A Ford Caminhões
mostrou pela primeira vez, em São Paulo, um
novo caminhão para o segmento de extra-pesados, com capacidade de até 56
toneladas. Nesta apresentação prévia, realizada simultaneamente com a Ford
Otosan na Turquia, onde o modelo também será produzido, foi mostrado o primeiro
protótipo deste inédito caminhão do tipo cavalo-mecânico.
Com esse
caminhão a Ford passará a competir numa faixa de mercado nova para a marca, a
de extra-pesados, o segmento de maior crescimento do mercado brasileiro. O novo
extra-pesado complementa a linha de veículos comerciais da Ford, reconhecida
como uma das mais completas do Brasil.
O novo produto
foi criado e desenvolvido em conjunto pelos times de design e engenharia da
Ford do Brasil e da Turquia. O objetivo foi oferecer uma plataforma global que
terá a melhor configuração e custo-benefício do segmento, aliando conforto na
cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada.
A operação de
veículos comerciais é estratégica para a Ford América do Sul. Essa iniciativa
está alinhada com a proposta Go Further da Ford, de ir além para oferecer
soluções mais eficientes.
Classe
mundial
A Ford Caminhões
tem tradição no fornecimento de veículos robustos, confiáveis e com o melhor
custo-benefício do mercado. O novo Ford Cargo extra-pesado foi projetado da
mesma forma, para atender as necessidades desse segmento que tem registrado uma
grande expansão nos últimos anos.
O novo Ford
Cargo extra-pesado é um caminhão global com excelente configuração e
custo-benefício no segmento, em sintonia com as necessidades do mercado.
"É um veículo resistente, confiável e acessível, com padrão de qualidade
global. Vai oferecer também alto desempenho e conforto, com ótima
dirigibilidade e economia operacional", afirma Oswaldo Jardim, diretor de
Operações de Caminhões da Ford América do Sul.
O seu
desenvolvimento conjunto com a operação de caminhões da Ford na Europa permitiu
uma estreita parceria entre as engenharias da Ford no Brasil e na Turquia, em
sintonia com a Ford Motor Company mundial. Phil Collareno, diretor da linha de
Veículos Comerciais Globais da Ford, destacou a importância do lançamento em um
depoimento gravado para a apresentação no Brasil.
Robustez
e eficiência
O
extra-pesado Ford vem com um novo conjunto motriz desenvolvido especialmente
para proporcionar máxima eficiência operacional, não só em consumo de
combustível, mas também em performance e capacidade de carga, com a tradicional
confiabilidade dos caminhões Ford.
O veículo foi
extensamente testado no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, o único
na América Latina equipado com laboratórios e pistas para o desenvolvimento de
caminhões. Rodou também milhares de quilômetros nas estradas da América do Sul,
simulando o uso normal do produto nas suas diversas aplicações.
Design
moderno
A cabine do
modelo é uma das mais confortáveis do mercado. Seu projeto segue as linhas
modernas do novo Cargo e usa a linguagem de design Kinetic da Ford para unir
funcionalidade, ergonomia e eficiência aerodinâmica. A criação do seu design
externo foi liderada pelo Estúdio de Design da América do Sul, com sede em
Camaçari, na Bahia.
A Ford já
produziu mais de dois milhões de veículos comerciais na América do Sul, em mais
de cinco décadas de operação. Na década de 80, com a linha Cargo, trouxe o
primeiro caminhão mundial ao Brasil. Em 2011 lançou o Novo Cargo, com uma
proposta de design inovadora e versões cabine leito.Seu processo de montagem se
caracteriza pela flexibilidade para a produção de diferentes modelos e conta
com o Mod Center, instalação que facilita o fornecimento de veículos
customizados. A linha de montagem está totalmente pronta para a produção do
novo modelo, que será iniciada em breve.
Segmento em
expansão
A linha Ford
Cargo conta hoje com 12 modelos, nos segmentos de leves (6 a 10 t), médios 4x2
(11 a 20 t), médios 6x2 (23 a 27 t), pesados 6x4 (27 a 31 t) e
cavalos-mecânicos até 46 t.
Com o lançamento
do modelo extra-pesado, a marca entra no segmento que tem apresentado o maior
crescimento no mercado e em 2012 foi responsável por 24,6% das vendas (33.700
unidades). Em 2009 ele tinha 20,9% (22.500 unidades), chegando em 2011 a 23%
(39.600 unidades).
A categoria é
quase totalmente formada por cavalos-mecânicos, usados com carreta, enquanto os
modelos com carroceria rígida representam apenas 5% das vendas. O seu
crescimento foi impulsionado pelas mudanças no perfil logístico, principalmente
de produtos agrícolas, com o uso de carretas para ligação com os centros de
distribuição e depois veículos menores para trafegar nas cidades.
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