quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mercedes-Benz patrocina exposição “Buddy Bears – A Arte da Tolerância”


Como parte da “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, a Praia do Leme, no Rio de Janeiro, receberá a visita de 141 ursos da United Buddy Bears, os famosos ursos de Berlim. Entre 1° de maio e 20 de julho, moradores e turistas poderão conhecer a exposição "Buddy Bears - A Arte da Tolerância", que chega ao Brasil para promover a união entre povos e culturas, depois de passar pelos cinco continentes, em 26 edições.Cada escultura de urso, com dois metros de altura, foi criada especialmente por um artista para o seu país de origem. Com a mistura de estilos, criou-se uma obra de arte única, que oferece ao visitante uma viagem ao redor do mundo a partir da imagem do urso, símbolo de Berlim, a capital alemã. Todas as esculturas representam países reconhecidos pelas Nações Unidas, que vão desde Afeganistão até Zâmbia. 

Em sua turnê mundial iniciada em 2004, a exposição recebeu o apoio de personalidades como o embaixador da UNICEF, Sir Peter Ustinov, o ator Jackie Chan, a atriz Mia Farrow e o ex-presidente alemão, Horst Köhler. Sua primeira edição aconteceu em 2002 em Berlim, a cidade natal dos ursos. Para saudar o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro, a artista plástica brasileira Sônia Corrêa, de origem mineira e que atualmente mora em Berlim, criou o design do novo urso que foi batizado “Tô Beleza!”. A obra busca simbolizar o país em todas suas expressões culturais. 

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & Head Latin America, conferiu pessoalmente o lançamento da exposição nessa semana: “A Mercedes-Benz do Brasil tem muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa. Além de promover a união entre diferentes povos e países, essa exposição reforça a presença da cultura alemã no Brasil”.Pensando em aumentar a interação entre os ursos e o público, serão realizados dois workshops de arte no local da exposição, nos dias 25 de maio (domingo) e 08 de junho (domingo). Entre 15h e 17h, os arte-educadores Nahama Baldo e Fernando Audmouc, convidarão o público a construir esculturas e caminhos coletivos com areia, linha e feltro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário