edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511
Coluna 1813 30.04.2013
|
Etios
deixa a pobreza e assume o luxo
O
Toyota Etios não é apenas um bem econômico durável empregado em transporte
individual. Tem função maior: é objeto vivo de pesquisa para saber se os
compradores brasileiros abrem mão dos cuidados decorativos e dos itens de
conforto, em troca de preços contidos.
Ao
lançá-lo a Toyota não tabulou tais resultados, mas constatou estar embriagada
de entusiasmado à hora de colocar preço no seu produto de entrada. A combinação
entre a continência em confortos, a economia na decoração, e o preço não convenceram
os compradores. Em especial quando comparado, por conteúdo, sensações e por
preço com a novidade do Hyundai HB20 e veículos de maior porte, como o Citroën
C3. Foi preciso frustração de vendas, protestos dos revendedores, e alguns
palavrões em intraduzível japonês para que o pessoal da Toyota local caísse na
real. E a retomada das vendas, contou a Coluna, se fez por redução de preços,
aplicação de algumas melhorias visuais e táteis, criação de mecanismos de
financiamento capazes de mensalidades de R$ 450, apresentadas como de R$ 15 ao
dia – como ouvi ao final de um almoço brasiliense: “três Nespresso pela prestação
diária? George Clooney que me perdoe, mas estou nesta.” (o ator norte americano é coroa
propaganda da Nespresso). E inexplicavelmente está, pois dito
cidadão anda em Mercedes e tem mais carro que gente em casa.
O
Toyota Etios não é para o Brasil, mas para a Índia, mercado peculiar onde o
carro mais vendido é um antigo Suzuki, o Marutti 800, e ainda se produz um
Morris dos anos 50. Assim, simplificado, veio para o Brasil sem as adaptações
mínimas à mudança da posição do volante – na Índia, à direita. Daí, saídas de
ventilação ficaram para o ocupante do banco direito, agora o passageiro. Lembra
o Omega australiano, com processo de igual desapreço ao consumidor, comandos do
rádio invertidos, e freio de mão ao lado do banco do passageiro...
Os
esforços da Toyota para reassumir a liderança mundial em produção e vendas não
permitem escriturar fracassos, em especial num mercado de excepcional rentabilidade,
como o brasileiro. Assim, para não ver o indiano micar, baixou o preço, melhorou condições
e, segunda parte, melhorará o produto. O mico acelerará mudança estética,
encurtando a vida da atual modelia.
Em
parte já o fez. Preparou fornada inicial, separou duas unidades e mandou-as
para a Argentina, onde apresentou a funcionários e fornecedores – a foto foi
tomada por um paparazzo do
Autoblog, coluna buenairense de automóveis.
A
versão de topo, sedã, 1.5, XLS, tem revestimento interno e tapetes de melhor
qualidade – uma das queixas -, volante revestido em couro, abrigando comandos
para áudio. Em segurança oferece de série duas almofadas de ar, freios ABS,
cintos de segurança com pré tensionador.
Na
Argentina deverá substituir a versão mais barata do Corolla, o XLI. Mas aqui a
assessoria de imprensa da Toyota desmente e explica, a diferença de preços, uns
R$ 15 mil, não justifica a troca mercadológica. Parece razoável, exceto pelo
fato de não ter explicado porque a montadora mandou blindar 12 destes automóveis
e destina-los-á a executivos grados de sua direção, usuários de Corolla.
Executivos Junior não tem direito a carro blindado.
Se
há dúvida, acabará em junho, 18, dia da imprensa no Salão do Automóvel em
Buenos Aires, onde serão apresentados os Etios melhorados para resgatar mercado
através do respeito aos consumidores.
Radial
Primacy 3. A Michelin fez o primeiro. Mas faz o melhor ?
Resultados
de acidentes de trânsito direcionaram a Michelin em busca de um pneu para
garantir maior estabilidade, capacidade de frear, sem perder características de
rolagem. Fez o Primacy 3 e iniciará vende-lo nos EUA neste mês. O número aposto
ao tipo indica suas três características principais: frear, fazer curvas, não
agredir o meio ambiente.
A
empresa francesa garante, o Primacy 3 tem qualidades capazes de salvar vidas:
comparado com concorrentes, em piso seco, para 3m antes; em piso molhado, 4m; e
mantém-se estável mesmo sob condições adversas. Diz, a responsabilidade pelos
resultados advém da combinação de duas tecnologias, a Stabiligrip, para pisos
molhados, e a Flexmax,
maximizando a área de contato com o solo. Será feito em Itatiaia, RJ, em aros
de 16 a 18, e equipará o vizinho Peugeot 308, natural de Porto Real, seu primo
argentino Citroën C4, e o Ford Focus. Haverá também para reposição e mercado
não original.
A
diferença
A
Michelin criou o pneu radial, aumentou os índices de aderência, incorporou a
flexibilidade das bandas laterais como elemento dinâmico da suspensão.
Revolucionou o pneu, aumentou a segurança, aumentou a média horária nas
corridas.
A
Tabacow foi pioneira no Brasil em fazer tapetes, e tinha um slogan primoroso: “fez o primeiro, faz o melhor”.
Fosse
eu CEO da Michelin ligaria amanhã cedo para sua agência de propaganda para
perguntar porque tem que saber disto através da Coluna De Carro por Aí, e porque ainda não negociou com a Tabacow a
cessão de uso. A sintética mensagem daria o recado neste momento, quando os
maiores concorrentes dos fabricantes de pneus aqui instaladas, não são os
fabricantes de pneus aqui instalados, mas os integrantes da salada mista de
marcas e origens desconhecidas que confunde o mercado.
Para ganhar um Crossover Lifan
Chinesa Lifan – que produz
aqueles carrinhos parecendo uns Mini genéricos – está de volta ao Brasil,
diretamente, após romper seu acordo de representação com o grupo Effa.
Quer marcar o retorno
com elegância, fazendo-o através de seu produto topo de linha, o crossover X60.
Processo interessante, colocou
um envelope com o preço dentro de uma unidade, e lança concurso através da
internet. Inscritos no sítio da Lifan palpitam sobre o preço do veículo. O que
acertar, ou o mais próximo, leva o automóvel ou R$ 42.300. Aos 13 de maio
reunirá palpites, apurará os mais próximos, fará novo levantamento entre seus
autores, conferirá com o valor previamente anotado no envelope guardado no
automóvel, apurará o vencedor.
Dia seguinte, à noite,
durante a apresentação do automóvel à imprensa, em Punta Del Este, Uruguai, anunciará
como parte da mecânica do lançamento.
Para concorrer o
interessado deve ter mais de 18 anos, e dar um palpite por CPF. Se preencher
pesquisa, mais um – cresce 100% em chance.
Conselho ? Não tome o número como topo. Ele é o valor líquido, sem a
comissão do revendedor.
O X60 é um automóvel
alto, motor 1.8, tração dianteira. Concorrente de Renault Duster 1.6, Ford
EcoSport, Chery Tiggo com tração 4x2.
Roda-a-Roda
Pois é – Você imaginaria um Jaguar, entre o
classudo e o performático, com motor de quatro cilindros? Heresia a Nossa Senhora do Pé Embaixo ? Ou oração a St Andrews
do Bom Mercado?
São Ford – Quem permitiu a leniência foi a Ford, disponibilizando motor
2.0, 4 cilindros, 16 V com abertura variável, injeção direta e turbo, mandando
as vibrações de 240 cv de potência ao córtex do condutor.
Regra – A pasteurização da indústria, insana peleja para garantir
lugar na fila da sobrevivência, não permite muitas alegorias, como cada fábrica
ter motor próprio ou exclusivo. Redução de custos e aumento de vendas exigem
associações entre marcas, e compra de propulsores a outras.
Mercado – Jaguar e Land Rover mudaram motores sem mudar os motores. Com
novos Ford, criaram variáveis: V8 5.0 Supercharger – sobre alimentador tocado pelo virabrequim
– e 470 a 550 cv.
Menos, mais – Nos esportivos Jaguar aplicou o V6 Supercharged 340 cv, e o
citado 2.0T – é o EcoBoost do Ford Fusion. Com as variações, pequena diferença
de rendimento, distância suprida pelo grande torque levado às rodas traseiras via
transmissão automática com oito velocidades. Anda quase igual, gasta, emite e
em custos, menos 15%. E, quer a Jaguar, a mudança e a opção XF 2.0T irão ao
altar dos lucros abundantes.
Japão – Toyota lança nova geração do RAV4. A
versão com alguma coerência, 4x4, transmissão automática, motor 2.0, 150 cv
custa R$ 115 mil. Subaru XV, construído sobre o novo Impreza, mesmas cilindrada
e potência, mas câmbio CVT e comportamento dinâmico incomparavelmente superior,
R$ 110 mil.
Ocasião – Para fomentar vendas do modelo Giullieta,
na Itália a Alfa Romeo oferece o câmbio sequencial TCT, seis velocidades, sem
custo. Financiamento incentivado preço sai de 15.900 E, uns R$ 43 mil.
