A Motorsport, divisão esportiva da marca BMW, acaba de
apresentar novos veículos de segurança para a temporada 2016 do MotoGP, o
principal campeonato do motociclismo mundial. E o grande destaque é o novo cupê
BMW M2, totalmente desenvolvido para entrar em ação de forma ágil nos circuitos
do Mundial de Motociclismo e garantir a segurança durante todas as 18 etapas da
competição.
Apresentado oficialmente no mês passado, durante o Salão
de Detroit (EUA), o cupê BMW M2 tornou-se o modelo esportivo ideal para
converter-se em um safety car do MotoGP, graças ao gene de esportes a motor
agregado ao seu DNA. O novo motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros,
associado à inovadora tecnologia M TwinPower Turbo é garantia de um desempenho
extremamente esportivo. Com potência máxima de 370 cv e torque máximo de 47,5
kgfm – podendo alcançar 51 kgfm com a utilização de um overboost do turbo –, o
conjunto motriz, que traz câmbio de sete marchas, de dupla embreagem, e tração
traseira, é altamente eficaz em altas rotações, algo que fica realmente
evidente na pista. Outras características do M2, como o baixo centro de
gravidade e o peso reduzido, são atributos que ajudam a garantir a máxima
agilidade e dinamismo deste cupê de alto desempenho. A aceleração de 0 a 100
km/h é feita em 4,3 segundos.
Na fábrica do BMW Group em Garching (ALE), o BMW M2
convencional foi otimizado e preparado especialmente para assumir sua nova
função no MotoGP. Além de soluções exclusivas feitas sob medida para o cupê e a
inclusão de itens de segurança, os engenheiros da BMW M também equiparam o cupê
com diversos acessórios da BMW M Performance, o que garante um visual chamativo
ao modelo e também ampliam o desempenho, especialmente no que diz respeito à
aerodinâmica, refrigeração e design.
O projeto do BMW M2 MotoGP Safety Car teve início no mês
de outubro e levou 10 semanas para ser concluído. Na oficina de protótipos da
BMW M, o cupê recebeu um novo para-choque frontal, equipado com luzes de LED
azuis nas tomadas de ar inferiores, e uma luminária de LEDs vermelhos sobre o
teto. Na parte traseira, sobre a tampa do porta-malas, foi instalado um
aerofólio regulável feito de fibra de carbono. Este material, aliás, também
está presente na tubulação do sistema de escapamento, nos estribos laterais,
nas capas dos espelhos retrovisores externos, nas aletas sob a tomada de ar
frontal e no difusor traseiro.
As rodas estão calçadas com pneus Michelin Cup e contam
com freios de carbono-cerâmica derivados dos BMWs M3 e M4. Além de mais
resistentes, eles são mais leves e estáveis termicamente. A cabine do BMW M2
recebeu uma gaiola de proteção antirrolamento também usada no BMW M4 GTS,
bancos tipo concha Recaro com cintos de segurança de seis pontos Schroth, além
de volante revestido de Alcântara e pedais de aço inoxidável.
O MotoGP e a BMW M formam uma parceria que já dura quase
duas décadas. Desde 1999, a BMW M tem sido um integrante permanente da família
MotoGP. E esta colaboração de sucesso com a empresa organizadora do MotoGP, a
Dorna Sports, vem crescendo constantemente nos últimos anos. Em 2014, a Dorna
Sports e a BMW M estenderam sua cooperação até 2020. Esta é a 18ª participação
da BMW M como “veículo oficial do MotoGP”.
A temporada 2016 do MotoGP terá um total de 18 etapas e
começa no próximo dia 20 de março, com o Grande Prêmio do Catar, no Circuito
Internacional de Losail, em Doha. O GP de Valência, a ser disputado no Circuito
Ricardo Tormo, em Valência (ESP), no dia 13 de novembro, fecha o calendário da
categoria.
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