A grande
quantidade de fornecedores envolvidos, o elevado nível de exigência quanto ao
prazo de entrega e a diversidade de peças fazem com que o processo logístico no
setor automotivo muitas vezes se torne um desafio. A Scania, referência mundial
em veículos pesados, desenvolveu, em parceria com seu provedor logístico, a
Cargolift, um projeto para otimizar seu sistema Milk Run – sistema de coletas
programadas de peças e materiais realizadas em um ou mais fornecedores.
Após pré-estudo
e uma série de análises, a Scania e a Cargolift identificaram a possibilidade
de utilizar um modelo bitrem de 30 metros, em vez de dois caminhões, para
realizar a coleta de materiais dos fornecedores que fazem parte da rota sul do
sistema Milk Run da fabricante. “Com o bitrem conseguimos consolidar a carga de
forma mais adequada, e assim é possível otimizar o transporte, principalmente
em viagens de longa distância”, explica Wagner Varela, chefe da área de
Transport Managment da Scania.
Segundo Varela,
o objetivo do novo processo é melhorar a estrutura do sistema e fazer uso
racional dos veículos disponíveis para a operação. “Fazemos análise do volume
de materiais que cada empresa fornece e então identificamos em qual região se
justifica o uso de bitrens”. Dessa forma, é possível utilizar o caminhão mais
adequado para cada operação ao redor do País.
Benefícios
para todos
Para Varela, o
uso pioneiro de bitrens em operação logística pode contribuir tanto para um
transporte mais sustentável quanto para redução de custos e melhor
aproveitamento da frota. “Ao utilizar bitrens em operações nas quais
inicialmente seriam usados dois caminhões, é possível obter redução
significativa na emissão de poluentes e no consumo de combustível”, explica.
“Também há gasto menor de pneus e de outros componentes do veículo, assim como
redução no custo do frete.”
De acordo com
Markenson Marques, diretor-presidente da Cargolift, com o uso de bitrens no
sistema Milk Run também é possível obter alto índice de produtividade, pois os
fornecedores devem estar preparados para receber o veículo. “Há disciplina
maior de todos os envolvidos na corrente logística de rotas operadas por
bitrens, porque, além de ter de respeitar o planejamento da coleta do Milk Run,
há restrições quanto aos horários que os bitrens podem transitar e aos locais
de manobrabilidade.”
Marques ainda
explica que a nova lei que exige que o motorista tenha tempo de descanso maior
entre viagens favoreceu a decisão pelo uso de bitrens no sistema Milk Run da
Scania. Por lei, o bitrem de 30 metros só pode trafegar durante o dia, o que
coincide, de acordo com a nova lei, com a jornada de trabalho dos motoristas,
garantindo estreitamento do lead time.
Até o momento, a
operação de coleta do Milk Run com bitrens está sendo realizada somente na
região Sul do País, mas, de acordo com Varela, pode ser expandida para outras
rotas caso seja identificada a necessidade. Ao todo, a Cargolift está
adquirindo seis bitrens de 30 metros da Scania para operar exclusivamente no
sistema Milk Run da fabricante
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