Ajuda – Terá apoio publicitário, no sexto filme Velozes e Furiosos, a ser
lançado em Londres, maio, 17. A série, curiosamente extensa, tenta somar
preparação de motores com alta velocidade, muito barulho, pouco braço, menos cérebro.
Em torno – Fiat Automóveis testa em estradas mineiras pequenos grupos de
Alfas Mito e Giulietta. Responsável por Fiat e Chrysler para a América Latina,
as avaliações também visam Chile e Argentina.
Aqui – E também o nacional, para reabrir o caminho do retorno da
marca no próximo ano.
Aliás – Quem gosta de Alfas adorará o artigo de Jeremy Carlson em 4 Rodas. Ácido, tem vontade de
todo alfista: assumir a
presidência da empresa e mandar fazer carros bons, bonitos, tração traseira,
motor com carburadores ...
Dernier – Não está escrito em emblema, mas a venda promocional dos
Citroën C4 Pallas a R$ 49.990 indica, é tipo última série. A empresa demarrou
limpar o estoque para reduzir o estoque de convivência com o novo C4.
Mudou - Automóvel completo em conforto e segurança, transmissão manual
5 velocidades. Opção automática, sequencial, quatro marchas, R$ 52.990. O
sucessor, anunciado pela Coluna será o Loundge – na China e na Argentina C4L.
Lançamento no Salão do Automóvel em Buenos Aires, junho, 18. Preço aqui, uns R$
57 mil, R$ 58 mil, por aí, versão mecânica 6 velocidades.
Criatividade – A Ford, que bem navega em redes sociais, criou ação no
Facebook: aplicativo instiga participar de vídeo contando como seria passar 24
horas com o novo Fiesta. Divertido. Participe em www.newfiesta24horas.com.br
Consumidor – Champion, revenda Peugeot em Brasília, dá
passo em direção ao consumidor: comprador de semi novos tem um ano de reparos
grátis em mecânica e elétrica; assistência grátis no DF e, se não gostar do
carro, pode devolver em três dias.
Milhão – HTTP://maharpress.blogspot.com.br/, o blog do
jornalista JR Mahar, superou um milhão de visitas em 31 meses de operação.
Resultado esperado. O mundo loucomóvel do Mahar é bom em assuntos, análises,
curiosidades.
Aniversário – Cumpre 42 anos o Clube do Fordinho. Sede em S Paulo, espectro
nacional. De seus 545 associados há número significativo em 145 cidades e
20 estados.
Exemplo - Bom clube. Muita ação, pouca política – daí romper com a
Federação Brasileira de Veículos Antigos. Sede própria, muitas viagens
nacionais e internacionais, prestação de serviços, orientações, informações,
venda de peças locais e importadas, sítio ativo e atrativo, em especial nos
classificados de veículos, peças e serviços.
Placa Preta – O rompimento com a FBVA não impede examinar e expedirCertificados
de Originalidade para
enquadramento como Veículo de
Coleção identificado pela Placa
Preta. Ao contrário, referência de seriedade, expediu quase 1.000
certificados. Curioso ? www.clubedofordinho.com.br
Retífica RN – Disse a Coluna passada a Argentina não produziu o
Uno. Atento leitor do bom blog
Autoentusiastas, protesta. Está certo. Não com a morfologia registrada por
nosso cérebro, mas versão 4 portas, a CSL.
Gente – Luiz Moan,
57, economista, a cara do automóvel. OOOO Diretor de relacionamento
governamental da General Motors, presidente da Anfavea, associação das
fabricantes de veículos. OOOO Tem desafio, mostrar que o
automóvel nacional, lucrativo e caro, oferece vantagens para a sociedade em
geral. OOOO Carlos
Frederico de Oliveira e Silva Carvalho, o Fred,
jornalista, retorno. OOOO Quase
30 anos após volta à Anfavea para criar cara dinâmica para o grêmio. OOOO Marco Piquini, também jornalista,
blogueiro. OOOO Ex diretor da Iveco, saiu,
montou o blog My God is Rock n’Roll http://mygodisrocknroll.sobh.com.br.OOOO Wolfgang Sauer,
empresário, passou. OOOO Foi o presidente da Volkswagen cujo
comportamento falava pela indústria. Fez a ponte da mudança de produtos, do
Passat ao Santana, exportou para o Iraque trocando Santanas por petróleo,
mandou Voyage aos EUA. OOOO Um abre caminho, fazedor,
sedimentador de ideias, um grande camarada. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário