O Novo Gol e o Novo Voyage serão equipados com a família
de motores mais moderna do mercado brasileiro. O motor 1.0l de três cilindros
Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e
economia de combustível. Premiado pela imprensa especializada brasileira, o motor
1.0l de três cilindros Total Flex está entre os mais eficientes do segmento,
proporcionando uma melhoria de eficiência energética de até 11%, em relação ao
modelo anterior. Por isso, o Novo Gol e o Novo Voyage mantêm a excelente Nota A
(Selo Verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.
Produzido em São Carlos,
no interior de São Paulo, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de
rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer
proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando
abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O
torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol),
distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000
rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de
distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem
sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para
retomadas de velocidade. Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de
relações mais longas utilizado em modelos com o foco em economia de
combustível.
A versão Highline do
Novo Gol e Novo Voyage vem equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de
até 104 cv (etanol) – versão Comfortline tem opções de motorizações 1.0 e 1.6.
O motor 1.6 Total Flex é consagrado pelo sua robustez e eficiência energética.
Esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das
válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Essa redução de atrito
proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol
(E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é
de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a
potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a
2.500 rpm.
O EA211 1.0l possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o
que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada,
mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve.
A construção com três cilindros significa não apenas menor
número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda
de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de
quatro cilindros.
Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de
curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Combinada a
essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre
as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior
velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior
eficiência térmica.
As bielas foram
melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 20% mais leves do que as
convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.
A otimização da construção do motor está presente também na
árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o
diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do
componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a
eficiência do conjunto.
O cabeçote do EA211 1.0l possui coletor de escape integrado,
formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor
atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua
eficiência térmica.
O motor EA211 1.0l utiliza sistema de ignição com uma
bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas,
colaborando para maior eficácia na combustão.
Partida a frio
O EA211 1.0l foi o primeiro motor do País nessa faixa de
cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do
tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil de
forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor
que equipa o Novo Gol e Novo Voyage utiliza galeria de injeção feita de
material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto.
O sistema de partida a
frio é gerenciado pela Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor. O
combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com
temperatura ambiente abaixo de 17,5°C.
A partida do motor é assistida, o que significa que não é
necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve
toque na chave para a ECU comandar todo o processo de partida. Como
pré-requisito, a partida só é possível se o motorista acionar completamente o
pedal de embreagem. O instrumento combinado alerta o motorista para efetuar
esse procedimento.
Desempenho
O Novo Gol e Novo Voyage equipados com o motor 1.0l de três
cilindros Total Flex combinam um desempenho surpreendente às características de
economia de combustível e eficiência energética para um modelo dessa faixa de
cilindrada. Quando abastecido com gasolina, o Novo Gol acelera de 0 a 100 km/h
em 12,6 segundos e atinge velocidade máxima de 168 km/h. Com etanol, são 12,3
segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 170 km/h de velocidade máxima.
Já o Novo Voyage cumpre as mesmas provas de aceleração em
12,9 segundos (gasolina) e 12,7 segundos (etanol). A velocidade máxima do sedã
é de 173 km/h (gasolina) e 175 km/h (etanol).
Motor 1.6l Total Flex
O motor 1.6l Total Flex,
da família EA111, está disponível para as versões intermediária (Comfortline) e
topo de linha (Highline) do Novo Gol e do Novo Voyage. Com 1.598 cm³ de
cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros, o
consagrado motor proporciona excelentes números de desempenho. Com câmbio
manual de cinco marchas (MQ200), de engates precisos e eficientes, o Novo Gol é
capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Com etanol, os 100
km/h são atingidos em 9,8 segundos; com gasolina, em apenas 10,1 segundos. A
velocidade máxima também merece destaque, com 188 km/h (etanol) e 186 km/h
(gasolina).
O Novo Voyage apresenta o mesmo vigor do Gol nas acelerações,
com números praticamente iguais: 9,9 segundos (etanol) e 10,1 segundos
(gasolina). A velocidade máxima do sedã é de 192 km/h (etanol) e 190 km/h
(gasolina).
Transmissão I-Motion
O motor 1.6l ainda pode
ser aplicado à transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential
Gearbox). O Novo Gol e o Novo Voyage I-Motion oferecem o melhor de dois mundos:
o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual.
Além disso, o preço do câmbio I-Motion é extremamente atraente, se comparado à
transmissão automática convencional (com conversor de torque).
Adicionalmente, os modelos vêm equipados com o sistema ECO
Comfort. Esse dispositivo está presente em todas as versões (com I-System) e
orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no
painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto
com o veículo parado como em movimento.
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