É isso mesmo que esperamos quando estamos dentro da
aeronave e prontos para decolar – alta velocidade. Mas quando estamos num
automóvel nessa mesma pista? A definição é a mesma! Uma ação que já foi
organizada no Brasil quando da apresentação do Audi R8 GT, também aconteceu nos
Estados Unidos no lançamento do Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster.
Acelerar ao máximo e com segurança.
Um evento dos sonhos para os amantes da velocidade, que
foi realizado na pista do aeroporto internacional de Miami, permitindo ao mais
recente lançamento da Lamborghini atingir a velocidade máxima de 338 km/h, tudo
isso nas mas perfeitas condições de segurança e com autorização e
acompanhamento das autoridades aeroportuárias.A marca alcançada pelo Aventador LP 700-4 Roadster supera
até mesmo velocidades de decolagens das principais aeronaves que frequentam o
aeroporto de Miami. Na hora da decolagem os aviões alcançam entre 240 km/h e
290 km/h. Todo esse desempenho do veículo fica por conta do propulsor V12 de
6,5 litros que produz 700 cavalos de potência e precisa de menos de 3 segundos
para sair da inércia e atingir os 100 km/h. A velocidade máxima, segundo o
fabricante, é de 350 km/h.
Eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos
fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes. Em agosto de
2011, na pista da Embraer, localizada em Gavião Peixoto (SP), a fabricante
alemã Audi resolveu demonstrar as virtudes do R8 GT.A performance do mais novo R8 GT foi de tirar o fôlego. O
motor 5.2 V10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível
FSI, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo
mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo. Com
sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm (55,1 kgfm) de torque
a 6.500 RPM, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 RPM. Para fazer o
tradicional 0-100 km/h, apenas 3,6 segundos.
A marca brasileira, comparando que temos motores de 700
cavalos de potência no Aventador e 560 cavalos de potência no R8 GT, podemos
dizer que estão bem próximas. Enquanto a ação americana alcançou 338 km/h, a
brasileira chegou na máxima de 326,5 km/h, para um modelo que tem como máxima
330 km/h.No aspecto bolso, poderíamos falar de valores
aproximados. O novo Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster tem preço inicial
de 300 mil euros, sem impostos, para os EUA. Já o Audi R8 GT foi oferecido em
seu lançamento no mercado brasileiro por cerca de 1 milhão de reais. No final o
que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas
principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.
MECÂNICA ONLINE
Começamos 2013 e a Honda já apresenta a versão 2014 do
Novo Civic. O que mudou? Externamente muita pouca coisa, mas quando o assunto é
mecânica temos o que falar. O modelo ganha a motorização 2.0 litros 16V Flex
que produz 155 cavalos de potência nas novas versões LXR e EXR, incluindo
câmbio automático de 5 marchas com aletas para trocas no volante.
O Salão Bike Show 2013 mais uma vez foi sucesso total.
Em sua terceira edição, realizada entre os dias 24 e 27 de Janeiro no Pavilhão
4, no Riocentro, contou com quase 100 expositores, numa aérea de 13.000m², e
uma estimativa de público de 57 mil pessoas (entre público pagante e presente)
até o final do evento.
A Ford, Daimler e Nissan assinaram um acordo para
acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível
(FCEV). O objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema comum de veículos
elétricos com essa tecnologia, reduzindo os custos associados de investimento
em engenharia. Cada empresa vai investir em partes iguais no projeto.
O centro de pesquisas da Universidade de Southampton,
no Reino Unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser
15 vezes mais resistente que o aço. As nanofibras transformadas em nanofios, ao
contrário dos nanotubos de carbono — considerados os mais resistentes do mundo
até então —, podem ser produzidas em larga escala e em tamanho variável.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário