A Land Rover
anuncia quais são astecnologias
aplicadas no desenvolvimento de seu barco na America’s Cup pela equipe Land
Rover BAR. Normalmente mantidas em segredo pelas equipes participantes na
competição, as informações técnicas da Land Rover serão reveladas antes da
primeira fase do evento Louis Vuitton America’s Cup World Series
em Muscat, Omã (26-28/2). Esta é considerada a mais desafiadora corrida no
esporte.
A
Land Rover aplica toda sua experiência em design, tecnologia e inovação no seu
barco que compete na categoria Class do America’s Cup, um catamarã de codinome
R1. A embarcação pesa 2 toneladas e pode exceder 50 nós graças à técnica
conhecida como foiling,
em que os barcos se levantam sobre a água com hidrofólios, reduzindo arrasto e
aumentando eficiência e velocidade.
Com
menos de 11 meses para o lançamento, a equipe de Engenharia Avançada da Land
Rover tem trabalhado em colaboração com os engenheiros e designers da equipe
Land Rover BAR, desenvolvendo uma série de barcos protótipos. Os resultados
serão aplicados no desenvolvimento do barco da categoria Class mais rápido da
America’s Cup.
Tony Harper, diretor de pesquisa da Jaguar
Land Rover, disse: “Desde o começo do foiling, um dos maiores desafios é
compreender como controlar essas incríveis máquinas ao mesmo tempo em que se
equilibram em uma área relativamente pequena. Nós mergulhamos nas equipes de
toda a Jaguar Land Rover para identificar os melhores engenheiros em
aerodinâmica, aprendizagem automática e processamento de dados, já que são
áreas fundamentais para trabalhar no Land Rover BAR. O oceano é um terreno novo
para nós e queremos colocar nossas descobertas num barco final desenhado nos
próximos meses, de forma que todo esse conhecimento volte para a Jaguar Land
Rover desenvolver seus futuros produtos”.
A
primeira área-chave de colaboração e desenvolvimento vê a Land Rover focada na
asa, uma vela “rígida” de carbono medindo 24 metros, o mesmo que de uma
aeronave Boeing 737. É essa vela que dá impulso ao barco. Ao ligar os fluidos
dinâmicos computacionais e a tecnologia de análise de elementos finitos,
programas essenciais para desenvolvimentos de produtos da Land Rover, a equipe
pode analisar aerodinâmicas mais complexas, uma vez que o objetivo é dar mais
velocidade ao barco.
A
Land Rover também oferece à equipe seu enorme processamento de dados e avançada
experiência em aprendizagem automática, o que permite otimizar a performance do
barco por meio de tendências demonstradas nos dados da vela.
Martin
Whitmarsh, CEO da equipe Land Rover BAR, disse: “Acho que as pessoas ficarão supreendidas
com o ritmo de melhoras entre a última edição da America’s cup e esta. Podemos
chamar esse campeonato de Fórmula 1 das águas, em que métodos tradicionais de
engenharia e design já não funcionam. Os barcos são mais rápidos em aceleração
e mudança de direção, portanto precisamos estar na vanguarda. Para ganhar dos
concorrentes, precisamos da Land Rover e sua vasta experiência em engenharia.
Estamos apenas dando a partida e o caminho é longo, mas os resultados já têm
sido incríveis. Mal posso esperar pelo ano que vem”.
Sob
o regimento da America’s Cup, o barco não pode ter energia armazenada, apenas
gerada de uma combinação de vela e equipe. A experiência da Land Rover em
interfaces tecnológicas entre humanos e máquinas será usada para desenvolver
displays e controles que asseguram a otimização do uso da energia.
Sir
Ben Ainslie, skipper e principal nome da equipe Land Rover BAR, disse: "Primordialmente esta corrida precisa ser
ganha na terra e na água. A America’s Cup é o máximo da vela global, pois
demanda os melhores velejadores e cada ganho pequeno é um avanço brutal para
design e tecnologia. Os maiores desafios para nós é a aerodinâmica, pois a
maior parte do barco está sobre a água, então buscamos otimizar a energia da
embarcação e compreender os dados disponibilizados. A concorrência é forte e as
corridas têm sido ganhas por questão de segundos, por isso ter a Land Rover envolvida em projetos como esses nos dá muita vantagem competitiva.”
A
equipe Land Rover BAR vai agora a Omã para o Louis Vuitton America’s Cup World
Series de 26 a 28 de fevereiro.Mais sobre Land Rover BAR visitehttp://www.digitalnewsagency.com/stories/9617
Nenhum comentário:
Postar um comentário