Líder
mundial na fabricação de jatos comerciais até 130 assentos, a Embraer deu hoje
um passo na consolidação sua posição ao apresentar o E190-E2, primeiro jato da
segunda geração da família de E-Jets de aviões comerciais, cujo voo inaugural
está programado para o segundo semestre de 2016, com entrada em serviço
prevista para 2018. A cerimônia foi realizada em unidade da Empresa em São José
dos Campos.
“Hoje
demos mais um passo para o futuro da aviação comercial da Embraer com a
apresentação mundial da nossa segunda geração de E-Jets”, disse Paulo Cesar
Silva, Presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial. “Tenho certeza que a
partir deste evento, o interesse do mercado pelos E2 crescerá ainda mais,
aumentando o sucesso comercial deste programa em todo o mundo.”
Com
investimento de USD 1,7 bilhão, o programa E2 foi lançado em junho de 2013 e
reforça o compromisso da Embraer em investir continuamente na linha de jatos
comerciais e manter a liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. Os
jatos terão motores de última geração de alto desempenho que, em conjunto com
novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo totalmente fly-by-wire
e avanços em outros sistemas, resultarão em melhoras significativas no consumo
de combustível, custos de manutenção, emissões e ruído externo.
Desde
o lançamento, alcançou 640 pedidos, dos quais 267 firmes e de 373 opções e
direitos de compra, tendo entre seus clientes companhias aéreas e empresas de
leasing. Atualmente, a família de E-Jets opera com cerca de 70 clientes em 50
países, sendo líder global no segmento até 130 assentos, com mais de 50% de
participação de mercado.
“A
apresentação pública marca o término da montagem do primeiro
E-Jet 190-E2 e abre caminho para o início dos testes que permitirão a
realização do primeiro voo”, comentou Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de
Operações & COO da Embraer Aviação Comercial. “Estamos muito satisfeitos em
atingir esta fase do programa atendendo todos os objetivos técnicos e
econômicos estabelecidos no lançamento.”
O
E190-E2 é o primeiro dos quatro protótipos que serão usados na campanha de
certificação, enquanto outros dois aviões estarão envolvidos na campanha do
E195-E2 e três na do modelo E175-E2, cujas entradas em serviço estão
programadas, respectivamente, para 2019 e 2020.
O
E190-E2 terá o mesmo número de assentos do atual E190, podendo ser configurado
com 97 lugares em duas classes de serviço, ou 106 em classe única. Além disso,
haverá aumento significativo de 800 quilômetros no alcance com capacidade
cobrir distâncias de mais de cinco mil quilômetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário