O novo Audi RS3 Sportback já está nas concessionárias da marca de todo o país.Oferecido em verão única, o modelo tem preço sugerido de
R$ 290.990. Com 367 cv de potência e 465 Nm de torque, o compacto é um dos mais
rápidos e potentes do segmento premium. O poderoso motor 2.5 Turbo FSI de cinco
cilindros faz com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinja
uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza
trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a
força do propulsor para o sistema quattro de tração integral permanente, que
conta com vetorização de torque baseada em um software inteligente projetado,
em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir. O novo
RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão.
O chassi do modelo de cinco portas também estabelece
novos parâmetros. Em comparação com o A3 Sportback, a carroceria é 25
milímetros mais baixa. As juntas pivotais do eixo dianteiro, a direção
progressiva e a suspensão esportiva foram projetadas especialmente para o
RS.
O 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback é uma garantia de
emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e experiência
acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência da
ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi. Dois flaps nos condutos de exaustão, após o
silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência
sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor. O
motorista pode controlar esses flaps por meio do Audi Drive Select. O sistema
de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases.
Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma
longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da
marca que lideraram ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O
primeiro modelo RS, de 1994, também contava com este motor. O cinco cilindros
retornou em 2009 no TT RS e passou a equipar o RS 3 Sportback em 2011. Dois
anos depois, foi incorporado ao RS Q3. O motor de 2,5 litros foi eleito
"Motor Internacional do Ano" em sua categoria por cinco anos
seguidos, desde 2010.
O propulsor produz 367 cv e tem 2.480 cm³ de cilindrada:
uma impressionante potência específica de 147 cv por litro. O torque máximo de
465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A
retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. É
preciso apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.
O 2.5 TFSI impulsiona o RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em
4,3 segundos – a melhor aceleração em sua categoria. A velocidade é bloqueada eletronicamente em
250 km/h. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e
um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar
completamente contribuem para que o carro seja até 10% mais econômico que na
versão anterior.
Transmissão S tronic com sete marchas A transmissão S
tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI
através de três eixos – um de entrada e dois de saída. Como todas as
transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio
interligadas. O processo de troca direta de marchas ocorre com a rapidez de um
relâmpago e sem interrupção perceptível da força do motor, por meio da abertura
e do fechamento simultâneos das duas embreagens. Novas soluções para preencher
as embreagens com óleo e melhorar a integração com o motor tornam as trocas de
marchas mais rápidas que nunca. Com o
sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é acompanhada por uma
dupla debreagem.
O condutor do novo Audi RS 3 Sportback pode escolher
entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou
executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao
volante ou a alavanca seletora. O launch control permite otimizar a tração e
minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas. As marchas inferiores são
esportivamente curtas. Já a sétima é alongada para reduzir o consumo de
combustível. Uma conexão em ângulo reto liga a caixa de câmbio ultracompacta ao
eixo de propulsão que leva o torque ao eixo traseiro – uma solução que
demonstra a aplicação da construção inteligente com baixo peso até o último
detalhe.
O sistema quattro de tração integral permanente transfere
a força do motor 2.5 TFSI para a pista com extrema facilidade. Seu componente
central é a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento
hidráulico. Este novo mecanismo fica
montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos. A
embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o RS
3 Sportback. Ela distribui o torque
disponível entre os eixos dianteiro e traseiro em um piscar de olhos.
Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e
100% do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.
A vetorização de torque torna a condução do Audi RS 3
Sportback ainda mais perfeita. Em curvas rápidas, ela freia ligeiramente as
rodas internas, que estão sujeitas a uma carga menor. Isso permite que as duas
rodas de cada eixo transmitam mais força para a estrada. Graças à diferença das
forças propulsivas, o carro aponta ligeiramente para o interior da curva e
ajuda o motorista a manter uma condução esportiva.
O novo e dinâmico modelo topo de linha da família A3 traz
rodas de alumínio fundido de 19 polegadas com cinco raios e pneus 235/35. Os discos de freios ventilados internamente
têm 370 mm de diâmetro na frente e 310 mm atrás. As áreas de fricção dianteiras
possuem design ondulado para redução de peso e são perfuradas para permitir o
máximo de dissipação de calor. Elas são conectadas por pinos a coberturas de
alumínio e seguras por pinças fixas de oito pistões pintadas de preto com logos
RS.
Em um carro esportivo, a relação peso-potência desempenha
um papel fundamental. No RS 3 Sportback,
cada cv tem que movimentar apenas 4,14 kg. O prático compacto de cinco portas
tem peso líquido (sem o motorista) de apenas 1.520 kg, 55 kg a menos que seu
antecessor.
Já a grade Singleframe tem moldura de alumínio fosco e
grade do tipo colmeia preta com alto brilho.
O ar flui para o interior do motor através da entrada localizada sob a
moldura da placa. As grandes entradas de ar emolduradas laterais fornecem ar
para o radiador suplementar do motor e o resfriamento do óleo da transmissão. A
lâmina integrada ao "avental" dianteiro se estende para cima no interior
das tomadas de ar, formando uma barra divisória vertical.
Visto de perfil, os para-lamas dianteiros alargados, as
saias laterais cinzeladas, as carenagens dos espelhos com aparência de alumínio
fosco e o grande defletor de teto traseiro do RS 3 Sportback capturam
imediatamente o olhar do observador. Um difusor preto destacado no para-choque,
além das duas grandes ponteiras ovais, compõem a ousada traseira. Distintivos
RS 3 adornam a grade Singleframe e a tampa traseira.
Entre as sete cores disponíveis, há duas novas
tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas. Esta última é exclusividade do Audi RS 3
Sportback.
O interior do novo RS 3 Sportback tem acabamento de fibra
de carbono, acentuado por logos RS. Os bancos esportivos são forrados de couro
Nappa Fina, com costuras contrastantes. Com base reta, o volante RS
multifuncional é forrado de couro e Alcantara. A alavanca seletora do câmbio
também tem design especialmente esportivo. O sistema de informação ao motorista
(DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro. Já o indicador de pressão
do turbo fica no mostrador do conta-giros.
A lista de equipamentos de série do RS 3 Sportback também
inclui sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré, sistemas
de infotainment e de assistência ao condutor como o MMI navigation plus com MMI
touch e equipamento de som Bang&Olufsen. Os pacotes de conforto e conveniência
trazem itens como bancos dianteiros em formato concha com controles elétricos,
apoios lombares com quatro regulagens, retrovisor interno
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