Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN), e o presidente da Comissão Nacional de Velocidade (CNV), Waldner Bernardo, se reuniram no Rio de Janeiro (RJ) na última sexta-feira (19) com presidentes das federações estaduais de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo para o passo definitivo na unificação dos regulamentos dos campeonatos regionais de Marcas.
O intuito é deixar a categoria mais viável do automobilismo brasileiro ainda mais interessante para os promotores, federações, pilotos e equipes. "Essa é uma bandeira levantada no primeiro mandato do presidente Cleyton (Pinteiro), e agora estamos fazendo uma adequação de todos os regulamentos regionais para que haja uma única regulação para todos", explica Valduga.
A proposta é que, com o novo regulamento, exista um intercâmbio maior entre pilotos e equipes que participam da categoria mais popular do País. "Queremos facilitar a participação de pilotos da categoria em provas de outros estados e com a expectativa de participar do Festival de Marcas 1.600 no fechamento da temporada de cada ano", lembra Bernardo.
O intuito é deixar a categoria mais viável do automobilismo brasileiro ainda mais interessante para os promotores, federações, pilotos e equipes. "Essa é uma bandeira levantada no primeiro mandato do presidente Cleyton (Pinteiro), e agora estamos fazendo uma adequação de todos os regulamentos regionais para que haja uma única regulação para todos", explica Valduga.
A proposta é que, com o novo regulamento, exista um intercâmbio maior entre pilotos e equipes que participam da categoria mais popular do País. "Queremos facilitar a participação de pilotos da categoria em provas de outros estados e com a expectativa de participar do Festival de Marcas 1.600 no fechamento da temporada de cada ano", lembra Bernardo.
"Com o mesmo regulamento para todas as Federações, com certeza teremos maiores grid e poderemos inclusive organizar torneios entre estados", comemora José Ney Lins, presidente da Federação Goiânia de Automobilismo (FGA), e que promove 16 provas de Marcas por temporada, onde correm pilotos do Espirito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas.
Ney Lins e Robson Duarte, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Espírito Santo (FAEES) estão trabalhando em um projeto para um torneio da categoria entre vários estados.
Para o presidente da Federação Mineira de Automobilismo (FMA), Pedro Sereno, que este ano inaugura o Circuito dos Cristais, em Curvelo, a categoria de turismo sempre foi uma das preferidas dos pilotos mineiros. "Nossos pilotos já ganharam muito títulos de Marcas em outros estados e agora poderão ganhar em casa correndo em Curvelo", se orgulha o presidente Sereno.
Em São Paulo, pilotos e equipes comemoraram durante mais uma etapa do Campeonato Paulista no último final de semana (20 e 21). "Demos um grande passo e o próximo encontro vamos reunir os comissários técnicos de cada estado para dar um toque final na unificação do regulamento. São poucos itens a serem unificados, mas precisam ser bem definidos", conta o presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), José Aloizio Cardoso Bastos.
Para Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, os campeonatos estaduais de Marcas representam o caminho mais viável para estreantes, por terem um custo baixo e serem uma categoria escola. "Os campeonatos regionais abastecem o automobilismo brasileiro, e a participação das Federações é sempre muito importante. Os Estaduais de Marcas animam os autódromos nos finais de semana. Agora estarão ainda mais fortes", comemora Pinteiro.
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