão, ou durante uma
aceleração contundente. A Audi também oferece opcionalmente sistema de escape
esportivo.
O RS 7 dispara
até os 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Como padrão, a Audi limita a velocidade
máxima em 250 km/h, mas a marca pode saltar para 280 km/h com o Dynamic Package
ou 305 km/h, quando o RS 7 for equipado com o Dynamic Package Plus.
Mesmo tal
performance não impede que o modelo top da linha A7 atinja a frugal marca de
10,2 km/l de consumo de combustível – nível conquistado em parte pelo sistema
start-stop e pelo inovador gerenciamento de cilindros.
Batizado de COD
(Cylinder On Demand), o recurso desativa os cilindros 2, 3, 5 e 8 nos momentos
de pouca ou média necessidade de força, fechando suas válvulas por atuadores
eletromecânicos. Assim, o 4.0 TFSI atua como um motor de quatro cilindros, até
que o condutor acelere mais forte. Toda essa operação leva poucos
centésimos de segundo, e ocorre de maneira tão suave e rápida que mal pode ser
escutada ou sentida pelos ocupantes.
Coxins de motor
ativos, outra sofisticada solução da Audi, usam contra oscilação defasada para
compensar as ligeiras vibrações que ocorrem durante a operação dos quatro
cilindros. A tecnologia COD reduz o consumo de combustível em cerca de 5%, e
economias de até 10% podem ser alcançadas numa tocada mais moderada.
A transmissão
Tiptronic de oito velocidades é especialmente afinada para casar com a
esportividade do RS 7 Sportback. O piloto pode escolher entre os modos D e S,
ou mudar as marchas manualmente usando os shift paddles atrás do volante ou na
alavanca, que exibe um exclusivo design. Enquanto as marchas mais baixas têm
escalonamento curto para uma resposta esportiva, a oitava marcha é longa como
um overdrive, em busca de economia de combustível.
O Audi RS 7 vem
de fábrica com a tração integral quattro, que é uma inegável vantagem sobre
seus competidores de tração em apenas duas rodas em relação à segurança. No
coração do sistema quattro está um diferencial central com bloqueio e um
resfriador de óleo separado, para regular sua temperatura. O recurso distribui
a força do motor para os eixos conforme a necessidade de tração – a
configuração padrão é de 60% para as rodas de trás e 40% para o eixo dianteiro.
Um inteligente
software de torque vetorial colabora no trabalho do diferencial, freando
minimamente as rodas com menor aderência quando se atinge o limite das curvas.
A Audi também oferece um diferencial esportivo para o eixo traseiro, que usa
duas engrenagens sobrepostas para distribuir a força entre as duas rodas.
O Audi RS 7
Sportback vem de série com rodas de liga-leve aro 20, mas pode ser equipado com
um conjunto de 21 polegadas, em três opções de design.
Poderosos freios
estão localizados atrás das enormes rodas. Os quatro discos ventilados
internamente são de 390 mm, mordidos por pinças de seis pistões – originalmente
pontadas de preto, podem vir em vermelho. Opcionalmente, a Audi oferece discos
de cerâmica de 420 mm. Já o controle de estabilidade (ESC – Electronic
Stability Control) tem o modo Sport, e pode ser completamente desabilitado.
Equipado com
suspensão a ar, que harmoniza perfeitamente com o caráter dinâmico do cupê, o
novo RS 7 Sportback é esportivo, e ainda assim confortável. A suspensão ativa
do carro rebaixa a carroceria em 20 mm. Amortecedores adaptativos ajustam o
comportamento da suspensão de acordo com a condição da estrada, o estilo de
direção do motorista e o modo selecionado no Audi Drive Select.
A Audi ainda
disponibiliza uma suspensão mais firme, com o Dynamic Ride Control (DRC), como
alternativa à suspensão a ar. Ela utiliza molas de aço e amortecedores
ajustáveis em três estágios, que são conectados um ao outro por linhas
diagonais de óleo e uma válvula central. Outra opção, que também pode ser
integrada ao Audi Drive Select, é a direção dinâmica com variação contínua. Trata-se
de uma direção eletromecânica convencional, mas sintonizada especialmente para
o RS 7.
A carroceria do
RS 7 Sportback é construída com 20% de alumínio, e leva em muitas partes aços
de alta e ultra resistência. Sua elevada rigidez torcional é a base para uma
dirigibilidade precisa, excelente construção e para uma cabine livre de ruídos
externos.
A
individualidade do RS 7 é imediatamente identificada. Uma série de detalhes únicos
de design dá um contorno esportivo às suas linhas fluídas. Isso inclui
para-choques exclusivos e grade do tipo colmeia na frente, enquanto a traseira
exibe um enorme difusor e duas pronunciadas saídas de escapamento.
O Audi RS 7 está
disponível em dez cores exteriores, incluindo a nova Nardo Gray e o acabamento
Daytona Gray. Dois pacotes de personalização – baseados em alumínio ou carbono
– customizam ainda mais o modelo, trazendo o emblema “quattro” estampado na
base da grade frontal. Outros itens de personalização são os retrovisores
externos cobertos com fibra de carbono e faróis com todas as luzes em LEDs.
A dinâmica
elegante do RS 7 é levada para seu interior. O painel de instrumentos tem fundo
negro, com escalas em branco e ponteiro vermelho – decorado ainda com o
logotipo “RS 7” no conta-giros. A chave, o volante de três raios, as soleiras
das portas e o display da central multimídia (MMI) também levam a marca. O
condutor ainda conta com um “shift light”, que lhe indica quando a rotação máxima
foi atingida, exigindo a troca de marcha. Há, ainda, um mostrador para pressão
do turbo e temperatura do óleo, além de cronômetro.
O interior do RS
7 também se diferencia pelo uso de certos materiais, como o alumínio nos pedais
e no seletor do MMI, enquanto outros elementos são acabados em “black piano”.
O RS 7 Sportback
traz como padrão bancos esportivos com laterais pronunciadas, apoios de cabeça
integrados e logotipos “RS 7”. Eles são forrados com uma combinação de couro e
Alcântara, enquanto a seção central tem costura prata. Os bancos também podem,
opcionalmente, ser forrados com couro acolchoado Valcona, tanto em preto quando
em cinza.
A capacidade do
porta-malas vai de 535 a 1.390 litros, dependendo da posição dos encostos.
O último lançamento
da marca carrega uma generosa lista de equipamentos de fábrica, incluindo
faróis de xenon, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de
estacionamento, ar-condicionado digital de três zonas e piloto automático. Nas
configurações mais completas, o cupê de quatro portas traz head-up display, som
da Bang & Olufsen, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros itens.
O Audi RS 7
Sportback também ampliará a gama RS da Audi no Brasil, onde desembarcará em
janeiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário