Muito mais que 24 horas. Para a Dener Motorsport, única equipe brasileira
inscrita na 24 Horas de Daytona, o trabalho de preparação para uma das mais
importantes provas de longa duração do calendário mundial de automobilismo já
dura mais de três meses. A equipe permanece em Miami para finalizar a preparação
e acerto dos Porsches 911 GT3 Cup, além de fazer treinos de pit stops e estudos
de estratégias e dinâmicas de corrida. Nesta semana, a equipe confirmou que
Felipe Giaffone, campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck e ex-piloto
da Fórmula Indy, vai se juntar ao grupo de pilotos formado por Clemente Lunardi,
Constantino Júnior, Marcel Visconde, Nonô Figueiredo, Ricardo Maurício, Rubens
Barrichello e Tony Kanaan.
A 24 Horas de Daytona é válida para o
campeonato Grand Am Series, que divide os carros nas categorias DP (Daytona
Protótipos, carros especiais de competição equipados com motores derivados de
carros de rua) e GT (Grand Touring, modelos esportivos de produção em série). O
Porsche 911 GT3 Cup, modelo da marca homologado para a Grand Am, recebe diversas
modificações para se enquadrar ao regulamento específico do campeonato. Três
delas são obrigatórias: santantônio, tanque de combustível FIA GT3 e asa
traseira. "Mas são permitidas outras alterações para aumentar o desempenho e a
durabilidade", ressalva Vinicius Quadros, um dos engenheiros responsáveis pela
preparação dos 911 GT3 Cup para Daytona.
Além das mudanças obrigatórias,
os carros da Dener Motorsport receberam paralamas maiores (para se adequar às
dimensões dos pneus e rodas utilizados em Daytona); capô dianteiro adaptado para
receber bocal de abastecimento rápido; câmbio fabricado pela Porsche
especialmente para provas de longa duração, com relações de marcha adequadas
para velocidades de até 310 km/h esperadas em Daytona; mudanças em molas e
amortecedores; motor de 4,0 litros com os mesmos 450 cv de potência do motor de
3,8 litros original do 911 GT3 Cup, mas capaz de oferecer maior torque nas
saídas de curvas de baixa velocidade; e cockpit com novo sistema de ventilação e
comandos internos de barras de torção da suspensão.
"Não é exagero dizer
que os carros foram totalmente refeitos", explica Vinicius Quadros. "Até porque
cada modificação obriga a fazer outras. para que o novo tanque funcione
adequadamente, é necessário substituir parte do chicote elétrico do carro. O
motor e o câmbio novos exigem remapeamento da ECU", esclarece. O tanque original
do 911 GT3 Cup tem 90 litros de capacidade, enquanto o Premier FIA FT3 exigido
para Daytona recebe 100 litros de combustível.
A preparação dos dois
Porsche 911 GT3 Cup que serão utilizados na 24 Horas de Daytona começou a ser
feita no ano passado, na oficina da sede do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Os
carros foram então enviados para Daytona, onde participaram dos testes
realizados entre os dias 4 e 6 de janeiro. Na sessão final, em que foram obtidos
os melhores tempos, o carro 20 percorreu 160 voltas e ficou em 10° lugar na
categoria GT, enquanto o 21 terminou em 14° após 132 voltas percorridas. Nestes
testes, o principal objetivo da Dener Motorsport foi encontrar o melhor acerto
dos carros e conhecimento da pista. "Numa corrida de 24 horas, a posição de
largada não é determinante para o resultado final", explica Dener Pires, cuja
equipe tem vitórias em provas como Mil Milhas Brasileiras, 500 Quilômetros de
Interlagos e 1000 km de Brasília. "O importante é ter um carro rápido, confiável
e capacitado a manter um ritmo veloz e seguro durante toda a prova. Isso, aliado
ao trabalho eficiente da equipe de box, é que vai possibilitar um bom resultado
final." Além de participar com carros preparados no Brasil, todos os 15
integrantes da Dener Motorsport são brasileiros.
A programação da 24
Horas de Daytona é esta (com horários do Brasil, três horas à frente do horário
do estado da Flórida):
Quinta-feira, 24 de janeiro
16:15 às 16:45 -
Treino livre (categorias GT e Protótipo)
18:40 às 18:55 - Treino
Classificatório (Protótipo)
19:10 às 19:25 - Treino Classificatório
(GT)
21:00 às 23:00 - Treino livre (GT e Protótipo)
Sexta-feira, 25 de
janeiro
13:30 às 14:30 - Treino livre
Sábado, 26 de janeiro
18:30 -
Largada, 51ª edição da 24 Horas de Daytona
Domingo, 27 de
janeiro
18:30 - Chegada, 24 Horas de Daytona
Nenhum comentário:
Postar um comentário