Já imaginou parar o veículo e o motor morrer? Essa pode
ser a primeira impressão de quem dirige um veículo com o sistema Start&Stop
(S&S), tecnologia que vem de série na nova versão Evolution do Novo Uno
2015. Enquanto outros fabricantes investiram na produção de motores menores,
com três cilindros, a Fiat inova com o primeiro modelo fabricado no Brasil com
a tecnologia e ainda por cima funcionando tanto com gasolina quanto com etanol.
Este recurso “verde” de última geração desliga e religa o
motor automaticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível pode
ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes,
comuns no trânsito das grandes cidades. Ele também ajuda a reduzir
significativamente a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente. E
ainda melhora o conforto acústico do carro, já que não há o ruído
característico do motor na marcha lenta.
O funcionamento é intuitivo e simples, com controle totalmente
eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto
que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o
propulsor religar imediatamente.
No painel do carro, após o desligamento do motor em uma
parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de
paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento
sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O
sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do
servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por
exemplo, em uma situação de aclive e declive).
Por trás desta simplicidade de operação existe muito
trabalho de engenharia, que também acrescentou novas tecnologias para chegar ao
resultado. Todo o sistema de partida do carro foi reformulado, desde o motor de
arranque — desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência —, até
o gerenciamento eletrônico do novo equipamento.
A bateria de 60 Ah, que traz Mix Acid Element (misturador
do eletrólito), além de células de energia com tecnologia Heavy Duty, garante
partidas e recargas mais rápidas. Existe também o Sensor Inteligente de Bateria
(IBS), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo
de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo S&S. Este
sensor IBS trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico
do carro, garantindo que o S&S só atue quando a bateria estiver acima dos
75% de carga.
Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o
alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém
constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.
Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o
motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna.
Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em
funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do
funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais
frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de
um botão no painel frontal.
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento
eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do
motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a
velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além
do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem
eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em
milésimos de segundo.
Todo este gerenciamento é muito eficiente por meio de uma
arquitetura eletrônica aperfeiçoada e o novo sistema CANbus, que passou de 11
bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais
rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.
Durante o lançamento do Novo Uno 2015, em Buenos Aires,
tivemos a oportunidade de testar em trânsito pesado o comportamento do sistema,
que muito agradou. Principalmente quando colocamos o pé na embreagem para
colocar a primeira marcha, o ligar foi rápido e sem maiores vibrações do
veículo, o que poderia vir a incomodar.
Condições AUTO STOP
· Temperatura do líquido de
arrefecimento do motor acima de 40°C.
· Cinto de segurança do motorista
afivelado.
· Porta do condutor e capô fechados.
· Ter atingido anteriormente velocidade
superior a 7 quilômetros por hora por 2 segundos.
· Carga da bateria maior que 75%.
· Última marcha engatada não ser a ré.
· Freio de estacionamento não estar
acionado.
Condições AUTO START
· Ao se acionar a embreagem.
· Mesmo em ponto-morto, se a velocidade
for superior a três quilômetros por hora.
· Baixo vácuo de freio.
· Ligar o ar condicionado manualmente.
· Tempo de motor desligado maior do que
60 segundos com o ar condicionado ligado.
· Após 165 segundos do auto stop, caso o
ar condicionado esteja desligado.
· Quando há alta demanda elétrica dos
equipamentos do carro, como faróis, limpadores e desembaçadores, por exemplo.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário