O Novo Gol, carro mais vendido no Brasil há 26 anos
consecutivos, passa a contar a partir deste mês de janeiro, em todas as versões
com motor 1.6, com freios ABS e airbags frontais de série. Assim como o Novo
Gol, todas as configurações 1.6 do Novo Voyage também vão trazer estes dois
importantes sistemas de segurança como equipamentos de série. Lembrando que o
sistema de airbags frontais inclui a utilização de cintos de segurança
dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, o que aumenta ainda mais a
segurança passiva dos ocupantes dos bancos dianteiros. As novidades já
começaram a chegar às mais de 620 concessionárias da marca.
A Volkswagen vem aumentando o número de modelos equipados
com freios ABS e airbags frontais. Em janeiro de 2012, a Volkswagen passou a
equipar os modelos Gol Power, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend com freios
ABS e airbags para o motorista e para o passageiro como equipamentos de série.
Em outubro do ano passado, todas as versões 1.6 do Fox receberam esses
sistemas.
Os freios ABS e os airbags frontais já estão presentes em
todos os modelos importados da Europa e do México, como os utilitários
esportivos Touareg e Tiguan, o Passat sedan e o Passat Variant, o CC e todas as
versões do Jetta. Entre os modelos nacionais ou fabricados na Argentina, já
recebem os dois sistemas de segurança a pick-up Amarok, o Golf, o Polo, o Polo
Sedan, o Space Cross, a Saveiro Cross, o CrossFox e o SpaceFox Sportline.
Com a introdução dos airbags frontais e dos freios ABS de
série para o Novo Gol e o Novo Voyage equipados com motor 1.6, a Volkswagen
passa a ter, a partir deste mês, mais de 60% de sua linha de veículos equipada
com esses importantes dispositivos de segurança, conforme previsto pelas
resoluções 311/2009 e 312/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Essas resoluções determinam que em 2014 todos os
automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e
airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e,
a partir de 2013, deve incluir 60% dos veículos de cada fabricante.
ABS: mais segurança ativa
O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais
rodas do carro sejam bloqueadas durante a frenagem do veículo, mesmo em pisos
molhados ou em pisos com diferentes coeficientes de atrito entre os lados do
veículo. Desta forma, mesmo em frenagens de emergência , o veículo mantém a
trajetória, possibilitando ao motorista fazer manobras de desvio capazes,
muitas vezes, de evitar colisões graves.
Em condições de chuva com piso escorregadio o ABS reduz
consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao
sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do
número de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em
geral, têm desconto no valor do seguro
Airbags: mais segurança
passiva
Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos
ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões frontais.
As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de
avaliar a intensidade de uma batida, amortecendo o choque do corpo dos
ocupantes contra o volante ou o painel do carro.
É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto
de segurança, que sempre devem ser utilizados. Em uma colisão, além de evitar
que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os
passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais
efetiva. Assim como ocorre com o freio ABS, a segurança representada pelos
airbags também é reconhecida pelas seguradoras, sendo motivo para concessão de
descontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário