Faltando menos de duas semanas para a quinta edição do
BMW Motorrad GS Trophy International, os integrantes da equipe brasileira não
escondem a ansiedade para estrear na competição. Felipe Limonta, Fernando
Deneka e Sandro Ceratti, vencedores do GS Trophy Brasil - etapa eliminatória
realizada em agosto de ano passado, na cidade de Brotas, no interior de São
Paulo - estão em fase final de preparação e embarcam no fim deste mês para
Chiang Mai, na Tailândia, onde se juntarão a outros 54 pilotos de 18 equipes,
representando 25 nacionalidades diferentes.
“Após o resultado em Brotas (SP), a gente
se uniu muito. Estamos com espírito de equipe e de família”, explica o
advogado Fernando Deneka, que mora em Imbituva, no sul do Paraná, um dos
integrantes do time brasileiro. Mais novo entre os integrantes da equipe, o
empresário Felipe Limonta também está animado: “Fisicamente, estamos bem
preparados, mas a expectativa de não saber o que vamos encontrar lá (na
Tailândia), é o que deixa os nervos à flor da pele”.
O médico radiologista Sandro Ceratti, o
terceiro membro do grupo, prepara-se há meses para o evento, em uma pista
construída na cidade de São Roque (SP) exclusivamente para esse fim, nos moldes
do circuito usado na etapa de Brotas. “É um percurso de habilidades semelhante
àquele onde disputamos a eliminatória aqui no Brasil. Também recriamos algumas
cenas que vimos em vídeos de edições anteriores do GS Trophy, como um circuito
em meio a árvores e outro feito com uma canoa. Foi um treinamento intenso”,
descreve Ceratti.
O torneio, voltado a pilotos amadores que
são clientes e entusiastas da marca BMW Motorrad, já passou por países como
Tunísia (2008), África do Sul/Moçambique/Suazilândia (2010), Argentina/Chile
(2012) e Canadá (2014), e começa no próximo dia 28 de fevereiro, com duração de
uma semana. Esta é a primeira vez que o GS Trophy International é realizado no
continente asiático.
De acordo com o coordenador técnico do GS Trophy International,
Tomm Wolf, os participantes podem esperar um rali de ritmo mais lento e
desafios mais técnicos. "As trilhas serão em piso seco, provavelmente com
muita poeira, e muito mais estreitas que as do Canadá e da América do Sul. As
velocidades serão certamente menores e o trajeto será mais difícil. Será um
torneio de alto nível". Durante o evento, os competidores participarão de
uma série de desafios compatíveis com o estilo GS, desenvolvidos para extrair
habilidades de pilotagem e navegação, assim como destreza em desafios na
natureza e convivência em equipe.
De acordo com Mathias Horn, responsável
por experiências com a marca BMW Motorrad, o GS Trophy é um evento
verdadeiramente internacional, traçado para pilotos amadores do mundo todo e
que segue padrões internacionais. "Os pilotos são entusiastas da marca
que, por meio de seletivas regionais, ganharam a chance de ter uma experiência
rica e emocionante. A cada GS Trophy, o evento evolui. Desta vez vamos nos
encontrar no continente asiático e em um ambiente totalmente novo. E neste ano
teremos três novas equipes: uma chinesa, outra do sudeste asiático e uma
formada apenas por mulheres”.
O GS Trophy 2016 contará com uma frota de
114 de motocicletas BMW R 1200 GS, sendo 14 delas modelos BMW R 1200 GS
Adventure, destinadas aos fiscais de prova. Para atender às exigências do
evento, as motocicletas receberam algumas modificações. Todas elas foram
equipadas com protetor de cárter e câmbio feito de alumínio, barras laterais de
aço, protetores de tampa de válvula e de farol, apoios de pé mais largos, pedal
de freio ajustável e parafuso de segurança do bocal do reservatório de óleo.
Todas as motos são equipadas com pneus Metzeler Karro 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário