Em meio a um turbilhão de flashes de câmeras durante o
festival de cinema Berlinale, a Audi alcançou mais um marco na sua trajetória
rumo à direção autopilotada. Na cerimônia de abertura do Festival Internacional
de Cinema de Berlim, um Audi A8 L W12 sem motorista desfilou no tapete
vermelho. A bordo estava a estrela do cinema Daniel Brühl.
O sedã de luxo autopilotado apanhou o ator mundialmente
renomado e sua namorada, Felicitas Rombold, em seu hotel em Berlim e os levou
diretamente para o Berlinale Palast. A plataforma tecnológica usou famosos
pontos arquitetônicos ao longo da rota de deslocamento para obter orientações e
comparou as informações com um mapa preciso do local. Por sua vez, o A8 L W12
sincronizou essas informações com dados obtidos a partir dos seus próprios
cálculos de movimentos. Essa comparação permitiu que o veículo dirigisse com
segurança.
“Estamos desenvolvendo e testando nossas tecnologias de
direção autopilotada sob todas as condições”, aifrma o Dr. Ing. Stefan Knirsch,
Membro do Conselho Administrativo da Audi para Desenvolvimentos Técnicos. “Já
comprovamos que podemos fazer com que carros autopilotados se desloquem com segurança
em uma pista de corridas e em vias expressas. Agora, durante o Berlinale,
conseguimos dominar uma complexa situação de trânsito urbano com a maior
facilidade.”
O objetivo foi transformar a grande entrada pelo tapete
vermelho em algo similar ao modo de condução de um chofer experiente – direção
e frenagem bastante brandas, além do estacionamento rente ao meio-fio.
Há muitos anos a Audi tem testado seus sistemas de
direção autopilotada sob condições cada vez mais desafiadoras. Os primeiros
testes foram realizados em 2009 em um lago salgado nos EUA. Um ano depois, um
TTS conquistou o Pikes Peak nas Montanhas Rochosas sem contar com um motorista.
Em 2013, as plataformas de teste da Audi realizaram pela primeira vez a direção
pilotada em estradas públicas, em Nevada.
Naquele mesmo ano, a marca demonstrou o estacionamento
pilotado – o motorista saiu de um veículo na entrada de um estacionamento e ele
estacionou sozinho. Depois, o motorista solicitou que o carro retornasse para a
saída do estacionamento por meio de um aplicativo de smartphone.
Para demonstrar o quão dinâmica a direção autopilotada
pode ser, um RS 7 Sportback completou uma volta em ritmo de prova na pista de
corridas de Hockenheim, em outubro de 2014. No ano seguinte, a Audi colocou
suas plataformas de teste em estradas públicas nas imediações das feiras de
produtos eletrônicos CES e CES Ásia – do Vale do Silício a Las Vegas e no
tráfego urbano de Shanghai. Em outubro de 2015, engenheiros demonstraram
manobras evasivas automáticas de emergência em um veículo de teste com
obstáculos móveis no ambiente urbano.
Os sistemas poderão dar uma valiosa contribuição para a
segurança no futuro, especialmente quando o motorista se sentir sobrecarregado
ou desconcentrado para lidar com as tarefas de dirigir um automóvel. Quando
usada para assumir temporariamente as tarefas de condução, a tecnologia
preditiva torna o ato de dirigir mais eficiente, reduz o estresse e incrementa
o conforto. Além disso, proporciona maior liberdade para que o motorista possa
organizar seu tempo no carro.
A Audi tem sido uma das principais parceiras do Festival Internacional de Cinema de Berlim desde 2014. Neste ano, a Audi oferece aos fãs e profissionais de cinema um amplo programa de entretenimento com sua “Berlinale Open House/Casa Aberta no Berlinale”, no saguão Audi Berlinale Lounge, e apresenta uma frota com 300 carros, incluindo cerca de 80 automóveis Q7 e-tron 3.0 TDI quattro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário