Uma tempestade marcou o domingo da quarta etapa do
Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) na Eslováquia, e a Citroën fez
uma dobradinha na única corrida realizada. A primeira prova foi finalizada
antecipadamente, e a segunda foi cancelada por causa das condições da pista. O
francês Sébastien Loeb e o argentino José-María López, líder do campeonato,
ocuparam as duas primeiras posições.Diferentemente de sábado, quando houve
tempo bom, choveu bastante no circuito eslovaco. Chuvas intensas começaram a
cair do meio da manhã em diante. Os mecânicos da Citroën acertaram os três
C-Elysée WTCCs para essas condições, para a largada das 13h15.
O pole position José-María López não largou tão bem, e
Sébastien Loeb passou à liderança. López caiu para segundo, à frente de Norbert
Michelisz. O também piloto da Citroën Yvan Muller, terceiro no grid, teve um
início difícil e perdeu uma posição. Daí ele tomou uma punição, um
drive-through (passagem obrigatória pelos boxes, em velocidade limitada, sem
parar), por queima da largada. Com uma visibilidade melhor do que a dos
adversários, Loeb abriu vantagem sobre López. Depois de cumprir a punição,
Muller voltou à prova em 14º e ultrapassou Borkovic, Bennani, Munnich e
Valente.A recuperação não pôde continuar, porém, pois o safety car foi chamado
na sétima volta. Havia muita água na pista. A direção de prova decidiu, então, dar
bandeira vermelha na nona de 11 voltas programadas. Como mais de 75% da corrida
havia sido completada, houve pontuação integral.
A chuva voltou com força no meio da tarde, e a segunda
prova, que seria às 17h45, foi cancelada minutos antes da largada.O chefe de
equipe da Citroën, Yves Matton, valorizou a “excepcional largada” de Loeb,
o que deu ao piloto francês sua segunda vitória nesta temporada. López, segundo
ele, não correu quaisquer riscos, pois uma segunda posição o manteria como
líder do campeonato. “A decisão de cancelar a segunda corrida foi
compreensível. Vimos durante toda a tarde como estava difícil pilotar, e uma
corrida realizada em tais condições não teria sido um espetáculo esportivo”,
comentou.
Loeb mostrou-se surpreso por ter superado López: “Ele
estava forte desde o começo do fim de semana e eu não acreditava que poderia
derrotá-lo”. O francês relatou muita aquaplanagem “em quase todo o lugar”
quando a chuva apertou. “Essa vitória me dá pontos valiosos e aumenta minha
confiança após um fim de semana difícil em Hungaroring”, disse. López
admitiu que precisa evoluir em largadas e contentou-se com esse segundo lugar.
Muller afirmou ter mesmo cometido um erro na largada: “Meu carro moveu-se um
metro adiante, daí parei, e depois as luzes vermelhas se apagaram. Sabia que
seria punido e não ataquei até receber a punição”, contou o francês.
Os dez primeiros da única corrida realizada:
1º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
2º José-María López (Citroën C-Elysée WTCC), a 1.105
3º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC), a 2.435
4º Tom Coronel (Chevrolet RML Cruze TC1), a 4.081
5º Tom Chilton (Chevrolet RML Cruze TC1), a 5.205
6º Gianni Morbidelli (Chevrolet RML Cruze TC1), a 6.026
7º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC), a 6.960
8º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC), a 7.410
9º Rob Huff (Lada Granta 1.6T), a 8.359
10º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC), a 9.457
Volta mais rápida: Sébastien Loeb (2:18.193)
Mundial de Pilotos:
1º José-María López, 138 pontos
2º Sébastien Loeb, 113 pontos
3º Yvan Muller, 109 pontos
4. Tiago Monteiro, 71 pontos
5. Gabriele Tarquini, 52 pontos
Mundial de Construtores:
1º Citroën Total, 323 pontos
2º Honda, 204 pontos
3º Lada, 131 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário