Acompanhar o setor automotivo nos permite conviver com
pessoas que buscam inovações, tecnologias e funcionalidades. O resultado são os
novos modelos que chegam em nosso mercado a cada dia.
A primeira grande novidade do ano é a picape desenvolvida
pela Fiat em Pernambuco, chamada de Toro. A Renault foi quem primeiro descobriu
o espaço entre as picapes pequenas e as intermediárias, com o lançamento do
Duster Oroch, mas talvez seja da Fiat a ambição de conquistar mais
consumidores.
O grupo FCA vem com a mesma estratégia do Jeep Renegade
contra seus concorrentes. Oferece o maior leque possível de versões e
equipamentos para o cliente, agradando gregos e troianos, enquanto os
concorrentes ficam limitados.
Para muitos sair na frente pode ser a atitude correta,
até mesmo nos tempos do jornalismo através da internet, mas muitas vezes, você
leitor, prefere uma matéria mais completa, com análise da informação. Ela pode
até demorar um pouco mais para surgir, mas com certeza vai agradar uma
quantidade maior de pessoas que buscam esse conhecimento.
E assim a Fiat oferece uma picape com duas opções de
motorização (diesel e bicombustível – gasolina e etanol), tração 4x2 ou 4x4,
transmissão de 6 ou 9 marchas, entre outras facilidades que ampliam o leque de
oportunidades para o cliente.
Mas o nosso leitor é esclarecido e não vai no modismo. É
preciso analisar os recursos que o veículo oferece e suas necessidades do
dia-a-dia. Então vamos ao que interessa!
Quando o assunto é conforto e segurança um dos destaques
é o sistema de suspensão com amortecedores Full Displacement, que equipa as
versões 4x2 e 4x4.
O sistema de suspensão foi projetado para oferecer máximo
conforto e estabilidade com a máxima capacidade de carga, de até uma tonelada,
nas diversas condições das estradas brasileiras.
As tecnologias aplicadas nas suspensões dianteiras
McPherson com braços oscilantes Double Layer produzidos com aços de alta
resistência, em conjunto com as suspensões traseiras Multilink, proporcionam
menor peso aos componentes mantendo a rigidez e robustez do conjunto.
O amortecedor Full Displacement complementa o sistema.
Sua configuração é bitubular, com válvulas de duplo efeito que utilizam discos
de alto carbono. A abertura progressiva das válvulas promove um controle mais
eficiente das forças de amortecimento, tanto na tração, quanto na compressão.
A parte frontal da Toro conta com o DRL (“Daytime Running
Light”) com Guia de Luz integrada que proporciona forte personalidade e identidade
singular ao veículo. Além disso, há também o conjunto de faróis equipados com
lentes bicolores.
Completam o sistema de iluminação dianteiro os faróis
auxiliares direcionais de alto desempenho, que proporcionam maior segurança e
visibilidade em manobras.
Além dos componentes dianteiros, a Toro é equipada com
lanternas traseiras com tecnologia LED e Guias de Luz, com design único e
diferenciado, onde o efeito caleidoscópio completa o conjunto em grande estilo.
Destaque também para o conjunto de pedaleira híbrida,
cujos pedais são construídos em plástico de alta resistência, sendo que o pedal
de freio possui “alma metálica”, o que assegura menor peso ao conjunto (ganho
de 20% em comparação a uma pedaleira 100% metálica) sem abrir mão da segurança.
Para o Fiat Toro a pedaleira vem com sistema de desarme
do pedal do freio, que garante ainda mais segurança ao condutor em caso de
colisão frontal.
Comprovando a sua vocação em desenvolver produtos de
elevado conteúdo tecnológico e orientados à preservação ambiental, a Magneti
Marelli equipa o modelo com o sistema de abastecimento do combustível com
tanque Multilayer, cuja principal vantagem é eliminar a evaporação do
combustível, reduzindo as emissões totais, além de ser mais resistente ao
impacto, garantia de maior a segurança.
O modelo equipado com motor Flex conta com o pioneiro
Software Flexfuel Sensor (SFS®) com a central de comando ECU (Eletronic Control
Unit) Família 10 – dotada com microprocessadores de nova geração, com maior
capacidade de memória e velocidade de processamento.
A ECU Família 10 realiza a leitura dos dados provenientes
de diversos sensores espalhados pelo veículo com mais rapidez e atua de forma
mais precisa, melhorando a dirigibilidade, economizando combustível e reduzindo
emissões.
Outra tecnologia Magneti Marelli que se destaca na
motorização do Fiat Toro é o novo coletor variável de admissão, cuja geometria
dos dutos também colabora com a melhora na dirigibilidade ao proporcionar maior
desempenho.
Um dos grandes diferenciais do Fiat Toro são os quadros
de instrumentos digitais de sete polegadas ou 3,5 polegadas nas diferentes
versões oferecidas.
Os produtos contam com sistema de navegação através de
pictogramas que indicam as conversões; auxílio para estacionamento frontal e
lateral, indicando a distância e a posição aproximada do obstáculo mais
próximo; sistema de estacionamento semiautomático, que informa as ações que o
motorista deve fazer numa manobra de estacionamento; entre muitos outros
recursos.
O coletor de escapamento com conversor catalítico
integrado responde pelos baixos índices de emissões de poluentes. Além disso,
existe um sistema completo de escapamento – tubos, silenciadores etc - com
tecnologias que garantem o conforto acústico e proporcionam redução de peso e
consequente a economia de combustível.
As joint ventures estabelecidas entre a Magneti Marelli e
as empresas Faurecia (FMM) e Prima Sole (SPMM), exclusivamente para atender as
demandas da fábrica de Goiana, em Pernambuco, fornecem importantes componentes
do interior do veículo para a Toro como o painel, o console central e os
painéis das portas, além de diversos componentes para o acabamento interno e
externo em plásticos que conferem a percepção de robustez e qualidade superior.
Na parte externa, para-choques dianteiro e traseiro completam a gama dos
componentes plásticos.
A chave tem formato canivete com telecomando. Basta que
ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do
motor estejam liberadas sem a necessidade da chave.
Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o
primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o
veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o
único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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